Buscar

Mecânica dos Sólidos Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – Mecânica dos Sólidos – Estáticas
Treliças são sistemas estruturais construtivos que são caracterizados por ser formados por membros (ou elementos) delgados conectados nas extremidades por articulações (nós)rotuladas com carregamentos são feitos apenas nestes nós. Essas hipóteses fazem com que os elementos sofram apenas esforços axiais (Beer et al., 2019). Enquanto que máquinas e suportes estruturais são sistemas em que pelo menos um dos elementos tem carregamentos multiforça que, geralmente, os esforços desenvolvidos no elemento não serão colineares com seu eixo axial (Meriam & Kreige, 2015).Considere essas definições e os conteúdos estudados e elabore um texto dissertativo explicando: qual a diferença entre uma treliça plana e uma treliça espacial; quais as vantagens do uso de treliças tanto do ponto de vista de projeto, quanto do ponto de vista de complexidade de cálculo; explique de forma simplificada, os métodos dos nós e método das seções, se desejar pode criar um exemplo; explique o quer são treliças e estruturas estáticas, hiperestática e hipoestáticas.
As treliças são estruturas formadas por elementos conectados em suas extremidades. Onde estes elementos se conectam é chamado de “nó de treliça”, podendo estas articulações serem conectadas por soldagem ou pelo aparafusamento.
A treliça é utilizada para oferecer mais apoio, resistência e segurança às estruturas das obras. Estas são fáceis de usar e são geralmente estruturas pré-moldadas, gerando economia na obra, menos tempo de execução e menos riscos de fissuras.
Outra vantagem das treliças está relacionada aos cálculos, em que segundo o método dos nós, em que devido a ausência de esforços cortantes ou esforços deflexão, estes simplificam a análise dos esforços atuantes nos membros e nós da treliça. Outro método relacionado às treliças é o método das seções que se baseia no princípio que se o corpo está em equilíbrio, então qualquer parte dele também está em equilíbrio.
Quando os elementos das treliças estão no mesmo plano, esta treliça é denominada como treliça plana, a Figura 1 é um exemplo desta. Além disso, a treliça plana quando é formada um por triângulo feito com três elementos e três nós se chamamos treliça simples.
Estas treliças formam a base para estruturas treliçadas mais complexas.

Outros materiais