Buscar

resumo do filme Seu nome é Jonas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DO FILME “SEU NOME É JONAS” (1979)
O filme “Seu Nome é Jonas” lançado nos EUA em 1979 narra a vida de uma criança surda e a série de obstáculos e dificuldade que a sua família enfrenta no que diz respeito à comunicação. O filme inicia-se com os pais percebendo que receberam um diagnóstico errado, e que na verdade, Jonas era surdo e não doente mental, haja vista que o garoto se manteve erroneamente internado por três anos em uma clínica psiquiátrica. A partir daí, Jonas deixa a instituição e passa a viver em casa com sua família. 
Diante das mais diversas barreiras, a falta de informação sobre surdez e sobre a língua de sinais por parte dos pais tornou-se o principal impasse na questão. O pai, desprovido de conhecimento acerca dos cuidados e da comunicabilidade com uma criança deficiente, muitas vezes mostrou-se impaciente, rígido e desacreditado da capacidade do filho; os diversos conflitos entre os pais de Jonas os levaram a separação. A mãe, apesar de todas as dificuldades financeiras, se incumbiu da tarefa de educar um filho deficiente sozinha. 
A mãe de Jonas, por sua vez, não mediu esforços para ajudar seu filho; procurou escolas para surdos e se deparou com os dois métodos educacionais usados na época. O primeiro: consistia em estimular a criança a falar, ler lábios, pois segundo eles, esse seria o único método capaz de realizar uma futura comunicação com ouvintes. O segundo: consistia em utilizar a linguagem de sinais como comunicação, utilizar sinais manuais para representar vocábulos. Jonas, inicialmente, adotará o primeiro método, não obtendo resultados satisfatórios. Logo, a mãe questiona a eficácia do mesmo e resolve buscar conhecer mais a respeito do segundo. 
A mãe de Jonas conheceu uma família de surdos que a indicou um clube para a interação e socialização de deficientes auditivos, lá o garoto pode conviver com outras pessoas na mesma condição que ele, e finalmente pode ter um primeiro contato com a língua de sinais. Com o tempo, Jonas e a família se aperfeiçoam nas técnicas de sinais manuais, e podem efetivamente estabelecer uma comunicação em eu haja compreensão em ambos os lados.

Continue navegando