Buscar

Planilhas Eletrônicas Aula 4

Prévia do material em texto

Em 09/06/2021 
Planilhas Eletrônicas – O Microsoft Excel
1. Características Técnicas da Planilha Eletrônica 
Atualmente, a planilha eletrônica é um software largamente difundido entre profissionais de diversas áreas. Esse programa coloca linhas e colunas dentro de sua memória e as manipula de acordo com suas fórmulas e funções. É um editor especial, capaz de construir planilhas de cálculos incluindo fórmulas que você cria.
1.1 Layout da Tela do Excel
1 Menu de controle: exibe o menu de controle para a janela do aplicativo. Inclui comandos para dimensionar, mover, aumentar e restaurar a janela do aplicativo.
 2 Barra de título: exibe o nome do aplicativo onde é mostrada inicialmente a informação Pasta 1, até que se salve a planilha e se dê um nome a ela. 
3 Botão minimizar: reduz uma janela do programa a um botão na barra de tarefas, fazendo com que o aplicativo fique em segundo plano. 
4 Botão maximizar/restaurar: expande uma janela que não esteja tomando toda a extensão da tela até o seu tamanho máximo, fazendo com que todos os aplicativos e janelas que por ventura estejam por trás dela sejam sobrepostos. Serve também para retornar uma janela maximizada ao seu tamanho original, permitindo que se veja o que está em segundo plano. 
5 Botão fechar: fecha uma janela maximizada ou restaurada. 
6 Barra de menu: exibe os nomes dos menus de aplicações, permitindo utilizar os vários recursos que a planilha oferece. 
7 Barra de ferramentas padrão: é um conjunto de botões que permite agilizar as operações mais utilizadas, evitando-se percorrer pelo interior dos menus. 
8 Barra de ferramentas formatação: permite a utilização da maioria dos recursos de formatação encontrados. 
9 Caixa de nomes: exibe a localização da célula ativa, o nome da célula ou objetos selecionados e o tamanho de uma seleção. 
10 Barra de fórmulas: localiza-se na parte superior da janela e é usada para digitar ou editar valores ou fórmulas em células ou gráficos. Exibe a fórmula ou o valor da constante usada na célula ativa. Em 53 geral, as planilhas eletrônicas permitem ativar ou desativar a exibição da barra de fórmulas. 
• Para digitar dados, selecione uma célula, digite os dados e clique na caixa de entrada na barra de fórmulas ou tecle . Os dados são exibidos na barra de fórmulas à medida que são digitados. 
• Para editar dados, clique na barra de fórmulas com o mouse ou pressione a tecla . Em seguida, digite suas mudanças e clique sobre a caixa de entrada ou pressione . Você também pode clicar duas vezes sobre uma célula para editar dados diretamente nela. 
• Para cancelar as mudanças, clique na caixa de cancelamento na barra de fórmulas ou tecle . 
11 Célula ativa: célula corrente. 
12 Indicação das colunas: representadas por letras, as colunas iniciam em A. 
13 Indicação das linhas: representadas por números, as linhas iniciam em 1. 
14 Botão de rolagem: permite rolar as guias de planilhas. 
15 Guia das planilhas: seleciona uma nova planilha na pasta em uso. O limite de planilhas depende do editor de planilha que estiver sendo utilizado. 
16 Barra de status: localiza-se, normalmente, na parte inferior da tela, onde são exibidas as informações sobre o comando atualmente selecionado e o estado atual da área de trabalho. O lado direito da barra de status mostra se as teclas , e estão ativadas ou não. 
17 Barra de rolagem horizontal: permite rolar a área de trabalho no sentido horizontal.
	1. Utilizada para confirmar comandos acionados na tela ou mesmo para acionar comandos de texto. No editor de texto, essa tecla serve para criar novas linhas. 
2. Tecla utilizada para sair de uma operação em andamento que foi acionada pelo usuário ou pelo sistema. Serve também para retornar ao passo anterior. 
3. Após acionada essa tecla, o sistema deixa as letras em caixa alta (maiúsculas). 
4. Essa tecla é mais conhecida como a tecla de liga/ desliga do teclado numérico existente nos teclados. Os números desse teclado numérico deixam de ser ativados e passam a ativar outras funções dessas mesmas teclas. Para identificar que o NUM LOCK está ativo, você perceberá o LED ativo referente a essa função do teclado. 
5. É uma tecla que foi criada pela IBM, portanto, só os teclados dos computadores mais modernos é que a apresenta, para ativar as teclas nas quatro direções. Portanto, ela tem várias funções, de acordo com o sistema ou aplicativo aberto em questão. Por exemplo, para os Editores de Texto, essa tecla ativa tem a possibilidade de rolar os conteúdos dos textos em uma tela sem a necessidade de utilizar o mouse. Atualmente, alguns modernos programas utilizam essa tecla, como também o Microsoft Excel, que tem a possibilidade de rolar a tela inteira sem a necessidade de modificar a célula ativa
18 Barra de rolagem vertical: permite rolar a área de trabalho no sentido vertical. 
19 Área de trabalho: local onde a planilha é criada.
A planilha é dividida em linhas e colunas, cuja intersecção recebe o nome de célula. Uma planilha pode ser criada com centenas ou milhares de linhas e colunas, mesmo que na área de trabalho seja mostrada apenas uma pequena parte. Essa quantidade vai depender de qual planilha e versão você está utilizando.
1.2 Linha 
Dentro da janela da planilha, as linhas são identificadas por números no canto esquerdo da tela, que iniciam em 1 e terminam no limite da planilha que você está utilizando no momento. 
1.3 Coluna 
As colunas são identificadas com letras de “A” a “Z” e combinações de letras até o limite imposto pela sua planilha eletrônica. As primeiras 26 colunas são identificadas por letras de “A” e “Z”. As seguintes são identificadas de “AA” e “ZZ”, e assim por diante.
1.4 Célula 
A célula é a unidade de uma planilha na qual se inserem e armazenam os dados. A intersecção de cada linha e coluna em uma planilha forma 55 uma célula
Célula ativa é a célula exibida com uma borda em negrito indicando que ela está selecionada, e onde os próximos dados digitados serão inseridos ou o próximo comando escolhido será aplicado. Se for selecionada mais de uma célula ao mesmo tempo, a primeira será a célula ativa, e as outras serão escurecidas.
1.8 Proteger a planilha 
A proteção da planilha pode impedir que sejam feitas alterações nas células ou nos dados das planilhas. Na barra de menu ou opção de menu Revisão, procure pela opção para proteger planilha e confirme a proteção da planilha. Nesse ambiente, você pode selecionar as opções de: 
a) conteúdo: para impedir a exibição de linhas, colunas e fórmulas ocultas; 
b) objetos: para impedir alterações nos objetos gráficos de planilhas ou gráficos; 
c) cenários: para impedir alterações nas definições de cenários em uma planilha.
1.10 Desuso dos comandos e botões na Barra de Ferramentas 
É comum que as planilhas eletrônicas permitam personalizar automaticamente os menus e barras de ferramentas com base na frequência com que são utilizados os comandos. Ao iniciar a planilha pela primeira vez, os comandos mais comuns aparecerão. Conforme você vai trabalhando com o editor, os menus e barras de ferramentas serão personalizados
2.1 Fórmulas 
Na figura a seguir, veremos uma planilha dos gastos mensais de uma pessoa. Vamos fazer a fórmula para o total do mês de janeiro, que será igual à soma desde a célula de referência B4 até a célula de referência B12. A fórmula para realizar esse cálculo é a seguinte:
	= SOMA (B4:B12)
Essa fórmula será colocada na célula de referência B13.
2.2 Gráficos 
Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo, mas os dados por si só não podem ilustrar esses conceitos. Com os gráficos, você pode tornar visuais os seus dados e dar outro significado a eles. Em alguns editores, você pode criar gráficos de duas maneiras: na mesma planilha de seus dados ou numa planilha separada na mesma pasta de trabalho. Quando você cria gráficos na mesma planilha de seus dados, visualiza ao mesmo tempo o gráfico e os dados. Quando você constrói o seu gráfico em uma planilha separada, ainda tem fácil acessoa ele, mas pode imprimir separadamente.
3. Operadores 
Operadores são símbolos que utilizamos na matemática para facilitar a implementação de operações matemáticas no Excel. Usam-se os operadores para especificar a operação a ser realizada nos operandos (valores em ambos os lados do operador) contidos na fórmula. Em geral, os editores de planilhas usam quatro tipos de operadores: aritméticos, de textos, de comparação e de referência

Continue navegando