Buscar

AULA 4 TEMA A interdependência da vida a interação humana e os desequilíbrios ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 4. TEMA: A interdependência da vida – a interação humana e os desequilíbrios ambientais
HABILIDADE: Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.
 Proposta do caderno do aluno de Biologia - pág. 46
“O LAR” da série “A NATUREZA ESTÁ FALANDO” - Vanessa Lóes é o Lar
https://www.youtube.com/watch?v=o6nismamvxU
O vídeo poderá contribuir para a sensibilização inicial, pois convida a refletir sobre a Terra, nosso lar, sobre o que ela nos oferece e como estamos cuidando (ou não) de nosso planeta. Para tanto, sugiro que percebam o que sentiram ao ouvir a narração do texto e ver as imagens apresentadas no vídeo, e promova uma conversa na aula.
Após o vídeo responder as questões do caderno do aluno:
1. Podemos considerar a Terra como nosso lar comum?
2. Quais são as principais causas (fatores) dos problemas ambientais que afetam nosso planeta? 
Fatores de problemas Ambientais
“A HISTÓRIA DAS COISAS”
Poluição e Degradação Ambiental (Annie Leonard 2008)
https://www.youtube.com/watch?v=NrcNDeMSoHI&feature=youtu.be
Sobre o vídeo: “A História das coisas - Poluição e Degradação Ambiental” 
Após o vídeo responder as questões do caderno do aluno:
1. Qual é a ideia principal do filme A História das Coisas?
2. De acordo com o vídeo, quais são as causas da destruição ambiental?
3. Quais interesses prevalecem? Quem se beneficia? Quem é prejudicado?
“O documentário expõe a realidade do consumo e os impactos causados pelo atual sistema econômico ao meio ambiente e à sustentabilidade do planeta, também descreve um pouco sobre o custo real das coisas que utilizamos e consumimos. Mostra de uma maneira didática e clara todo o processo de produção das coisas, que vai desde a extração da matéria-prima, confecção do produto, venda e compra, até o momento de descarte e poluição. Dessa forma, coloca em debate o mal que esses resíduos tóxicos causam, não só ao meio ambiente, mas à saúde da população em geral. O documentário questiona os nossos valores, os padrões sociais de consumo impostos pela mídia e por grandes empresas, levando-nos a refletir sobre nossos costumes e a maneira como consumimos e encaramos a preservação do nosso planeta”. 
Atualmente o planeta Terra é afetado por diversos problemas ambientais, sendo a maioria provocados por ações antrópicas. Ou seja, nós, seres humanos, somos os principais causadores destes problemas que afetam a flora, a fauna, e contaminam as águas dos rios, mares e oceanos, o solo e a atmosfera. Esses problemas ambientais irão interferir diretamente nas dinâmicas climáticas, na produção e consumo de recursos naturais e nas dinâmicas populacionais de diversas espécies. Analisar junto aos(às) aluno(a)s os diversos problemas ambientais poderão proporcionar que ele(a)s reconheçam fatores bióticos e abióticos como promotores dos equilíbrios dinâmicos das populações e dos ecossistemas. Alguns problemas ambientais que poderão ser citados durante as discussões: 
● Poluição do ar por gases poluentes, principalmente pela queima de combustíveis fósseis como gasolina, diesel e carvão mineral; 
● Contaminação do solo provocado por agrotóxicos e fertilizantes, além do descarte incorreto de lixo;
 ● Desmatamento na forma de queimadas de florestas para a abertura de áreas com finalidade de cultivo agrícola ou pecuária e corte ilegal de árvores para o comércio de madeiras; 
● Desgaste da fertilidade do solo, provocado pelo uso incorreto na agricultura; 
● Diminuição e extinção de espécies, provocados pela caça predatória e destruição de ecossistemas; 
● Aquecimento Global gerado pelo desmatamento, pela grande quantidade de emissão dos principais gases do efeito estufa (Dióxido de Carbono CO2 e o Metano CH4), além de outros fatores; 
● Poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocada por despejos de esgoto e lixo, principalmente os derivados de petróleo, como combustíveis e os plásticos. 
Entendemos que é importante abordar também que, apesar do exposto, existem soluções viáveis e possíveis que envolvem aspectos individuais e coletivos. Nesse sentido, é fundamental o envolvimento de políticas públicas que coordenem tais objetivos, daí a importância da participação cidadã no processo de tomada de decisões.
ATIVIDADE DO FORMS...
1. Sobre o vídeo que assistiu, responda qual é a importância do ecossistema para os seres vivos?
2. Aponte motivos que levam a ação de proteção ou devastação ambiental, ou seja, por que pessoas promovem ONGs para proteger e outras partem para destruição desenfreada?
3. Quem ganha e quem é prejudicado nesse contexto, e quais são as atividades humanas mais prejudiciais aos ambientes e a todas as formas de vida?
4. O que você faz que prejudica o meio ambiente?
5. O que você faz para preservar o meio ambiente?

Outros materiais