Buscar

desenho tecnico discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O desenho técnico é uma ferramenta fundamental para a circulação de informações entre o meio técnico e a consolidação dos avanços tecnológicos. Os valores do desenho técnico extrapolam a representação gráfica do objeto em si, expressando um valor numérico em uma determinada unidade de medida. Este tipo de representação gráfica, evidenciada através do uso de linhas, símbolos e respectivas notas, é denominado cotagem, usada com a finalidade de expressar as dimensões e peculiaridades técnicas do objeto representado. Diante da importância do desenho técnico para desenvolvimento dos setores produtivos, disserte sobre a estrutura básica da cotagem (linha de cota, linha auxiliar ou de extensão, e a cota em si).
	Resposta Esperada:
A cotagem deve fornecer todas as dimensões necessárias para o pleno entendimento e execução do objeto, ou seja, todas as informações dimensionais devem ser expressas em projeto, não deixando dúvidas quanto à forma e volumetria do objeto. Para se chegar ao domínio da cotagem, o projetista deve compreender sua estrutura básica, composta por linhas auxiliares (ou de extensão), linhas de cota e as cotas em si.
As linhas auxiliares, também conhecidas por linhas de extensão, é uma linha estreita e contínua que serve de limite para as linhas de cota. Uma característica dessa linha é não encostar no objeto representado, ultrapassando minimamente a linha de cota em questão.
As linhas de cota, por sua vez, são linhas com a mesma configuração das linhas auxiliares (estreita e contínua), com finalização em seta, círculo ou traço em diagonal. É acima da linha de cota, na horizontal, e à esquerda da linha de cota, na vertical, sem tocá-las, que as dimensões devem ser evidenciadas. Em desenho técnico, as cotas devem ser expressas em centímetro ou metro, porém, a unidade de medida ? cm ou m ? não deve ser evidenciada ao lado da cota. A unidade de medida deve ser exposta na legenda, ou seja, para cada desenho deve ser empregada uma única unidade de medida.
	2.
	Com o estudo do desenho técnico, aplicado no campo projetual das mais diversas áreas de Engenharia e afins, é possível avançarmos em uma área mais específica, voltada ao desenho técnico de edificações (arquitetônico). No que se refere aos cortes transversal e longitudinal de edificações, que facilitam o entendimento do projeto e sua execução, por que a linha de corte não pode ser posicionada sobre um pilar? Cite exemplos dos principais elementos arquitetônicos de uma edificação onde deve ser posicionado o corte.
	Resposta Esperada:
Caso a linha de corte for posicionada sobre um pilar, não é possível distinguir o pilar de uma parede, por exemplo, causando equívoco na interpretação do layout do desenho.
Os principais elementos arquitetônicos de uma edificação onde deve ser posicionado o corte são os vãos de abertura (portas e janelas), circulações verticais (escadas, rampas, elevadores), ambientes com níveis variáveis, áreas molhadas (cozinha, lavanderia, lavabo, banheiro) etc.

Continue navegando