Buscar

Via das Pentoses Fosfato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE METABOLISMO CELULAR-VIA DAS PENTOSES FOSFATO
1- Qual a importância da via das pentoses fosfato para os organismos.
A via das pentoses é uma importante via anaeróbica alternativa da utilização da glicose, esta via não é produtora de ATP, mas sim de NADPH, além disso é reguladora da glicemia, e exerce duas funções básicas que é a produção de pentoses para a biosintese de nucleotídeos (D-ribose) e a produção de NADPH, agente redutor utilizado para biosintese de ácidos graxos e esteróides (colesterol e seus derivados), bem como para a manutenção da integridade das membranas dos eritrócitos. A via das pentoses é uma via citoplasmática, anaeróbica ocorrendo no fígado, glândulas mamarias, tecido adiposo e nas hemácias., e ocorre em duas etapas sendo elas a fase oxidativa onde ocorre a produção de pentoses e fase não oxidativa onde ocorre a interconverção de pentoses intermediários da via glicolítica. 
2- Qual a importância da fase não oxidativa da via das pentoses fosfato?
Na fase não oxidativa, ocorre em tecidos que requerem, fundamentalmente, NADPH, portanto, as ribuloses-5-fosfato, produzidas na fase oxidativa, são transformadas em ribose-5-fosfato por uma isomerase ou em xilulose-5-fosfato por uma epimerase. Estas pentoses-5-fosfato são recicladas mediante a atividade de transcetolases e transaldolases, regenerando glicoses 6-fosfato, que podem seguir novamente a fase oxidativa, permitindo a formação contínua de NADPH. 
3- Qual a importância da enzima glicose 6-fosfato desidrogenase para a via das pentoses.
O destino da glicose-6- fosfato é determinada pelas concentrações de NADP+ e NADPH, assim a enzima marca-passo da rota é a glicose-6-fosfato desidrogenase, esta enzima é inibida quando a relação entre as concentrações de NADPH e NADP+([NADPH]/[NADP+]) estiver alta e nesse caso a glicose 6-fosfato é usado para alimentar a glicólise e é ativada quando a relação estiver baixa.
4- Qual a consequência da formação de NADPH mais rápido do que seu consumo nas reações de biossíntese?
Quando o NAPDH é formado mais rapidamente do que é consumido nas reações de biossíntese em que participa, a sua concentração aumenta e, por consequência inibe alostèricamente a primeira enzima da via, a glicose 6-fosfato desidrogenase, e, portanto mais glicose 6-fosfato está disponível para a glicólise.
5- Explique a flexibilidade das vias
O compartilhamento entre as vias glicolítica e pentoses e até mesmo fornecendo açucares fosforilados para outros órgãos, faz com que essa via dê uma flexibilização entre as vias. Então no aumento da demanda de NADPH devido ao aumento de sínteses de ácidos graxos, é possível a continua produção de NADPH sem que haja o acumulo de ribose-5-fosfato, já que este composto pode ser convertido em gliceraldeído 3-fosfato e frutose 6-fosfato que poderão ser utilizados pela glicólise, assim as reações que compõem a parte não oxidativa da via das pentoses fosfatos são amplamente distribuídas pelos tecidos.
6- Qual a diferença na produção e consumo das coenzimas NADH e NADPH?
A produção de NADH (energia) e a produção de NADPH (síntese), são separadas e dependem de vias metabólicas distintas, assim separando o poder oxidativo obtido pelos alimentos, a célula não corre o risco de ficar sem NADH enquanto sintetiza ribose, duplica o DNA e etc. Assim o NADPH é produzido na via das pentoses e é utilizado no citosol para síntese de ácidos graxos, colesterol e DNA, já o NADH é produzido na via glicolítica e no Krebs, e é utilizado na mitocôndria para produzir ATP.
7- Explique a regulação da via das pentoses fosfato.
A regulação desta via se dá principalmente pela enzima marca-passo da rota, que é a glicose-6-fosfato desidrogenase que é controlada de acordo com a proporção nas concentrações de NADPH e NADP+ ([NADPH]/[NADP+]), ou seja, caso a concentração do produto da reação (NADP+) em relação ao substrato (NADOH), aumente, a enzima é inibida, caso essa proporção diminua, a enzima é ativada.

Continue navegando

Outros materiais