Buscar

Prova Máquinas e Mecanização Agrícola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CAMPUS DE CRUZEIRO DO SUL
CENTRO MULTIDISCIPLINAR
CURSO ENGENHARIA AGRONÔMICA
1ª PROVA – N2
Disciplina: Máquinas e Mecanização
Prof.: Hugo Mota
Nome: Luan Silva dos Santos				 Matrícula: 20181740010 
1. Indique a finalidade do lastreamento do trator. Como pode ser feito o lastreamento e qual a forma de analisar se o mesmo foi realizado de forma adequada? 
· O Lastreamento em tratores tem como finalidade aumentar a massa do trator, o que leva ao aumento da aderência do solo com as rodas motrizes. Desse modo, tem-se uma maior capacidade de tração da estabilidade do conjunto trator-implemento e possibilita-se diminuir os riscos de tombamento. 
· Basicamente existem duas maneiras de se fazer a lastragem: por meio líquido, onde é adicionado água aos pneus em quantidade e proporção recomendada, e de forma sólida por meio de discos metálicos fixados nas rodas traseiras ou montados na dianteira do trator. 
· É importante observar o índice de patinagem do trator, através da observação das marcas deixadas pelas rodas motrizes junto ao solo, sendo que a lastragem está intimamente ligada à patinagem dos tratores. Assim, as marcas deixadas pelas rodas motrizes no solo determinam se a lastragem está adequada e se o índice de patinagem encontra-se entre 10% e 15%, ideal para movimento em solos agrícolas.
2. Cite e descreva sobre os pontos de disponibilidade de potência. 
São nomeadamente: a tomada de potência, barra de tração e o sistema hidráulico de três pontos. Esses pontos são aqueles onde as máquinas e implementos agrícolas são acoplados para aproveitamento da potência disponível. 
· Tomada de potência: Este ponto encontra-se ligado diretamente à caixa de câmbio que transmite potência na forma de movimento rotativo ao mecanismo da máquina que esta acoplada ao trator.
· Barra de tração: Utilizado para realizar o tracionamento dos implementos ou equipamentos de arrasto, sendo que pode ser fixa ou oscilante e encontra-se situada no centro do trator na altura do seu centro de gravidade. Vale ressaltar que a potência disponível na barra de tração, é geralmente de 40 a 70% da potência máxima do trator.
· Sistema hidráulico de 3 pontos: Ponto disponível para acoplar implementos, sendo que os três pontos de acoplamento são: a barra de elevação esquerda (1º ponto), a barra de elevação direita (2º ponto) e o braço superior de engate (3º ponto).
3. O Preparo Inicial do Solo compreende as operações necessárias para criar condições de implantação de culturas, em áreas não utilizadas anteriormente com essa finalidade. A principal operação que se caracteriza em tal processo é a de desmatamento. Desta forma comente sobre: 
A) Fatores levados em consideração para realização deste processo. 
Ao realizar-se uma operação desta deve-se considerar diversos fatores, dentre os quais: Vegetação encontrada no terreno, por meio da verificação do número e tamanho das árvores, densidade da vegetação, sistema radicular etc. A finalidade que o terreno terá para uso, as condições climáticas no momento do processo que afetam desde o corte até a queima, a topografia do terreno e a especificação do trabalho em questão que determinam o grau de desbravamento, prazos de execução e seleção adequada do equipamento.
B) Tipos de equipamentos Responsáveis pelo desbravamento. 
Lâminas anglodezer e Buldozer, que são lâminas especiais utilizadas na derrubada de vegetais e apresentam defletores e esporões responsáveis pelo corte e aceleração do momento de queda do vegetal. Correntões que acoplam-se a tratores de alta potência e de esteira e são recomendados para cerrado e cerradão. O braço Fleco que possuem duas seções formando um “V”, sendo a barra de corte serrilhada e tendo no centro o ferrão (utilizado para corte de árvores muito grandes). A tração por cabo, onde um cabo de aço, corrente ou corda é preso à uma barra de tração do trator e o deslocamento seguido desse trator provoca a queda da árvore. Por fim tem-se a aplicação de herbicidas para dessecação da vegetação, além disso existe também equipamentos como roldanas e topadores, os quais são utilizados no desbravamento.
C) Comente sobre a destoca. 
Processo utilizado para a retirada de restos vegetais principalmente deixados pela operação com motosserras e bulldozer. Os processos de destoca podem ser mecânico (com uso de destocadores rotativos e lâminas tipo rabo de pato), químico (onde a aplicação de NaNO3 em por um furo na árvore, faz com que a madeira absorva e deteriore-se) ou manual (com utilização de ferramentas manuais).
4. Existem vários tipos de máquinas para mobilização do solo, sendo estas diferenciadas, basicamente, em função de seus efeitos no corpo do solo após serem utilizadas. Pergunta-se: 
A) quais as funções do arado e da grade? 
O arado é utilizado para processos de revolvimento do solo e incorporação de restos culturais, esterco e corretivos além de criar e manter condições de instalação de condução de culturas. A grade possui a função de completar o serviço executado pelos arados, embora elas possam ser utilizadas antes ou até mesmo em substituição a estes em algumas situações. Também têm a função de complementar o preparo do solo, no sentido de desagregar os torrões, nivelar a superfície do solo para facilitar a semeadura, diminuir vazios que resultam entre os torrões e destruir os sistemas de vasos capilares que se formam na camada superior do solo, para evitar a evaporação de água das camadas mais profundas.
B) Quais são as Formas de operação no campo da grade e do arado? 
No trabalho com grade de arrasto a barra de tração do trator deve ficar solta (oscilando), para que as curvas sejam mais fáceis; nas grades off-set sem controle remoto deve-se fazer as curvas para o lado do vértice do V, curvas fechadas do lado aberto podem danificar o cabeçalho e deixam sulcos profundos no solo.
Os trajetos do trator influem na qualidade, rendimento do trabalho e erosão. Em quadro de dentro para fora, no sentido horário, fica um camalhão no centro do talhão. Em quadro de fora para dentro, no sentido anti-horário, fica um sulco no centro. Deve alternar o trajeto a cada preparo para não agravar o sulco ou camalhão.
C) Quais as regulagens possíveis de serem feitas nos arados de discos e nas grades indicando como elas afetam a largura e a profundidade de trabalho? 
As principais regulagens para a operação dos arados de discos montados a serem consideradas são bitola do trator, acoplamento, alinhamento do centro de resistência, nivelamento e largura de corte do arado, profundidade de aração, roda-guia e ângulo dos discos. A principal regulagem a ser feita é o angulo das seções das grades, que influencia a profundidade de aração. 
5. Quando se deve fazer mais de uma gradagem no solo? 
Isso deve ocorrer quando o solo encontra-se em condições de baixa humidade (muito seco) e com torrões muito grandes, a fim de fragmentar, acamar, destorroar e nivelar o solo de forma mais eficiente e adequada.
6. Em quais casos são utilizados o subsolador e o sulcador? 
Quando objetiva-se romper camadas compactadas no subsolo, devido ao tráfego repetido de máquinas, ou pela compactação devido ao tráfego de tratores. Quando se deseja uma melhor circulação de água necessário em terrenos que tendem a acumular água. Por último quando junto ao subsolador se aplicam fertilizantes em profundidade.
7. Quais as formas de descompactação do solo? 
Em geral realiza-se este trabalho de forma mecânica, por meio da utilização de equipamentos que rompam o adensamento do solo em camada superficial e em profundidade. Geralmente utiliza-se escarificador ou subsolador para realizar este processo.

Outros materiais