Buscar

135416

Prévia do material em texto

1
Industrialização e trabalhismo 
no governo na Era Vargas
História
9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais
Professor: Carlos Néri
Equipe de História 
(Centro de Mídias de São Paulo)
(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Habilidades do Currículo Paulista
(EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
Identificar e compreender as principais políticas públicas desenvolvidas durante a Era Vargas. 
Objetivos da aula
Analisar os principais aspectos políticos nos processos de transição política durante a Era Vargas. 
Por que as leis trabalhistas são importantes?
Questão-problema
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carteiradetrabalho.jpg
Imagem já analisada por DA no ID 13807  OK
5
A instauração do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, decorreu de um golpe executado por Getúlio Vargas, após a circulação de um documento que detalhava um plano de uma revolução comunista no Brasil, o plano Cohen. Nesse contexto histórico, onde se desenrolava a Segunda Guerra Mundial, o Brasil vivia uma forte polarização ideológica. O golpe do Estado Novo se fundamentou na pretensa ameaça de uma revolução comunista. As ações políticas de Getúlio Vargas durante o Estado Novo não foram democráticas, pois o Congresso Nacional e as câmaras municipais foram fechadas e o poder executivo passou a ter o controle das instituições do país. A instalação do Estado Novo foi comunicado no programa de rádio Hora do Brasil.
Elaborado especialmente para o CMSP.
Vídeo: Senado Federal. Arquivo S: Fechado pelo Estado Novo, Senado voltava a funcionar há 70 anos. Licença Creative Commons. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ip-THbV7-Os. Acesso em: 29 abr. 2021.
Estado Novo (1937-1945)
autoral
6
No Estado Novo foram promulgados o Código Penal Brasileiro, a Lei das Contravenções Penais, o Código de Processo Penal Brasileiro e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todos até hoje em vigor. Foi criado o Código Brasileiro de Trânsito. O Código de Processo Civil, de 1939, ainda vigora parcialmente. [...]
Getúlio Vargas criou, no Estado Novo, a Justiça do Trabalho, no dia 1o de maio de 1939, pelo decreto-lei nº 1.237. Criou o salário mínimo e concedeu a estabilidade no emprego do
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil. CC BY 3.0 BR. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:
Carteiradetrabalho.jpg. Acessos em: 29 abr. 2021.
Texto: Wikipédia. Estado Novo (Brasil). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Novo_(Brasil). Adaptado.
Ações políticas 
trabalhador após dez anos no emprego. Em 28 de novembro de 1940, foi assinado, em Washington, pelo Brasil e por mais 13 países produtores de café e os Estados Unidos, o Acordo Inter-americano do Café, visando regular seu o preço e o comércio internacional.[...]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Novo_(Brasil)#:~:text=Estado%20Novo%2C%20ou%20Terceira%20Rep%C3%BAblica,anticomunismo%20e%20por%20seu%20autoritarismo.
7
Em 1937, a oposição ao governo de Getúlio Vargas começou a ganhar força, com o surgimento de novas lideranças, partidos políticos e movimentos sociais que lutavam pela redemocratização com novas eleições, porém o Governo Federal repelia o crescimento das manifestações com violência e perseguição. A partir de 1945, já estavam visíveis os sinais de desgaste do governo de Vargas. As eleições presidenciais foram realizadas no dia 2
Elaborado especialmente para o CMSP.
Governo do Brasil. Galeria de Presidentes. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GASPARDUTRA.jpg. Acesso em: 29 abr. 2021.
O fim do Estado Novo
de dezembro de 1945 elegendo o General Eurico Gaspar Dutra como presidente do Brasil, que governará o Brasil de 1946 a 1951. 
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GASPARDUTRA.jpg
autoral
8
[...] Então, já com 68 anos, ele percorreu todas as regiões do Brasil, em campanha eleitoral, pronunciando, de 9 de agosto a 30 de setembro, em 77 cidades, discursos, nos quais relembrava suas obras nas regiões em que discursava. O primeiro discurso foi em Porto Alegre e o último em São Borja. Prometendo, em 12 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, que o
Foto: Presidência da República. Fonte: Agência Brasil. CC BY-SA 4.0. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:17_-_Get%C3%BAlio_Dorneles_ Vargas_1951.jpg. Acessos em: 29 abr. 2021.
Texto: Wikipédia. Getúlio Vargas. 
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Get%C3%Balio_Vargas.
Governo democrático (1951-1954) 
o povo subiria com ele as escadarias do Palácio do Catete: "Se for eleito a 3 de outubro, no ato da posse, o povo subirá comigo as escadas do Catete. E comigo ficará no governo!” [...]
Em 3 de outubro de 1950, Getúlio Vargas foi eleito pela segunda vez presidente do Brasil, pelo PTB, com o apoio do governador de São Paulo Ademar Pereira de Barros. Getúlio tomou posse no dia 31 de janeiro de 1951, substituindo o então presidente Eurico Gaspar Dutra. Durante o segundo mandato de Getúlio Vargas, o mundo estava em reconstrução devido ao pós-guerra. 
Domínio Público/Acervo Arquivo Nacional. Wikimedia Commons. 
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Presidente_Get%C3%BAlio_Vargas_desfila_pelas_ruas_de_ Vit%C3%B3ria_(ES).tif. Acesso em: 29 abr. 2021.
Crise econômica 
Elaborado especialmente para o CMSP.
O Brasil, por sua vez, vivia uma crise política e econômica, com inflação e aumento do custo de vida, que inflamou os trabalhadores, provocando diversas greves. 
autoral
10
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foi criado pelo Governo Federal em 1952, durante o segundo período do governo de Vargas (1951-1954). 
A Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A) foi criada em 1953, também durante o segundo período do governo de Vargas (1951-1954).
Políticas do governo Vargas
Criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Criação do DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público).
Institutos de Aposentadoria e Pensões.
Concepção da Carteira de Trabalho.
Criação da Justiça do Trabalho.
Férias remuneradas.
Concepção do salário mínimo.
Realizações
Getúlio Vargas controlava os sindicatos e praticava, assim, política populistas por meio deles.
Realizações
Elaborado especialmente para o CMSP.
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil. CC BY 3.0 BR. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:
Carteiradetrabalho.jpg. Acesso em: 29 abr. 2021.
Estabelecimento da semana de trabalho de 48 horas. 
Criação do descanso semanal remunerado. 
Autoral
Imagem já analisada por DA no ID 13807 
12
Na sua opinião, Getúlio Vargas trouxe desenvolvimento econômico e social ao Brasil? Aponte uma política pública que justifique sua resposta.
Atividade
Acerca da Era Vargas, podemos afirmar que:
a) A Era Vargas proporcionou a promulgação de políticas públicas que beneficiaram a classe trabalhadora com diversas leis, por outro lado, a Era Vargas criou polêmicas, gerou conflitos e conquistou opositores. A Era Vargas foi marcada por dois golpes, a revolução de 1930 e o golpe do Estado Novo, de 1937 a 1945.
b) A Era Vargas proporcionou a promulgação de políticas públicas que beneficiaram a classe trabalhadora com diversas leis, por outro lado, durante o governo Vargas, sua política econômica proporcionou o Estado de bem-estar social, que marcou o início do século XX brasileiro com menos contradições sociais e menos distanciamento entre ricos e pobres. 
Atividade
Elaborado especialmente para o CMSP.
autoral
14
Identificação – Comparação – Contextualização – Interpretação – Análise
 ©Pixabay
Atitude historiadora
https://pixabay.com/pt/illustrations/quebra-cabe%C3%A7a-amarelo-textura-3308772/
15

Continue navegando