Buscar

linux

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Linux e suas atuais distribuições.
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Castanhal 
Sistemas Operacionais 
Professora Jackeline Silva
Gabriela Ribeiro da Silva, Jessica Darlene Fagundes Rafael
1.Introdução
	
	Linux é um termo popularmente empregado para se referir a sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux. O núcleo(Kernel) foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente, para fins comeciais ou não, de acordo com os termos da licença.
	Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux Normalmente, o GNU/Linux é encontrado em uma distribuição Linux, seja para um computador ou para um servidor.
2.Distribuições GNU/Linux
	O Linux possui vários formatações e estas são denominadas de distribuições. Uma distribuição nada mais é que um kernel acrescido de programas escolhidos pela equipe que a desenvolve. Cada distribuição possui suas particularidades, tais como forma de se instalar um pacote (ou software), interface de instalação do sistema operacional em si, interface gráfica, suporte a hardware. Então resta ao usuário definir que distribuição atende melhor suas necessidades.
	As distribuições Linux começaram a receber maior popularidade desde a segunda metade dos anos 90, como uma alternativa livre para os sistemas operativos comerciais, Microsoft Windows e Mac OS, principalmente por parte de pessoas habituadas ao Unix na escola e no trabalho. O sistema tornou-se muito popular no mercado de servidores, principalmente para hospedar websites e bancos de dados.
Com o decorrer do tempo, várias distribuições surgiram e desapareceram, cada qual com as suas características. Algumas distribuições são maiores outras menores, dependendo do número de aplicações e da sua finalidade. As pequenas são habitualmente utilizadas na recuperação de sistemas danificados ou em monitorização de redes de computadores. As maiores, são mais dirigidas ao mercado doméstico e oferecem um conjunto mais completo de aplicações e ambientes gráficos.
2.1 Melhores e mais atuais distribuições
	A melhor distribuição Linux é de fato a que você consegue desempenhar as suas atividades. No entanto, 2017 foi um ano que alguns usuários sofreram um pouco com suas distribuições Linux, e agora muita gente anda pensando em mudar de distribuição. Hoje é necessario o conhecimento das melhores distribuções da ultima geração para se atualizar.
2.2 Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)
	Quando falamos em distribuição popular, falamos de Ubuntu. Neste ano de 2018, a próxima versão LTS será o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) que esta prevista para ser lançada em 26 de abril deste mesmo ano. A comunidade Ubuntu é bem sólida ao redor do mundo, no Brasil há uma boa gama de usuários e as redes sociais estão repletos de grupos que estão divididos por região, estado e até cidade.
O foco do Ubuntu é ser fácil, mas a Canonical, empresa por trás do Ubuntu, tem feito um bom trabalho, mesmo com alguns problemas no ano de 2017 e começo de 2018, onde a versão do Ubuntu 17.10 apresentou alguns problemas e teve o download suspenso, no entanto, a equipe de desenvolvedores resolveram o problema o quanto antes e hoje está normalizado.
	Muitos usuários, migraram imediatamente para a próxima versão do Ubuntu, o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) que mesmo estando em desenvolvimento tem agradado os usuários do Ubuntu até o momento. Poucas foram as reclamações em torno desta versão, mas mesmo com tantos elogios ao sistema por seus usuários, é importante lembrar que a versão no momento não é a versão final
Para quem quer usar o Ubuntu agora, a versão mais recente é o Ubuntu 17.10 que tem suporte por 10 meses e que é a mesma que causou alguns transtornos, em paralelo há uma versão LTS, o Ubuntu 16.04 que tem suporte de 5 anos, sendo o seu final em abril de 2021.
2.3 Fedora 28
	O Fedora é uma distribuição comunitária, gratuita e mantida pela Red Hat e todo o seu software é distribuído sob uma licença livre e de código aberto com o objetivo de estar na liderança de tais tecnologias. Durante muito tempo, o Fedora manteve a reputação de estar focado na inovação e na integração de novas tecnologias enquanto trabalhava em estreita colaboração com as comunidades Linux, mas isso tem mudado nos últimos anos e muitos usuários tem migrado para o Fedora.
	O Fedora 28 deve ser lançado em maio de 2018, se tudo ocorrer bem, o time de desenvolvimento costuma fazer checagem antes do lançamento, e erros graves podem atrasar o lançamento. Tudo isso é feito para que o usuário tenha uma experiência incrível com o Fedora. A última versão do Fedora é o Fedora 27 .
	O ambiente de trabalho padrão no Fedora é o GNOME, o GNOME Shell sendo uma interface padrão. Você pode instalar outros ambientes de desktop, incluindo Xfce, KDE, MATE, LXDE e Cinnamon. O Fedora é uma das melhores distribuições Linux. Há também o Fedora Spins que são variações que estão com ambientes distintos do padrão.
2.4 Linux Mint 18.3 "Sylvia"
	O Linux Mint é a primeira das distribuições Linux populares a trazer suporte nativo a pacotes Flatpak via Flathub em sua remodelada Central de Aplicativos. Possui o Endless OS que já atende dessa forma há algum tempo, mas são sistemas de segmentos ligeiramente diferentes e tem suporte via GNOME Software.
	Esse novo repositório garante o acesso a vários softwares novos de forma independente, com todas as vantagens que o Flatpak pode trazer. A nova Loja de apicativos trás uma categoria específica para eles, no entanto, a utilização deles, a integração com o sistema, instalação e remoção é exatamente a mesma de outros pacotes. Imfelizmente algumas aplicações Flatpak não respeitam o tema GTK do Linux Mint, utilizando o padrão Adwaita do GNOME Shell.
3.Referências
SIMIONI, J. Linux Mint 18.3 "Sylvia" foi lançado. Disponível em: <https:/www.diolinux.com.br/2017/11/linux-mint-183-sylvia-download-cinnamon-mate.html>Acesso em: 05 junho 2018. 
NEGROMONTE, E. As melhores distribuições Linux para 2018. Disponível em: <https:/sempreupdate.com.br/melhores-distribuicoes-linux-para-2018/>Acesso em: 06 junho 2018. 
SARDINHA, C. O QUE É LINUX? . Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/12/o-que-e-linux.html/>Acesso em: 06 junho 2018.

Continue navegando