Buscar

Atividade 3 - Engenharia de Software

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	
	
	Ao longo da Unidade 3 verificamos que o uso de diagramas para prover uma visualização da solução do problema, na forma de sistema que usa a filosofia de orientação a objetos, é muito aplicado em vários momentos do projeto proposto.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, elabore um texto que descreva como surgiu a ideia do UML e sua importância para as características visuais de um projeto. Para tornar este texto mais completo, é importante acrescentar os elementos que fazem parte de uma solução que utilize orientação a objetos e por fim relacionar cada elemento apresentado com um tipo de diagrama UML.
Toda a pesquisa pode ser realizada nos livros que estão como bibliografia básica da nossa disciplina e ainda em sites da Internet.
 
Referência
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Education, 2011.
RUMBAUGH J; JACOBSON I; BOOCH, G. The Unified Modeling Language Reference Manual. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	A ideia da UML (Unified Modeling Language) surgiu em 1994 com a união das concepções dos cientistas Ivar Jacobson, Booch Grandy e James Rumbaugh.
Nesta época, surgiu a necessidade de uma notação formal para representar a modelagem das soluções. No começo dos anos 1990, as notações existentes eram o Booch, o OMT e o OOSE.
Cada solução apresentava vantagens e desvantagens e não havia um consenso de mercado sobre qual utilizar, então, aproveitando o melhor de cada notação, em outubro de 1995, a Rational Software Corporation lançou a versão 0.8 do Unified Process.
          Em 1995, fizeram o escopo do projeto sobre modelagem da Rational ser expandido para incorporar mais alguns diagramas, já presentes na notação OOSE. Nasceu, então, em junho de 1996, a versão 0.9 da UML, e, em 1997, finalmente a Linguagem de Modelagem Unificada foi aprovada como padrão pelo OMG (Object Management Group).
      A UML é uma linguagem de modelagem unificada, ou seja, em qualquer local do mundo são incorporados os mesmo padrões e diagramas, apenas sendo adaptados ao idioma local e atualmente é a principal técnica de modelagem na construção de sistemas de informação e altamente recomendada e importante no desenvolvimento de software. Além de ajudar os analistas de sistemas a entenderem o problema, os modelos podem ser utilizados para comunicação entre os envolvidos na equipe de produção, usuário do sistema e o cliente.
         Os modelos podem ser construídos e utilizados em qualquer fase do processo de desenvolvimento de sistemas, mas, em sua maioria, são criados na fase de levantamento de requisitos. Eles ajudam a especificar o que o sistema deve ou não fazer, levando a abstrações profundas sobre os assuntos. 
O diagrama de classes é o mais usado e a principal base de qualquer solução orientada a objetos. Os conceitos usados nos diagramas são modelos de elementos que representam definições comuns da orientação a objetos como as classes, objetos, mensagem, relacionamentos entre classes incluindo associações, dependências e heranças.
           A UML usa elementos e associa-os de diferentes maneiras para formar diagramas que representam aspectos estáticos ou estruturais de um sistema, além de formar diagramas comportamentais, que registram os aspectos dinâmicos de um sistema.
Classe: pode ser a descrição de um objeto em qualquer tipo de sistema
Objeto: é um elemento que podemos manipular
Estado: todos os objetos possuem um estado que significa o resultado de atividades executadas pelo objeto
Pacote: é um mecanismo de agrupamento, onde todos os modelos de elementos podem ser agrupados
Componente: pode ser tanto um código em linguagem de programação como um código executável já compilado
Relacionamento: ligam as classes/objetos entre si criando relações lógicas entre estas entidades

Continue navegando