Buscar

ECONOMIA POLICA

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO ECONOMIA POLÍTICA
NOTA: 10.00
	1. Atualmente, as questões que levam à crise econômica mundial são diversas. Assim sendo, fica mais difícil de prever quando ela vai aparecer. Se para determinados autores ela advém da grande quantidade produzida que fica estocada, pois se trata de excesso de produção, para outros essa produção não é consumida pela falta de poder de compra da população. Sobre essas ideias, analise as seguintes sentenças:
I- Os pontos que envolvem o setor financeiro de maneira positiva ou negativa são profundos e inconstantes.
II- O governo não interfere nas relações econômicas das grandes instituições, pois este não faz parte de seu papel.
III- A população em geral não sofre os efeitos de uma crise econômica, pois não possuem relações com instituições econômicas.
IV- A queda de poder de compra geralmente coincide com a desaceleração da economia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
	2.
	As teorias marginalistas e liberais defendiam a crença à autorregulação do mercado, através de um equilíbrio encontrado de forma natural. O ponto de partida se dava na Lei de Say, que pressupõe a criação do comércio através da produção, ou seja, não haveria problemas com a superprodução. Nesse sentido, essas teorias acabaram subestimando as consequências da crise de 1929, uma vez que acreditavam que os desajustes eram temporários e iriam se reajustar de forma natural. Como consequência, surgiram críticas a essas teorias. Sobre a teoria que superou os conceitos hegemônicos e propôs a intervenção estatal na economia, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Keynes com os estudos sobre o emprego e os ciclos econômicos.
	
	b) Schumpeter com a noção de desenvolvimento a partir na inovação tecnológica.
	
	c) Malthus com a teoria da população e a defesa dos ricos.
	
	d) Ricardo com a teoria do valor-trabalho e a teorias das vantagens comparativas.
	3.
	As categorias de modelo de desenvolvimento, paradigma tecnológico, regime de acumulação, modo de regulação, fordismo, fordismo periférico e pós-fordismo foram desenvolvidas pela Teoria da Regulação para compreender os processos de acumulação e as crises do capitalismo contemporâneo. Através dessas teorias foi possível apontar para alternativas além do neoliberalismo para superar o esgotamento do keynesianismo. Considerando a alternativa apresentada pelos economistas da Escola da Regulação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  f  ) O processo de acumulação no capitalismo se autorregula através das forças de mercado.
(  v  ) Procurou explicar o fenômeno da estagflação ocorrido nos países desenvolvidos a partir da década de 1970.
( f   ) O processo de acumulação de capital apresenta uma única forma no capitalismo contemporâneo.
( v   ) Os modelos de desenvolvimento possuem regime de acumulação e modo de regulação específicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	4.
	O Estado de bem-estar social conservador tem base em um modelo de proteção social através de transferências. Nesse modelo, o papel do Estado é de subsidiário e as famílias são protagonistas na garantia dos direitos fundamentais. Considerando as características do Estado de bem-estar social conservador, analise as sentenças a seguir:
I- O mercado de trabalho é fundamental para esse modelo, pois quanto maior for o salário, maiores serão as contribuições para o Estado.
II- Esse modelo tem preocupação com as necessidades totais da população, as contribuições são revertidas para a totalidade da população.
III- A oferta de serviços públicos como saúde, transporte e educação é realizada pelo setor público em contrapartida às contribuições da população.
IV- A proteção para os grupos sociais excluídos do mercado de trabalho é garantida por esse modelo de Estado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	O governo tem várias funções. Na atividade econômica, não é diferente. Entre essas funções, podemos citar a de criar estratégias para manter o nível de desemprego em baixa. Para isso, deve-se manter a economia aquecida, se necessário for, diminuir os impostos e aumentar o gasto público. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) A arrecadação de impostos, sendo diminuída, poderá deixar a máquina pública no vermelho.
( v   ) O aumento de impostos é viável quando a economia do mercado está aquecida.
(  f  ) A atividade econômica não sofre influência do governo, pois é da área privada.
(f    ) O Estado não interfere no mercado, mesmo quando esse se mostra ineficiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	6.
	Keynes foi um dos economistas de grande influência para a história, o qual formou uma corrente do pensamento econômico, evidenciando uma grande defasagem entre acumulação de capital e altas taxas, consequentemente sendo o causador do desemprego. Sobre como Keynes analisa o desemprego, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os fatores determinantes da absorção da mão de obra, gerando grande produção em massa.
	
	b) Os fatores causadores do desemprego são gerados pela estabilidade econômica.
	
	c) O exagero na produção, causando crise na exportação de mercadorias.
	
	d) O exagero de superprodução, sem demanda para absorver, caucionando desemprego em massa.
	7.
	Na visão de Keynes, é possível que a economia permaneça equilibrada mesmo quando os níveis de desemprego encontram-se altos. Os níveis de desemprego serão alterados após a intervenção do Estado, visando a manter os empregos e ampliar a renda da população. Considerando o papel da intervenção estatal na teoria de Keynes, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KEYNES, John Maynard. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1988. 283p, il. (Os economistas).
	
	a) A intervenção das políticas estatais deve se concentrar nas estratégias de ampliação dos direitos sociais.
	
	b) As políticas estatais devem regular as taxas de juros, a expansão dos gastos públicos e de investimentos por meio de empréstimos.
	
	c) À intervenção estatal cabe o papel de regular os gastos públicos e as políticas econômicas voltadas para o livre mercado.
	
	d) Os instrumentos da política econômica serão utilizados para manter os altos níveis de desemprego regulados pelo mercado.
	8.
	A teoria da regulação diz respeito basicamente à regulação por parte do Estado nas questões econômicas, impondo regras e procurando direcionar o processo de desenvolvimento das atividades econômicas. Desse modo, analise as afirmativas a seguir:
I- O regime de acumulação objetiva a continuidade de acumulação de capital, sem o cuidado das possíveis crises dentro deste processo.
II- O processo de acumulação de capital determina a dinâmica econômica, podendo assumir várias formas neste processo.
III- O processo de acumulação de capital se autorregula e encontra equilíbrio no mercado financeiro.
IV- Regime de acumulação se define como sendo a forma específica que o processo de acumulação capitalista assume, objetivando a garantia da continuidade de acumulação de capital, evitando o desequilíbrio e as crises.
V- As instituições possuem o papel de moldar o sistema capitalista, direcionando a produção econômica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa V está correta.
	
	b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa IV está correta.
	9.
	Na história brasileira podemosobservar tentativas de promover medidas próximas ao modelo de Estado de Bem-estar Social Conservador. Podemos destacar as ações do governo Vargas na década de 1930, como a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC), a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública em 1930 e a ampliação dos direitos trabalhistas com a Consolidação das Leis do Trabalho em 1946. Considerando as características da formação do sistema de proteção social brasileiro, analise as sentenças a seguir:
I- O ambiente político é marcado pelo autoritarismo.
II- Ampliação do poder de sindicatos e lideranças trabalhistas.
III- Intervenção estatal na área trabalhista e previdenciária.
IV- Mediação entre o capital e o trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	O Estado brasileiro não constituiu, ao longo da história, o modelo de bem-estar social. Contudo, é possível perceber elementos que garantiram melhores condições de vida para a população. Considerando as estratégias do governo brasileiro para a promoção do bem-estar social, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As estratégias que propiciam o bem-estar social são alvo de ações estatais de forma consistente ao longo do século XX.
	
	b) A primeira tentativa para a promoção do bem-estar social teve origem na década de 1930 com a ampliação dos direitos dos trabalhadores.
	
	c) O governo brasileiro garantiu medidas para a garantia dos direitos sociais e do bem-estar a partir da década de 1920.
	
	d) Ações voltadas para a melhoria das condições de vida da população resultam da adoção do neoliberalismo nos anos 1990.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Continue navegando