Buscar

Penal I - AV2- PASSEI DIRETO

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO
QUESTÃO 01 (Unidade Temática: Culpabilidade - Valor do quesito: 2,0 pontos)
Jerry ingeriu, voluntariamente, grande quantidade de bebida, minutos depois teve um desentendimento com seu amigo Thiago. Em razão disto, agrediu seu amigo e causou diversas lesões corporais no mesmo. Diante do exposto e considerando que, em razão da embriaguez completa, Jerry no momento de sua ação apresentava-se inteiramente incapaz de entender a ilicitude de sua conduta. Pode-se reconhecer a sua inimputabilidade? Fundamente de acordo como Código Penal.
Não. Tendo em vista que a embriaguez de Jerry se deu de forma voluntária, ou seja, por vontade própria, não se utilizando de qualquer impedimento para isso. O nosso Código Penal, em seu artigo 28 trata, rigorosamente, das situações que não são casos de inimputabilidade da pena, e um dos casos retratado em seu inciso II é questão da embriaguez, visto que, existem varias espécies de embriaguez, dentre elas a voluntária se enquadra nesse contexto. Não é isento de pena o agente que, por vontade própria, ingeriu grande quantidade de bebida alcoólica e praticou alguma conduta ilícita. Sendo assim, Jerry terá que responder pelo fato praticado, mesmo que tenha agido de maneira inconsciente. 
QUESTÃO 02 (Unidade Temática: Erro. Valor do quesito: 2,0 pontos).  
Durante uma noitada em uma balada, Manu, 20 anos, conhece Arthur, e, na mesma noite, eles vão para um motel da cidade e mantém relações sexuais. No dia posterior, ambos são surpreendidos pela chegada de policiais militares no quarto do motel, que realizam a prisão em flagrante em face de Manu, informando que Arthur tinha apenas 12 anos de idade. Manu é encaminhada para a DP responsável, apesar de esclarecer que acreditava que Arthur era maior de idade, haja vista o seu porte físico e pelo o fato de que ele estava em um local onde era proibida a entrada de menores de 18 anos. Diante da situação narrada, indique quais as consequências jurídicas da conduta de Manu, após indique a norma que se aplica ao caso em concreto.
Como aduz o próprio Código Penal, em seu artigo 20, o erro sobre o elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, ou seja, quando se fala em “ exclui o dolo” é o mesmo que afastar o crime
QUESTÃO 03 (Unidade Temática: Erro. Valor do quesito: 2,0 pontos) 
Durante discussão que ocorria na Câmara Municipal da cidade de Indostânia, o vereador “Carlão das Motos” disparou um tiro contra o vereador “Bonito dos Teclados” com a intenção de matá-lo. Porém causou apenas lesão corporal. Ocorre que o mesmo projétil que atravessou o braço de “Bonito dos Teclados”, atingiu a cabeça do presidente da Câmara “Roni da Farmácia”, levando-o a óbito imediatamente. O resultado, de certo, não era o pretendido por “Carlão das Motos”. Neste caso, deve o vereador Carlão responder por algum crime previsto na legislação penal? Qual? E, por fim, justifique o motivo da tipificação, após indique a norma que se aplica ao caso em concreto.
QUESTÃO 04 (Unidade Temática: Antijuridicidade. Valor do quesito: 2,0 pontos) 
Enquanto assistia uma partida de futebol em um bar, Francisco Gabriel começou a provocar Caldas, dizendo que seu time seria rebaixado. Revoltado com a provocação, Caldas, acompanhado de um cachorro de grande porte, atiça o animal a atacar Francisco Gabriel, o que efetivamente acontece. Na tentativa de se defender, Francisco Gabriel quebra uma garrafa de cereja e desfere um golpe no cachorro, que vem a falecer. O fato foi levado à DP e instaurou-se um inquérito policial para apuração. Francisco Gabriel, lhe contrata, na condição de advogado(a), para patrocinar seus interesses. Na condição de defensor(a), de acordo com o exposto, qual a tese defensiva mais estratégica a se adotar em face de Francisco Gabriel?Após indique a norma que se aplica ao caso em concreto.
QUESTÃO 05 (Unidade Temática: Concurso de Agentes. Valor do quesito: 2,0 pontos) 
Aponte as espécies de concorrentes pela Teoria do domínio do Fato. Explicando em detalhes cada uma delas.

Continue navegando