A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
EAD_Bioestatística e Epidemiologia_A2

Pré-visualização | Página 1 de 2

· a 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O teste de X² é muito utilizado em estudos biológicos para análise de frequências e proporções, e seus dados são usualmente representados em tabelas 2x2 ou maiores. Sobre o teste descrito, analise as afirmativas.
I. É um teste não paramétrico.
II. Utiliza valores de dispersão em seu cálculo.
III. É um teste de estatística descritiva.
IV. Tem como base, para o cálculo, a medida da média de desvios.
V. Demonstra relação inversamente proporcional: quanto maiores os valores de desvios, menores os de X².
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: o teste de X² é um teste de hipótese, inferencial e não paramétrico, baseado nas métricas de dispersão para indicar relações amostrais relacionadas à frequência e proporção.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Moradores do Distrito Federal e das demais unidades da federação participam, a partir desta semana, da coleta de informações da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo atingirá 108 mil domicílios em mais de 2 mil municípios do Brasil até fevereiro de 2020. Ele tem o objetivo de investigar a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e quantificar a população com incapacidades físicas” (SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, 2019).
SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Coleta de dados para a Pesquisa Nacional de Saúde é iniciada. Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.saude.df.gov.br/coleta-de-dados-para-a-pesquisa-nacional-de-saude-e-iniciada/. Acesso em: 22 dez. 2020.  
 
Agora, analise as alternativas abaixo.  
I. A coleta de dados para vigilância é centralizada na esfera federal, e as esferas municipais e estaduais não têm autonomia para coleta, apenas para análise.
II. Os planos de controle e prevenção são elaborados a partir da coleta e análise de dados.
III. Os dados de coleta são mantidos em sigilo pelas unidades de saúde, não sendo divulgados para a população de modo geral.
IV. As etapas de coleta incluem o processamento, a análise, a interpretação de dados e a análise da eficácia da coleta.
V. Os dados podem ser coletados em campanhas (entrevistas) e análises de prontuários.
Assinale a alternativa com as alternativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
II, IV e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: a coleta de dados pode ocorrer em qualquer esfera administrativa, afinal, é importante que se faça um monitoramento adequado à realidade local. Após a coleta, os dados são avaliados, analisados, interpretados e utilizados para gerar conclusões e divulgação, além das medidas de prevenção.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Devido à diferença do tipo de variável dependente utilizada, todos os métodos estatísticos usados tradicionalmente na análise “clássica” não podem ser utilizados quando realizamos análise de sobrevivência. Esta tem métodos próprios [...], incluindo medidas de associação, forma de apresentação dos resultados e testes de significância [...]” (BOTELHO; SILVA; CRUZ, 2009, p. 34).
BOTELHO, F.; SILVA, C., CRUZ, F. Epidemiologia explicada – Análise de Sobrevivência. Acta Urológica, Lisboa, v. 26, n. 4, p. 33-38, 2009. Disponível em: https://apurologia.pt/wp-content/uploads/2018/10/epidem-explic.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.
 
Considerando o trecho apresentado e os conceitos de estudos de sobrevida, assinale a alternativa que indica a forma de representação gráfica mais utilizada nesses estudos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Curva de Kaplan-Meier.
	Resposta Correta:
	 
Curva de Kaplan-Meier.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: os dados de sobrevida são usualmente representados por meio de curvas de Kaplan-Meier, que indicam o espaçamento temporal em relação ao comportamento da variável.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Os testes de hipóteses se dividem em paramétricos e não paramétricos. Os paramétricos são aqueles que utilizam os parâmetros da distribuição, ou uma estimativa destes, para o cálculo de sua estatística. Normalmente, estes testes são mais rigorosos e possuem mais pressuposições para sua validação. Já os não paramétricos utilizam, para o cálculo de sua estatística, postos atribuídos aos dados ordenados e são livres da distribuição de probabilidades dos dados estudados” (REIS; RIBEIRO JÚNIOR, 2007, p. 1).
REIS, G. M.; RIBEIRO JÚNIOR, J. I. Comparação de testes paramétricos e não paramétricos aplicados em delineamentos experimentais. In: SAEPRO, 3., 2007, Viçosa. Anais [...]. Viçosa: UFV, 2007, p. 1-13. Disponível em: http://www.saepro.ufv.br/wp-content/uploads/2007-3.pdf. Acesso em: 3 dez. 2020.
 
Analise os diferentes testes abaixo, identificando se fazem parte dos testes paramétricos ou não paramétricos.
I. Teste-t para uma amostra
II. Teste de Mann-Whitney
III. ANOVA
IV. Teste-t para duas amostras
V. Teste de Wilcoxon
Agora, assinale a alternativa que contenha apenas os testes paramétricos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: os testes paramétricos mais utilizados são o t- student
e análise de variância (ANOVA), sendo o primeiro para conjuntos amostrais menores ou igual a dois, e o segundo, para maiores que duas amostras.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os diagramas de controle são muito utilizados para o monitoramento de determinadas condições ao longo de um período. Eles podem ser formados por procedimentos distintos, mas em um modelo geral de construção, por meio de linhas indicativas. Considerando o exposto, analise o gráfico hipotético abaixo, sobre a evolução do número de internações devido a uma condição de saúde ao longo dos meses.
 
 
Fonte: Elaborada pela autora, 2020.
#PraCegoVer: gráfico que traz, no eixo vertical, a palavra internação; e no eixo horizontal, quatro meses do ano: junho, julho, agosto e setembro. Entre os eixos há quatro linhas: a primeira, na parte superior do gráfico, é uma reta na cor laranja; a segunda, também é uma reta, na cor cinza; a terceira é irregular, com altos e baixos, na cor azul; e a quarta, é uma reta na cor verde.
 
Com base nos conceitos aprendidos e no gráfico apresentado, analise as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. [  ] Até o início do ano, a condição estava controlada.
II. [  ] Em julho houve diversos casos de descontrole, mas foram revertidos.
III. [  ] A partir de setembro houve um descontrole, ultrapassando a linha de alerta (laranja).
IV. [  ] Até agosto a condição estava na média, variando entre as linhas da tendência central (cinza) e do limite de controle (verde).
V. [  ] Os dados indicam que após setembro, houve o controle da condição.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F – F – V – V – F.
	Resposta Correta:
	 
F – F – V – V – F.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: o gráfico se inicia em julho, demonstrando que até agosto tudo estava nas regiões de controle e média, mas a partir de setembro houve um descontrole, situação em que a linha de alerta foi ultrapassada.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os diagramas de controle são amplamente utilizados para representar os dados de vigilância em saúde. Um dos diagramas mais utilizados leva o nome de seu criador, considerado o “pai do controle de qualidade”. É um diagrama composto por linhas e as variáveis são apresentadas em função do período observado.
A que tipo de diagrama específico o texto se refere?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Diagrama de Shewhart.
	Resposta Correta:
	 
Diagrama de Shewhart.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: Walter Shewhart é considerado o pai do controle de qualidade e o responsável pelo desenvolvimento dos diagramas de controle que levam seu nome.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.