Buscar

IMUNIDADE INATA E RECEPTORES DE RECONHECIMENTO PADRÃO

Prévia do material em texto

Gabriela Siqueira de Souza 
 Imunidade inata
Resposta imune inata: 
· Não específica
· 1ª linha de defesa 
· Trabalha junto com a imunidade adquirida
Tipos de Barreiras
Barreiras físicas e químicas (epitélio, saliva, lagrima)
Células fagocitárias: 
Neu- 1ª linha de defesa
Mac- Fagócito 
NK- cél citotóxica 
Como é feito o reconhecimento do antígeno com as células de defesa?
Através do modelo ‘chave-fechadura’
PAMP: (Padrões moleculares associados a patógeno) Superfície do patógeno 
rPAMP: (Reconhecedores de padrões moleculares associados a patógenos) Presente na superfície de células de defesa
Self e não self reconhecer o que e próprio do que não é próprio.
▪ O sistema imune inato usa receptores específicos para cada linhagem de patógenos para responder a estruturas que são características de várias classes de microrganismos e também reconhece produtos de células mortas. As reações imunes inatas não são amplificadas pela repetição das exposições aos microrganismos.
· Os principais componentes da imunidade inata são epitélios, fagócitos, células dendríticas, células NK, citocinas e proteínas plasmáticas, incluindo as proteínas do sistema complemento.
· As células linfóides inatas (ILC) secretam várias citocinas que induzem a inflamação. As células NK matam as células hospedeiras infectadas pelos microrganismos intracelulares e produzem a citocina interferon-γ, que ativa os macrófagos para matar os microrganismos fagocitados.
· As citocinas da imunidade inata têm a função de estimular a inflamação (TNF, IL-1, quimiocinas), ativar as células NK (IL-12), ativar os macrófagos (IFN-γ) e evitar infecções virais (IFN do tipo I).
· Além de fornecer a defesa precoce contra as infecções, as respostas imunes inatas fornecem os sinais que funcionam em conjunto com antígenos para ativar os linfócitos B e T. O requerimento para tais segundos sinais assegura que a imunidade adaptativa seja provocada pelos microrganismos (os indutores das reações do sistema imune inato) e não por substâncias não microbianas.
· A pele é uma barreira física e produz ácidos graxos antimicrobianos e sua microbiota normal inibe a colonização dos patógenos
RECEPTORES DE RECONHECIMENTO PADRÃO
Receptores toll extracelular: Mais ativado contra proteínas (bactérias) tipos de receptores toll likee: TRL 1; 2; 4; 5; 6. (extracelular).
Receptores toll intracelular: Mais ativado contra RNA e DNA (vírus)
Tipos de receptores toll like: TRL 3,7,8,9 (intracelular)
Receptores lectina tipo c: Mais ativado contra carboidratos (fungos)
Receptores Scavenger(varredores): Identificam vesícula se apoptose (células que estão morrendo), DAMP: padrão molecular associado ao dano.
Receptores N-Formil: Receptores de complemento (agem quando os outros receptores não conseguem reconhecer a PAMP).
PAMP e DAMP: Inespecíficos

Continue navegando