Buscar

Avaliação de Psicoterapia 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – PSICOTERAPIA E SEUS FUNDAMENTOS
1- O trabalho psíquico desenvolvido pelo sujeito que compreende em apreender significações, processo por meio do qual é plausível obter a superação de resistências e a libertação dos efeitos da ação de mecanismos recorrentes, cujo o objetivo é auxiliar a reorganização dos elementos vivenciais no novo arranjo de significado e o encontro de novas opções de satisfação, é chamado de:
Resposta Marcada : Perlaboração TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS OBTIDAS 
2- Processo terapêutico que tem como objetivo, o desenvolvimento da psicoterapia em um espaço de tempo menor em relação ao processo analítico, necessitando o psicoterapeuta focalizar a sua atenção à situação de crise vivida pela pessoa que procura ajuda. Se refere à:
 Resposta Marcada : Psicoterapia Breve TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS OBTIDAS 
3- Os estudos no campo da Psicoterapia Breve, tem como objetivo:  Resposta Marcada :
Investigar como o manejo técnico do ambiente psicológico afeta o modo como o paciente ordena seus conteúdos e concepções psíquicas, tal como os exprime ou declara no setting terapêutico; investiga a forma como o manejo do enquadre influi sobre a ordenação técnica e mental do psicoterapeuta; assim como o vínculo paciente-terapeuta, complementando a fundamentação e a razão da eficiência da terapia breve. TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS OBTIDAS 
4- De acordo com a análise sistemática de Gilliéron, a atuação na Psicoterapia Breve é estruturada da seguinte maneira, Primeira Entrevista, Segunda Entrevista, Terceira Entrevista. Enumere de acordo com cada etapa as intervenções propostas pelo autor:
(  ) Primeira Entrevista
(  ) Segunda Entrevista
(  ) Terceira Entrevista
I – Utiliza sessões semi-dirigidas centralizadas em sua história pessoal, O cenário e as situações do surgimento dos sintomas são avaliados bem de perto, a anamnese é detalhada o mais profundo for cabível visando entender as peculiaridades fundamentais das relações objetais fixadas pelo paciente no passado e no presente, ideia da intervenção a ser realizada;
II – Momento em que as pontuações devem ser apresentadas, firmando as modalidades do tratamento, (horário, frequência das sessões, honorários);
III – Orientada a partir da impressão obtida pela primeira entrevista, determinar a hipótese citada e, se viável, consolidar as bases do tratamento posterior através de estudos interpretativos, formular hipótese embasado na essência da relação que o paciente busca estabelecer.
Resposta Marcada : I, III, II TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS OBTIDAS 
5- O enquadre psicoterápico possui duas finalidades, sendo elas: 1º) uma finalidade dinâmica que propicia um campo dinâmico no interior do qual se desenvolve a psicoterapia; 2º) uma finalidade tópica que demarca um espaço psicoterápico. Esta afirmação é:
Resposta Marcada : ( ) Verdadeira TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS OBTIDAS 
6- O enquadre, possui aspectos sociais e aspectos psicoterapêuticos, um dos quais é definido em relação ao outro; e, se o enquadre delineia uma posição (espaço físico), também se caracteriza por um conjunto de regras fixas que delimitam a própria relação: em cada situação de tratamento, alguns tabus são interrompidos, por outro lado, alguns vetos são mais frisados. Essa afirmação é:
a. ( ) Verdadeira
b. ( ) Falsa
Resposta Marcada : ( ) Verdadeira TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS OBTIDAS 
7- Na perspectiva dinâmica o enquadre possui uma finalidade de:
Resposta Marcada : Demarcação com respeito ao âmbito cultural, caracterizado por uma delimitação do elo psicoterápico com consideração às relações sociais habituais, por intermédio de novas normas que estão em oposição às leis sociais, o que concebe uma fronteira abstrata entre o tratamento e a vida real. TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS OBTIDAS 
8- Na disposição ____________________, diferentemente da __________________há canais de expressão e comunicação duplicados. A palavra não é mais a única forma de comunicação, havendo, pois, uma classe de informações não-verbais expressada através mímica, dos movimentos involuntários ou voluntários de um ou de outro. A afirmação diz respectivamente da:
Resposta Marcada : Face a face; Disposição divã-poltrona. TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS 
OBTIDAS 
9- Movimento pelo qual o indivíduo transforma gradativamente ele mesmo, fortalecendo sua autonomia, capacidade de análise crítica e plenitude existencial. Essa afirmativa se refere à:
 
Resposta Marcada : Individuação. TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS OBTIDAS 
10- A diminuição da temporalidade do processo como um todo é descrita como o único fator que existe efetivamente em qualquer enquadre de ______________.
 
Resposta Marcada : Psicoterapia Breve TOTAL DE PONTOS: 1NOTAS OBTIDAS

Outros materiais