Buscar

AULA 1 online - TAXONOMIA E CONCEITO DE ESPÉCIE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 1. Online – TAXONOMIA E CONCEITO DE ESPÉCIE.
HABILIDADE: Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos.
TEXTO
Conceito Biológico de Espécies
O conceito biológico de espécies define espécie como os membros de populações que cruzam, ou tem potencial para cruzar, naturalmente, não de acordo com a similaridade de aparência. Apesar de a aparência ser útil na identificação de espécies, isto não as define. 
Resumindo: Espécie é o conjunto de seres vivos, que possuem características semelhantes, que se reproduzem entre si, gerando descendentes férteis.
Aparência não é tudo
a. Os organismos podem parecer uns com os outros e serem de espécies diferentes. Por exemplo, cotovias ocidentais (Sturnella neglecta) e cotovias orientais (Sturnella magna) parecem quase idênticas, ainda assim não cruzam entre si – portanto, elas são espécies separadas de acordo com essa definição.
 
A cotovia ocidental (esquerda) e a cotovia oriental (direita) parecem ser idênticas, e suas áreas de distribuição se sobrepõem, mas seus diferentes cantos previnem o acasalamento entre espécies.
a. Organismos podem parecer diferentes e ser da mesma espécie. Por exemplo, olhe para essas formigas. Você poderia pensar que elas são espécies distantemente relacionadas. Na verdade, elas são irmãs — duas formigas da espécie Pheidole barbata, desempenhando papéis diferentes na mesma colônia.
Muitas características podem variar de uma única espécie. Por exemplo, a planta Hortência pode ter “flores” rosas — elas são na verdade folhas modificadas — ou “flores” azuis. Mas isso não significa que nós podemos classificar as duas formas como espécies diferentes. Na verdade, você pode fazer com que uma planta de “flor” azul se torne uma planta de “flor” rosa apenas trocando o pH do solo e a quantidade de alumínio absorvido pela planta.
Outros Conceitos de Espécies
O conceito biológico de espécies tem suas limitações (embora ele funcione bem para muitos organismos e tenha sido muito influente no crescimento da teoria da evolução). A fim de solucionar algumas destas limitações, muitos outros "conceitos de espécies" têm sido propostos, tais como:
· Conceito de reconhecimento de espécie: uma espécie é um conjunto de organismos que podem reconhecer uns aos outros como potenciais parceiros.
Mesmo que estes dois sapos tenham sido impedidos de acasalar, o fato de eles poderem reconhecer um ao outro como parceiro em potencial os tornam da mesma espécie no âmbito do conceito de reconhecimento de espécie.
· Conceito fenotípico de espécies: uma espécie é um grupo de organismos que são fenotipicamente similares e que parecem diferentes de outros grupos de organismos.
Segundo esse conceito, similaridade fenotípica é tudo o que importa no reconhecimento de espécies distintas. Desde que os sapos mostrados na figura acima tenham a mesma aparência — e mesmo que sejam impedidos de se acasalarem — eles seriam considerados da mesma espécie de acordo com o conceito fenotípico de espécie.
· Conceito Filogenético de espécies: Uma espécie é uma “ponta” em uma filogenia, ou seja, o menor conjunto de organismos que compartilham um ancestral e podem ser distinguidos de outros grupos de organismos. Segundo esta definição, uma espécie em anel é uma única espécie que engloba uma grande variação fenotípica.
Neste exemplo, as linhagens A e B de salamandras Ensatina são espécies distintas. Cada uma tem um ancestral comum que indivíduos de outras espécies não têm. Mesmo que tenha se diversificado muito, a linhagem C é uma espécie única, de acordo com o conceito filogenético de espécies. Nenhuma das subespécies da linhagem C tem um único ancestral em comum separado de outras subespécies.
ATIVIDADE:
VAMOS INVESTIGAR?
1. Afinal, o que é uma espécie? O que delimita as diferentes espécies?
2. Burros e mulas são denominados seres híbridos. Por quê?
3. Há alguma correlação entre espécies e híbridos? Explique.
4. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor define um animal híbrido
a) Dizemos que um animal é híbrido quando ele apresenta características genéticas de seus genitores.
b) Um animal híbrido é o produto da reprodução de dois animais de espécies diferentes.
c) Um animal é considerado híbrido quando é incapaz de reproduzir-se.
d) Animais híbridos são aqueles criados em laboratório por meio de técnicas de recombinação gênica.
e) Dizemos que um animal é híbrido quando ele é proveniente de uma inseminação artificial.
Site de apoio para pesquisas. 
VÍDEOS - https://www.youtube.com/watch?v=N1yas3w5SGM
https://www.infoescola.com/mamiferos/mula/
https://zootecniaativa.com/equideos/1758
https://meusanimais.com.br/curiosidades-sobre-a-mula-um-animal-hibrido/

Outros materiais