Buscar

Estudo dirigido SAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE – UNIPLAC
CURSO DE ENFERMAGEM – DISC. TEORIAS DE ENFERMAGEM – 4º sem
NOME: NATALIA MEIENBERGER RAMOS
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM – SAE
Questões:
a) O que é a SAE?
A Sistematização da Assistência de Enfermagem une um processo de enfermagem que consiste na avaliação individual do paciente, através da avaliação de cada um, é possível preparar a equipe de enfermagem para determinadas necessidades do paciente, qual plano de cuidado e quais procedimentos precisam ser feitos ao decorrer da rotina do hospital e/ou unidade de saúde e instiga o enfermeiro a buscar mais conhecimento cientifico e teórico-filosófico. 
b) Qual a importância da implementação da SAE para a enfermagem?
A implementação da SAE é importante porque proporciona uma assistência de enfermagem segura, com profissionais mais capacitados, plano de cuidados específicos auxiliando na recuperação do paciente, olhar mais empático perante enfermeiro-paciente, percepção mais sensível quanto a problemas e inclui o profissional para compreender não somente o caso do paciente mas também ter uma relação interpessoal. 
c) Qual a diferença entre SAE e Processo de Enfermagem (PE)?
A SAE pode ser trabalhada em conjunto com o PE, porém a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é compreendida como a ação que organiza o trabalho profissional quanto ao método teórico-filosófica, ou seja busca
formas de sistematizar (organizar) para tornar a assistência da enfermagem segura. 
Para possibilitar o Processo de enfermagem, que é “objetivo principalmente para assistência individualizada, de qualidade e direcionada às necessidades do paciente, implementado pela Resolução do Cofen 358 de 2009. Este deve ser realizado de forma deliberada e sistemática (...)” (MARINELLI NP, et al., 2015)
 Também é uma ferramenta metodológica utilizada para tornar a assistência de enfermagem sistemática, conhecido por suas fases, que são:
Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem);
Diagnóstico de Enfermagem;
Planejamento de Enfermagem;
Implementação e;
Avaliação de Enfermagem.
d) Descreva quais são consideradas as principais vantagens e contribuições do uso da SAE para a enfermagem.
As principais vantagens são: melhor organização do trabalho, melhor visualização dos resultados através do plano de cuidados realizado pelo enfermeiro e por estar embasado em teorias científicas, proporciona segurança para o profissional tomar alguma decisão no tratamento e cuidado do paciente.
e) Descreva quais as principais dificuldades e limitações para o uso da SAE pela enfermagem.
As principais dificuldades são: Sobrecarga de trabalho para o profissional de enfermagem, despreparo de equipe, falta de conhecimento (ex: não receberam informação sobre a importância da SAE durante a graduação), falhas de comunicação da equipe e recursos inadequados para o cuidado. 
Referências:
a) Texto: Sistematização da assistência de enfermagem: percepção e conhecimento da enfermagem Brasileira
OLIVEIRA, Marcos Renato de et al . Sistematização da assistência de enfermagem: percepção e conhecimento da enfermagem Brasileira. Rev. Bras. Enferm.,  Brasília,  v. 72, n. 6, p. 1547-1553,  Dec.  2019.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672019000601547&script=sci_arttext&tlng=pt
b) Texto: Sistematização da assistência de enfermagem: vantagens e dificuldades na sua aplicação sob a ótica de enfermeiros 
ANDRADE, P. M. e, ROCHA, E. S. B., AMORIM, S. M. R., et al. Sistematização da assistência de enfermagem: vantagens e dificuldades na sua aplicação sob a ótica de enfermeiros. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(8), e588. (2019). https://doi.org/10.25248/reas.e588.2019
Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/issue/view/70

Continue navegando