Buscar

Atividade Discursiva 1 - Biogeografia Histórico-Ecológica - ULBRA 2021/01

Prévia do material em texto

REZADO ALUNO,
 
ESTA É UMA ATIVIDADE AVALIATIVA. LEIA COM ATENÇÃO ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE POSTAR A SUA RESPOSTA:
Serão valorizados textos com citações, entretanto as fontes citadas devem constar no final do texto conforme normas da ABNT. O aluno deve manter um diálogo com o autor citado, ou seja, o trecho do texto citado deve ter fluidez com a sua ideia. Cópias da internet, do livro texto, dos textos complementares ou artigos científicos, não serão aceitas! Responda sempre com as suas palavras.
 
 
A ema (Rhea americana), o avestruz (Struthio camelus) e o emu (Dromaius novaehollandiae), chamadas de aves ratitas, não voam e compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele que compartilham com outros grupos de aves.  Essas três espécies ocupam hábitats semelhantes, contudo apresentam área de distribuição bastante distinta. A ema ocorre no sul da América do Sul, o avestruz é africano e o emu ocorre na Austrália. Com base no conteúdo abordado no livro da disciplina, mas com suas palavras, explique como é possível pássaros que não possuem a habilidade de voar estarem em 3 continentes diferentes. Qual(is) o(s) processo(s) biogeográfico(s) corroboram a hipótese apresentada?  Sua resposta deve ter até 10 linhas.
Resposta
O motivo pela qual as aves ratitas estarem em 3 continentes e compartilhares um ancestral comum é devido os processos geográficos: O primeiro processo é a dispersão onde refere-se ao processo de dispersão, onde os seres vivos se separam geograficamente mediante a colonização de um novo território. Com essa dispersão ocorre uma movimentação de indivíduos no tempo e espaço, com isso alterando o fluxo de genes entre as populações.  Já o segundo processo, a vicariância, conclui que a configuração da terra tinha sido certamente diferente no passado (Pangeia) e que a terra e toda vida evoluíram. Eventos geológicos como os movimentos das placas tectônicas, serviram para explicar a distribuição disjunta. Ocorrendo a interrupção no fluxo gênico e a possibilidade da divergência genética e a formação de novas espécies.
Feedback
Ótimo, Vinícius!
Sua resposta está dentro do limite de linhas estabelecido no enunciado.
Através do seu texto podemos perceber que compreendeste os processos de dispersão e vicariância, objetivo da atividade. Parabéns pelo desempenho!
Profa. Tutora Luciana

Continue navegando

Outros materiais