Buscar

Ad2 Discursos de poder e segurança pública 3 semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
AP1
Consórcio CEDERJ
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social
Disciplina: Discursos de poder e segurança pública
Pólo: Campo Grande
Nome do aluno: Allan Dos Santos Nunes
Matrícula: 20113150299
A classe “esculacho” condensa um encadeamento de processos que coordenam e rotulam os usos do trem. Este equipamento tem seu uso público e compartilhado e apresenta uma disparidade de sentidos dentro deste único espaço. O “esculacho” representa, para os camelôs, uma forma autoritária de relação e reprodução social que também encontra semelhança em outros espaços sociais brasileiros. 
Por conquência, vemos que a formação do espaço público, representado pelos trens e pelas regulamentações do Estado, é sortida de interesses e heterogênias em sua composição, causando várias tensões e conflitos entre o direito de trabalho, por parte dos camelôs, e a desregulamentação econômica que afetou as relações de trabalho de uma massa de trabalhadores, que se enquadraram a esse tipo de exclusão pela informalidade e até pela ilegalidade. Há mais de 2 séculos, os valores cidadãos brasileiros se enfrentam com os usos e com as relações domésticas. A informalidade se torna, assim, um mecanismo comum nas relações dentro dos espaços urbanos.
No trem, a informalidade demarca um desrespeito ao Estado e aos seus agentes, mais do que um mero desprezo à lei. O Estado, no campo pesquisado, pode ser representado nas dinâmicas conflituosas entre os ambulantes e os agentes de segurança da empresa concessionária, que regulam e medeiam as atividades dentro desse espaço público. 
A partir deste princípio, notamos que a comparação contrastiva é pressuposto para estudar fragmentos diferenciados dentro da sociedade, como é o caso da abordagem dada aos camelôs quando estes estão sendo processualmente regulados pelos agentes da empresa, pela prefeitura, pela guarda municipal, pela polícia, pelos órgãos jurídicos formais, entre outros.

Continue navegando