Buscar

Atividade citoplasma II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Turma 
) (
PROF. _
 ROBERTO
_________________
_
 |
 
 
ASSUNTO
 
Citoplasma
 2
 
insetos cujos machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém, na hora de alimentar-se, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta da seiva das plantas. Nessas circunstâncias, podemos afirmar que: a) ambos ocupam nichos ecológicos diferentes, porém têm o mesmo habitat. b) ambos ocupam o 
mesmo nichos
 ecológico, porém com habitats diferentes. c) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat. d) o macho é consumidor de segunda ordem ou de qualquer outra ordem superior. e) a fêmea é sempre consumidora de primeira ordem
) (
ALUNO:
) (
[
[Digite uma citação do documento ou o resumo de uma questão interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento. Use a guia Ferramentas de Caixa de Texto para alterar a formatação da caixa de texto da citação.]
]
) (
BIOLOGIA
)
1 Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas.
Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a
A) capacidade de produzir moléculas de ATP.
B) presença de parede celular semelhante à de procariontes.
C) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
D) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.
E) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio.
2 O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2016 foi para uma área bastante fundamental das Ciências Biológicas. O japonês Yoshinori Ohsumi foi escolhido pela sua pesquisa sobre como a autofagia realmente funciona. Trata-se de uma função ligada ao reaproveitamento do “lixo celular” e também ligada a doenças
Tanto no processo de autofagia, quanto na heterofagia, os ____________________ atuam realizando a digestão intracelular. De acordo com o tipo de célula, após o processo de digestão, forma-se o _____________________, que pode ser eliminado por ______________________ ou ficar retido indefinidamente no citoplasma da célula.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA que completa os espaços tracejados:
A) fagossomos, peroxissomo, pinocitose.
B) lisossomos, corpo residual, clasmocitose.
C) ribossomos, vacúolo digestivo, fagocitose.
D) glioxissomos, lisossomo, clamocitose.
E) lisossomos, fagossomo, pinocitose.
3 Uma das causas da infertilidade masculina é a teratospermia, uma alteração na morfologia dos espermatozoides que passam a ter a cabeça redonda, não havendo a formação do acrossomo, que é uma vesícula repleta de enzimas digestivas, localizada na cabeça do espermatozoide, sendo essencial à sua penetração no ovócito e à fertilização. A organela que produz o acrossomo é denominada
A) complexo de Golgi ou complexo golgiense.
B) mitocôndria. 
C) retículo endoplasmático granuloso.
D) retículo endoplasmático liso. 
E) peroxissomo.
4 Em teoria, a infertilidade masculina pode ser causada pela ausência de corpúsculo basal (centríolo que migra para a periferia da célula) no espermatozoide. Por que a ausência de corpúsculo basal causaria infertilidade?
 a) Não se formaria o flagelo do espermatozoide e, consequentemente, ele não teria movimento. 
b) Não haveria a produção adequada de mitocôndrias faltando energia para o processo de fecundação. 
c) Haveria uma redução drástica no número de espermatozoides devido ao aumento da concentração de radicais livres. 
d) Ocorreria a má formação das fibras do fuso, promovendo a distribuição desigual de cromossomos na mitose e consequente morte das células. 
e) Haveria a modificação de proteínas da membrana plasmática dos espermatozoides, o que dificultaria o reconhecimento dos ovócitos (óvulos).
5 Para a manutenção da vida, um constante fornecimento de energia é necessário. Uma diferença fundamental entre plantas (1 ) e animais (2) é a forma como é obtida a energia para essa manutenção. Os animais obtêm a energia química por meio da respiração, e as plantas absorvem a energia luminosa por outro processo (3).
Com referência ao texto acima, analise as afirmativas a seguir: 
I. O número 1 diferencia-se do número 2 por apresentar um pigmento específico que atua na captação da energia luminosa. 
II. O processo 3 ocorre nos organismos 1 e 2. 
III. O centríolo presente no 2 possui a capacidade de se autoduplicar. IV. O processo 3 ocorre nas mitocôndrias celulares. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é: 
a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II, III e IV. e) I, II, III e IV.
6 Organelas são estruturas subcelulares comuns a muitos tipos de células. Constituem-se de compartimentos celulares limitados por membranas desenvolvendo funções distintas, contribuindo para o funcionamento celular. A figura abaixo ilustra estruturas relacionadas às células. Observe-a.
Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que não representa uma função das organelas apresentadas na figura acima.
 a) Síntese de proteínas. b) Armazenamento de substâncias. 
c) Respiração celular. d) Transmissão de informações genéticas.
8 No citoplasma das células eucariontes existe uma complexa rede de filamentos proteicos, que constituem o seu citoesqueleto, o qual, dentre outras funções, é responsável pela modificação do formato da célula. Nesse cenário, marque a alternativa que possui um elemento do citoesqueleto. 
a) Canalículo. 
b) Microtúbulo. 
c) Citosol. 
d) Citogel. 
e) Proteína transmembrana.
9 As plantas descendem de ancestrais que selecionaram uns aos outros, sem se digerir completamente. Células aquáticas ancestrais, com um voraz apetite, engoliram micróbios fotossintéticos verdes chamados cianobactérias. Algumas resistiram à digestão e sobreviveram dentro das células maiores, e continuaram a realizar fotossíntese. Com a integração, a comida verde crescia como parte de um novo ser. A bactéria de fora era agora uma parte independente dentro da célula. A partir de uma cianobactéria e um voraz nadador transparente, evolui um novo indivíduo, a alga. A partir das células verdes (protoctistas), vieram as células das plantas.
Em relação aos eventos endossimbióticos que favoreceram a evolução estrutural e metabólica dos sistemas vivos, pode-se afirmar: 
a) O estabelecimento da pluricelularidade nos eucariontes foi dependente das relações de endossimbiose que originaram os cloroplastos. 
b) A fagocitose realizada por células ancestrais permitiu digerir a parede celular de antigas cianobactérias, originando as mitocôndrias atuais. 
c) A capacidade fotossintética presente no padrão eucarionte se estabeleceu a partir do evento simbiótico entre células aeróbias ancestrais e as cianobactérias. 
d) A relação de dependência parasitária entre as cianobactérias e plantas ancestrais condicionou o estabelecimento dos cloroplastos e o padrão fotossintetizante.
 e) As algas evoluíram a partir de bactérias fotossintetizantes que utilizavam o H2S como doador de hidrogênio.
10 Considere as seguintes funções celulares.
 I. Contêm enzimas digestivas, como carboidrases, lipases, proteases, nucleases, fosfatases, etc.
 II. Digerem material celular danificado. 
III. Seu rompimento pode ser responsável por alguma doença. IV. São encontrados aderidos à membrana do retículo endoplasmático rugoso. São características dos lisossomos somente:
a) I, II, III, e IV. 
b) I, II e IV. 
c) I, II e III. 
d) II, III e IV. 
e) II e III.
11A maioria das células vegetais adultas apresenta um grande vacúolo central, caracterizado como uma bolsa membranosa repleta de uma solução aquosa que chega a ocupar 80% do volume celular. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo
. I. A membrana que envolve o vacúolo é denominada de tonoplasto. 
II. As bolsas que caracterizam o vacúolo formam-se de retículo endoplasmático rugoso ou dos lisossomos. 
III. A solução aquosa, entreoutros componentes, apresenta íons inorgânicos, sacarose e aminoácidos.
 IV. Os vacúolos também podem atuar como reservatórios de substâncias potencialmente prejudiciais ao citoplasma. A opção correta é:
 a) Todas as proposições estão corretas. 
b) Somente I e II estão corretas. 
c) Somente I e IV estão corretas. 
d) Somente II e III estão corretas. 
e) Somente I, III e IV estão corretas.

Continue navegando

Outros materiais