Buscar

Atividade de Rede Win

Prévia do material em texto

GESTÃO E CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS DE REDES WIN
Aluno: Emerson Martins
Matrícula: 202002776714
Professor: Fábio Sena
1. O que é Active Directory (AD) e sua principal função para administração de uma rede?
Serviço disponível do Windows Server, utilizado na maioria das empresas, ele armazena informações, possui um conjunto de arquivos localizados no servidor de domínio e nele são registrados os nomes de usuários e senhas.
Sua principal função é manter dados de computadores, grupos, servidores, recursos de rede, contas de usuários, impressoras, dentre outros. Ele é o responsável pela autenticação dos usuários na rede.
2. O que é DNS e sua importância para a gestão do AD?
Um servidor DNS é um computador que contém um banco de dados com endereços de IP públicos e os seus respectivos domínios associados.
Faz a ligação entre um domínio e um número de IP, que nada mais é do que a identificação do servidor para o qual o domínio está apontado. Ex: traduz uma URL “uol.com.br” para um endereço de IP “200.147.35.149”.
3. Qual a vantagem de se gerenciar um ambiente de rede em um sistema de Objetos (Usuários, grupos, Unidades organizacionais)?
Implantar o Active Directory da Microsoft como serviço de diretório para uma rede coorporativa significa deixar total disponibilidade de recursos de interação a usuários ou estações de trabalho, bem como em benefícios de segurança com a criação de florestas, domínios, árvores, Unidades Organizacionais (OUs) e grupos de trabalho, que propiciam aos administradores de rede uma melhoria na implementação, administração, design e planejamento gráfico e, aos gerentes de TI, uma diminuição total de custos (TCO) e de qualidade de serviços (QCO).
4. O que é DHCP? Quais os parâmetros diferenciados que podem ser enviados via DHCP na plataforma Windows?
Ferramenta usada para distribuir IP automaticamente para computadores e equipamentos como impressoras, SmartTV e etc, facilitando a configuração deles. Faz uma distribuição completa das configurações de uma rede como: IP, máscara, Gateway e dns.
A ferramenta também disponibiliza a opção de reservar endereços de IP específicos para o equipamento sempre usar aquela mesma configuração.
5. O que seria escopo de Redes? Como ele é configurado no Windows Server?
O escopo de rede no Windows Server é onde se configura a range de IP que os equipamentos irão pegar através do servidor DHCP na rede.
É configurado dentro do serviço de DHCP, onde você determina o IP inicial e o final que serão usados nos equipamentos de rede.
Em IPv4 você cria um novo escopo, dá um nome, determina o intervalo de endereços IP, a máscara que será usada. Caso haja equipamentos que irão usar IP fixo, você pode fazer a exclusão de uma sequência de IP’s dentro do intervalo criado. Determinar o tempo de concessão que o cliente irá ficar usando determinado IP. Configurar o gateway, DNS e ativar o escopo.
6. O que é Internet Information Service? Para que serve e qual a suas particularidades perante os outros produtos que tem a mesma função?
É um servidor web criado pela Microsoft para seus sistemas operacionais para servidores.
Serve para geração de páginas HTML dinâmicas, que diferentemente de outros servidores web, usa tecnologia proprietária, o ASP (Active Server Pages), mas também pode usar outras tecnologias com adição de módulos de terceiros.
7. O que é RDP e suas funcionalidades? Como isso funciona do Windows server?
Protocolo de Área de Trabalho Remota – Protocolo multicanal, que permite que usuários consigam ter acesso as suas respectivas áreas de trabalho em computadores rodando o Microsoft Terminal Services, sem que seja necessário estar fisicamente próximo a seus computadores.
MANAUS – 05 DE MAIO DE 2021

Continue navegando