Buscar

Atividade de Melhoramento Vegetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MELHORAMENTO DE SOJA RR
A história do melhoramento de plantas começou com a domesticação das mesmas há mais de 10 000 anos. Esse melhoramento era feito pela simples seleção das melhores plantas da área para a alimentação humana ou animal.
Das lavouras de soja brasileiras, 96,5% são transgênicas, sendo a maior parte com resistência a herbicidas. Dentre elas, a tecnologia Roundup Ready (RR) é a mais adotada, conferindo resistência ao glifosato.
A primeira soja transgênica foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1995, era justamente a semente de soja tolerante ao glifosato (Roundup Ready ou RR). Dois anos depois, em 1997, a soja RR foi aprovada na Argentina e em 1998 foi aprovada no Brasil. A partir de 2005 foi legalmente cultivada e desde então, o manejo de plantas daninhas ficou mais fácil e barato. Com a nova tecnologia, ficou mais fácil para os agricultores controlarem a planta daninha sem afetar a soja.
Existem vários tipos de soja transgênicas sendo desenvolvidas atualmente. A mais conhecida e plantada comercialmente é uma planta que recebeu, por meio de técnicas da biotecnologia, um gene de um outro organismo capaz de torná-la tolerante ao uso de um tipo de herbicida, o glifosato.
Esse gene foi extraído de uma bactéria do solo, conhecida por Agrobacterium spp. Estruturalmente, é muito parecido com os genes que compõem o genoma de uma planta. Quando inserido no genoma da soja, tornou a planta resistente à aplicação do herbicida.
	A partir da aprovação da soja RR no Brasil, dentre outros fatores, ocorreu um grande aumento de produção do grão no país. Com isso o Brasil passou a figurar como o segundo maior produtor mundial de soja, atrás somente dos EUA.

Continue navegando