Buscar

Avaliação de História sobre os primeiros habitantes da América 6 ano com respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de História sobre os primeiros habitantes da América 
NOME:
TURMA:
NOTA:
1. Explique a teoria de Clóvis:
É a teoria de acordo com a qual apenas uma leva migratória de grupos humanos com traços asiáticos teria penetrado na América, por volta de 11.500 anos atras.
2. Como chamamos a passagem natural de terra e gelo entre a Ásia e a América? Estreito de Bering
3. O que é uma sociedade de tendência igualitária? Sociedade na qual o trabalho e os produtos gerados por ele eram distribuídos de maneira relativamente igual entre todos os membros da comunidade.
4. O que é uma sociedade hierarquizada? Os grupos minoritários assumiram a função de governar e passaram a concentrar a maior parte da riqueza e a exercer o poder a partir do estabelecimento das leis, da aplicação da justiça e do controle religioso.
5. O que são os sambaquis? São grandes montes compostos de conchas e mariscos e restos de outros animais formados ao longo de milhares de anos por povos que viviam no litoral. Neles já foram encontrados vestígios da presença humana. Como restos de alimentos e de fogueiras, objetos de pedra polida e marcas de moradias e de sepultamentos.
6. Na década de 1990 o pesquisador encontrou um crânio humano, na região de Lagoa Santa, o crânio tinha aproximadamente 11.400. Que nome deram para esse crânio? Nome de luzia
7. Ela é associada a construção de grandes aldeias, com cabanas dispostas em círculo, e a fabricação de tecidos e objetos de pedra, além de uma cerâmica bastante simples com vasilhas e urnas funerárias para enterrar os mortos. De que povo é essa tradição: aratu-Sapucaí
8. Construíram casas subterrâneas dotadas de tuneis, local esse que estocavam alimentos e por onde fugiam ou se abrigavam do ataque de inimigos. Essa tradição é do povo: itararé-taquara
9. O que são os cacicados? Uma organização social e politica em que aldeias populosas estavam submetidas a um chefe muito poderoso, que cobrava tributos e liderava guerras contra os vizinhos pelo controle de recursos naturais. Era dividida e diferentes estratos e havia quem dedicasse a atividade como artesanato e agricultura.
10. Qual a características da pedra bifaciais e da unifaciais?
· Bifaciais: lascadas de dos dois lados como ponta de flechas, pontas de lança e perfuradores, utilizados para caça de animais.
· Unifaciais: lascados apenas um dos lados da pedra, usados para raspar, furar e cortar.

Outros materiais