Logo Passei Direto
Buscar

História do Brasil Republicano Avaliação 1

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

A História da Arte se configura como um dos principais temas de pesquisa de muitos historiadores. A denominada Primeira República ou República Velha foi um dos períodos-chave para a compreensão das principais alterações na concepção de Arte no Brasil. Sobre o período cronológico convencionado a se denominar República Velha, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Arte Moderna, simbolizada pela Semana de 1922.
II- O Parnasianismo, caracterizado pela precisão formal poética.
III- A poesia concreta, caracterizada pela busca do formalismo.
IV- O tropicalismo, movimento de oposição ao regime político vigente.
a) As opções I e III estão corretas.
b) As opções I e IV estão corretas.
c) As opções II e IV estão corretas.
d) As opções I e II estão corretas.

Com a modernidade e a racionalidade científica, a sociedade passou a ser estudada através de métodos e critérios de análise, como por exemplo, a interpretação de dados de censos e estimativas demográficas. O Estado se amparava teoricamente nas teses propostas por estudiosos para justificar o regime de vigilância, controle e intervenções, por vezes autoritárias. Além de se amparar na reforma parisiense para justificar a 'limpeza' dos centros para a modernização das cidades, o governo também se utilizou das teorias do higienismo e associou erroneamente a situação de pobreza à doença. A linha de pensamento denominada higienista surgiu entre os séculos XIX e XX, quando os médicos sanitaristas começaram a pesquisar sobre os surtos epidêmicos que atingiam principalmente os centros urbanos.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O higienismo foi uma vertente teórica da medicina que surgiu em meados do século XIX e XX. Os médicos higienistas costumavam utilizar as mesmas substâncias que provocavam os sintomas de uma doença para curá-la, como por exemplo, a verminose, a asma, a tuberculose e a varíola que eram altamente contagiosas e se alastravam pelas cidades brasileiras.
( ) Através da pesquisa, os médicos higienistas descobriram que no aglomerado de pessoas é que se concentrava a maior ocorrência de doenças e ainda, que a falta de saneamento básico, a sujeira e a presença de ratos eram determinantes para disseminar as epidemias que afetavam ricos e pobres.
( ) O Estado brasileiro se fundamentou nas teorias higienistas para justificar 'ações de limpeza', muitas vezes autoritárias, como a política do 'bota-abaixo', que tinha por objetivo combater epidemias que acometiam a população, principalmente a urbana, como por exemplo, a febre amarela, o tifo, a varíola e a tuberculose.
( ) Os médicos sanitaristas, dentre eles Oswaldo Cruz, que foi responsável pela vacina obrigatória contra a malária, defendiam padrões sociais e de comportamento em nome da saúde. Porém, a população pobre se revoltou contra a forma arbitrária e desrespeitosa utilizada pelos agentes públicos para a vacinação de homens, mulheres e crianças.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - V - V.
d) V - F - V - F.

A Revolução Federalista, ocorrida logo após a oficialização da República no Brasil, teve como principal causa a instabilidade política, gerada pelos próprios federalistas.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Revolução Federalista representou um dos movimentos mais violentos da história militar e política brasileira. ( ) Foi marcada por perseguição, como é o caso do fuzilamento de inúmeros presos políticos na Fortaleza de Anhatomirim, na cidade de Desterro, Santa Catarina. ( ) Ocorrida no Nordeste brasileiro, a Revolução Federalista objetivou a luta contra as injustiças sociais desencadeada pelos republicanos. ( ) A Revolução Federalista marcou o fim da relação comercial entre os estados brasileiros, pois enfatizou principalmente o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - V.

A religiosidade é uma das dimensões principais para a compreensão das diferentes culturas humanas. A relação dos indivíduos com o ?sagrado? pauta muito das ações sociais humanas. O Brasil, como parte do ocidente cristão, manteve relações institucionais com a Igreja Católica, tanto no período colonial quanto imperial e republicano. Sobre as alterações da relação entre Igreja e Estado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Estado brasileiro foi considerado laico na Constituição de 1891.
( ) A Igreja Católica e o Estado brasileiro (antes unidos por determinação legal) se separaram. Na república, os padres não mais eram pagos pelo erário público (recolhimento de impostos).
( ) A Igreja Católica teve seus privilégios ampliados, sendo considerada a única igreja cristã reconhecida pelo estado brasileiro na Constituição de 1891.
( ) Na República, as igrejas Luteranas e Calvinistas foram consideradas heréticas, sendo os pastores protestantes expulsos do Brasil após a Revolta da Vacina Obrigatória, em 1905.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

O café chegou ao Brasil no século XVIII, sendo trazido da Guiana Francesa. Naquele contexto, o café já possuía valor comercial, contudo, ocupava uma posição secundária na economia brasileira. Com a crise de produção cafeeira no Haiti no final do século XVIII, o Brasil aumentou a sua produção, tornando-se no século XIX o principal produto de exportação, apesar dos surtos industriais.
Sobre a relação existente entre a produção de café e o crescimento industrial no Brasil nas primeiras décadas do século XX, assinale a alternativa CORRETA:
a) A destruição de cafezais em muitas regiões produtoras como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a opção encontrada pelos cafeicultores foi investir na construção de indústrias e na produção de produtos manufaturados para exportação.
b) As diversas atividades econômicas ligadas ao café no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, em particular na capital paulista, possibilitaram a urbanização da sociedade, um maior dinamismo capitalista e a criação de centros industriais. Citamos como exemplo o desenvolvimento de ferrovias, a criação de companhias de navegação e de seguros e a vinda de imigrantes para a substituição da mão-de-obra escrava.
c) A crise de 1929 causou a falência econômica da maioria dos países importadores do café brasileiro, inclusive do principal comprador, a Alemanha. Diante desse fato, não restou alternativa aos antigos cafeicultores senão a de se tornarem empresários capitalistas, impulsionando assim a industrialização no Brasil.

O século XX foi marcado por duas grandes Guerras Mundiais, eventos que arrasaram indivíduos e demonstraram o quanto a tecnologia foi empregada não para a manutenção da vida, mas para a morte dos seres humanos. Motivados por questões econômicas, políticas e ideológicas, estes eventos contaram com a participação brasileira. Com relação à participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil participou diplomaticamente do conflito após 1917, acompanhando a entrada dos Estados Unidos na guerra.
II- A participação militar brasileira foi pequena, com médicos, alguns poucos oficiais do exército e com a Divisão Naval das Operações de Guerra, que pouco participou da guerra, que caminhava para o seu final.
III- A participação militar brasileira foi de grande relevância, em especial nas ações ligadas à Marinha de Guerra, sendo o almirante brasileiro Max de Frontin o principal estrategista naval na Batalha do Dardanelos.
IV- O Brasil não participou diplomaticamente da Primeira Guerra Mundial, mantendo-se neutro, acompanhando as posturas de alguns países, como a Bélgica e a Suíça.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Dentre os movimentos sociais da Primeira República, alguns se caracterizavam pelo aspecto messiânico e apocalíptico. A presença de líderes religiosos carismáticos, com profundas afinidades aos sentimentos religiosos das populações rurais, utilizava da linguagem cristã como vetor de solidariedade comum. A existência de comunidades cristãs messiânicas foi evento motivador para ações violentas por parte do Estado, que acionou o exército nacional contra a própria população brasileira.
Sobre os movimentos rurais messiânicos, analise as opções a seguir:
a) As opções I e IV estão corretas.
b) As opções II e IV estão corretas.
c) As opções III e IV estão corretas.
d) As opções I e II estão corretas.

A chegada da família real em 1808 e a urgência para a acomodação da corte ocasionou profundas mudanças em termos de saneamento público, na arquitetura e também nas normas de higiene, posturas e condutas públicas que foram estendidas às principais cidades do país.
Sobre o contexto brasileiro no século XIX e início do século XX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Até a chegada da corte, as cidades brasileiras não contavam com um plano de urbanização mais elaborado. Contudo, os problemas urbanos das cidades brasileiras no contexto do século XIX não se diferenciavam das localidades europeias, dentre elas, a Inglaterra que passava por mudanças no processo produtivo, nas relações de trabalho e de migração do campo para as cidades.
( ) As ruas eram estreitas, sem calçamento, as casas eram pequenas e simples e os cortiços eram as principais formas de moradia para a população pobre do Rio de Janeiro no final do século XIX.
( ) Os cortiços era um conjunto de moradias construídas pelo Estado Moderno Republicano para resolver os problemas habitacionais nos finais do século XIX e garantir moradia à população pobre, conforme preconizava o artigo 45 da Constituição de 1891. Os cortiços inspiraram obras artístico-literárias, como por exemplo, o livro o Cortiço, de Aluísio Azevedo.
( ) Grandes personagens da política brasileira, em finais do século XIX e início do XX, eram proprietários de cortiços, como por exemplo, o Conde D'eu, esposo da Princesa Isabel, que foi o dono de um dos maiores cortiços carioca, o Cabeça de Porco.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

A Primeira República manteve um caráter agrário-exportador, contudo, nesse período foram tomadas medidas que objetivavam o progresso industrial do Brasil.
Com relação ao capital envolvido nas tentativas de industrialização do país promovidas no início da República Oligárquica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Já no princípio da república, o país passou pela primeira grande crise financeira, o Encilhamento. ( ) Nos primeiros anos de república, o Brasil passou por um processo de expressiva industrialização, sobretudo pelo fluxo de capital interno. ( ) O capital oriundo da Inglaterra foi fundamental para as indústrias ferroviária e têxtil, sendo que muitas indústrias de tecidos eram de propriedade de ingleses. ( ) Os capitais norte-americanos foram investidos em setores ligados à infraestrutura, destacando-se a figura do empresário Percival Farquhar. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - F.

Partindo das mudanças ocorridas no contexto da Modernidade e suas conexões com a cultura denominada de massa ou industrial, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na Modernidade, com o individualismo, instaurou-se a ideia de autor, do criador e do inventor como figura social de destaque. Isso porque, até a Idade Moderna, a produção artística e intelectual não tinha autoria.
II- Nos dias atuais existe lei que protege os direitos autorais, sendo assim, faz-se necessária a citação das fontes nas pesquisas. Essa prática também garante a legitimidade do trabalho, pois se fundamenta em teorias e conceitos consolidados ao longo do tempo.
III- Muitas invenções científicas, produtos industriais, equipamentos e tecnologias foram criadas a partir do século XVIII e, em particular no século XX, para facilitar a vida das pessoas. Podemos enumerar a máquina a vapor, o transporte de trem, a energia elétrica e a telefonia.
IV- Os meios de comunicação contribuíram muito para a disseminação das ideias de modernidade e das manifestações culturais de massa, sendo o livro impresso o mais importante e que atingiu o maior número de pessoas no século XX.
V- Podemos dizer que as linguagens do rádio e do cinema se tornaram os meios de comunicação mais populares e de fácil assimilação e consumo.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
d) As sentenças IV e V estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A História da Arte se configura como um dos principais temas de pesquisa de muitos historiadores. A denominada Primeira República ou República Velha foi um dos períodos-chave para a compreensão das principais alterações na concepção de Arte no Brasil. Sobre o período cronológico convencionado a se denominar República Velha, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Arte Moderna, simbolizada pela Semana de 1922.
II- O Parnasianismo, caracterizado pela precisão formal poética.
III- A poesia concreta, caracterizada pela busca do formalismo.
IV- O tropicalismo, movimento de oposição ao regime político vigente.
a) As opções I e III estão corretas.
b) As opções I e IV estão corretas.
c) As opções II e IV estão corretas.
d) As opções I e II estão corretas.

Com a modernidade e a racionalidade científica, a sociedade passou a ser estudada através de métodos e critérios de análise, como por exemplo, a interpretação de dados de censos e estimativas demográficas. O Estado se amparava teoricamente nas teses propostas por estudiosos para justificar o regime de vigilância, controle e intervenções, por vezes autoritárias. Além de se amparar na reforma parisiense para justificar a 'limpeza' dos centros para a modernização das cidades, o governo também se utilizou das teorias do higienismo e associou erroneamente a situação de pobreza à doença. A linha de pensamento denominada higienista surgiu entre os séculos XIX e XX, quando os médicos sanitaristas começaram a pesquisar sobre os surtos epidêmicos que atingiam principalmente os centros urbanos.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O higienismo foi uma vertente teórica da medicina que surgiu em meados do século XIX e XX. Os médicos higienistas costumavam utilizar as mesmas substâncias que provocavam os sintomas de uma doença para curá-la, como por exemplo, a verminose, a asma, a tuberculose e a varíola que eram altamente contagiosas e se alastravam pelas cidades brasileiras.
( ) Através da pesquisa, os médicos higienistas descobriram que no aglomerado de pessoas é que se concentrava a maior ocorrência de doenças e ainda, que a falta de saneamento básico, a sujeira e a presença de ratos eram determinantes para disseminar as epidemias que afetavam ricos e pobres.
( ) O Estado brasileiro se fundamentou nas teorias higienistas para justificar 'ações de limpeza', muitas vezes autoritárias, como a política do 'bota-abaixo', que tinha por objetivo combater epidemias que acometiam a população, principalmente a urbana, como por exemplo, a febre amarela, o tifo, a varíola e a tuberculose.
( ) Os médicos sanitaristas, dentre eles Oswaldo Cruz, que foi responsável pela vacina obrigatória contra a malária, defendiam padrões sociais e de comportamento em nome da saúde. Porém, a população pobre se revoltou contra a forma arbitrária e desrespeitosa utilizada pelos agentes públicos para a vacinação de homens, mulheres e crianças.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - V - V - V.
d) V - F - V - F.

A Revolução Federalista, ocorrida logo após a oficialização da República no Brasil, teve como principal causa a instabilidade política, gerada pelos próprios federalistas.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Revolução Federalista representou um dos movimentos mais violentos da história militar e política brasileira. ( ) Foi marcada por perseguição, como é o caso do fuzilamento de inúmeros presos políticos na Fortaleza de Anhatomirim, na cidade de Desterro, Santa Catarina. ( ) Ocorrida no Nordeste brasileiro, a Revolução Federalista objetivou a luta contra as injustiças sociais desencadeada pelos republicanos. ( ) A Revolução Federalista marcou o fim da relação comercial entre os estados brasileiros, pois enfatizou principalmente o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - V.

A religiosidade é uma das dimensões principais para a compreensão das diferentes culturas humanas. A relação dos indivíduos com o ?sagrado? pauta muito das ações sociais humanas. O Brasil, como parte do ocidente cristão, manteve relações institucionais com a Igreja Católica, tanto no período colonial quanto imperial e republicano. Sobre as alterações da relação entre Igreja e Estado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Estado brasileiro foi considerado laico na Constituição de 1891.
( ) A Igreja Católica e o Estado brasileiro (antes unidos por determinação legal) se separaram. Na república, os padres não mais eram pagos pelo erário público (recolhimento de impostos).
( ) A Igreja Católica teve seus privilégios ampliados, sendo considerada a única igreja cristã reconhecida pelo estado brasileiro na Constituição de 1891.
( ) Na República, as igrejas Luteranas e Calvinistas foram consideradas heréticas, sendo os pastores protestantes expulsos do Brasil após a Revolta da Vacina Obrigatória, em 1905.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

O café chegou ao Brasil no século XVIII, sendo trazido da Guiana Francesa. Naquele contexto, o café já possuía valor comercial, contudo, ocupava uma posição secundária na economia brasileira. Com a crise de produção cafeeira no Haiti no final do século XVIII, o Brasil aumentou a sua produção, tornando-se no século XIX o principal produto de exportação, apesar dos surtos industriais.
Sobre a relação existente entre a produção de café e o crescimento industrial no Brasil nas primeiras décadas do século XX, assinale a alternativa CORRETA:
a) A destruição de cafezais em muitas regiões produtoras como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a opção encontrada pelos cafeicultores foi investir na construção de indústrias e na produção de produtos manufaturados para exportação.
b) As diversas atividades econômicas ligadas ao café no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, em particular na capital paulista, possibilitaram a urbanização da sociedade, um maior dinamismo capitalista e a criação de centros industriais. Citamos como exemplo o desenvolvimento de ferrovias, a criação de companhias de navegação e de seguros e a vinda de imigrantes para a substituição da mão-de-obra escrava.
c) A crise de 1929 causou a falência econômica da maioria dos países importadores do café brasileiro, inclusive do principal comprador, a Alemanha. Diante desse fato, não restou alternativa aos antigos cafeicultores senão a de se tornarem empresários capitalistas, impulsionando assim a industrialização no Brasil.

O século XX foi marcado por duas grandes Guerras Mundiais, eventos que arrasaram indivíduos e demonstraram o quanto a tecnologia foi empregada não para a manutenção da vida, mas para a morte dos seres humanos. Motivados por questões econômicas, políticas e ideológicas, estes eventos contaram com a participação brasileira. Com relação à participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil participou diplomaticamente do conflito após 1917, acompanhando a entrada dos Estados Unidos na guerra.
II- A participação militar brasileira foi pequena, com médicos, alguns poucos oficiais do exército e com a Divisão Naval das Operações de Guerra, que pouco participou da guerra, que caminhava para o seu final.
III- A participação militar brasileira foi de grande relevância, em especial nas ações ligadas à Marinha de Guerra, sendo o almirante brasileiro Max de Frontin o principal estrategista naval na Batalha do Dardanelos.
IV- O Brasil não participou diplomaticamente da Primeira Guerra Mundial, mantendo-se neutro, acompanhando as posturas de alguns países, como a Bélgica e a Suíça.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Dentre os movimentos sociais da Primeira República, alguns se caracterizavam pelo aspecto messiânico e apocalíptico. A presença de líderes religiosos carismáticos, com profundas afinidades aos sentimentos religiosos das populações rurais, utilizava da linguagem cristã como vetor de solidariedade comum. A existência de comunidades cristãs messiânicas foi evento motivador para ações violentas por parte do Estado, que acionou o exército nacional contra a própria população brasileira.
Sobre os movimentos rurais messiânicos, analise as opções a seguir:
a) As opções I e IV estão corretas.
b) As opções II e IV estão corretas.
c) As opções III e IV estão corretas.
d) As opções I e II estão corretas.

A chegada da família real em 1808 e a urgência para a acomodação da corte ocasionou profundas mudanças em termos de saneamento público, na arquitetura e também nas normas de higiene, posturas e condutas públicas que foram estendidas às principais cidades do país.
Sobre o contexto brasileiro no século XIX e início do século XX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Até a chegada da corte, as cidades brasileiras não contavam com um plano de urbanização mais elaborado. Contudo, os problemas urbanos das cidades brasileiras no contexto do século XIX não se diferenciavam das localidades europeias, dentre elas, a Inglaterra que passava por mudanças no processo produtivo, nas relações de trabalho e de migração do campo para as cidades.
( ) As ruas eram estreitas, sem calçamento, as casas eram pequenas e simples e os cortiços eram as principais formas de moradia para a população pobre do Rio de Janeiro no final do século XIX.
( ) Os cortiços era um conjunto de moradias construídas pelo Estado Moderno Republicano para resolver os problemas habitacionais nos finais do século XIX e garantir moradia à população pobre, conforme preconizava o artigo 45 da Constituição de 1891. Os cortiços inspiraram obras artístico-literárias, como por exemplo, o livro o Cortiço, de Aluísio Azevedo.
( ) Grandes personagens da política brasileira, em finais do século XIX e início do XX, eram proprietários de cortiços, como por exemplo, o Conde D'eu, esposo da Princesa Isabel, que foi o dono de um dos maiores cortiços carioca, o Cabeça de Porco.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

A Primeira República manteve um caráter agrário-exportador, contudo, nesse período foram tomadas medidas que objetivavam o progresso industrial do Brasil.
Com relação ao capital envolvido nas tentativas de industrialização do país promovidas no início da República Oligárquica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Já no princípio da república, o país passou pela primeira grande crise financeira, o Encilhamento. ( ) Nos primeiros anos de república, o Brasil passou por um processo de expressiva industrialização, sobretudo pelo fluxo de capital interno. ( ) O capital oriundo da Inglaterra foi fundamental para as indústrias ferroviária e têxtil, sendo que muitas indústrias de tecidos eram de propriedade de ingleses. ( ) Os capitais norte-americanos foram investidos em setores ligados à infraestrutura, destacando-se a figura do empresário Percival Farquhar. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - F.

Partindo das mudanças ocorridas no contexto da Modernidade e suas conexões com a cultura denominada de massa ou industrial, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na Modernidade, com o individualismo, instaurou-se a ideia de autor, do criador e do inventor como figura social de destaque. Isso porque, até a Idade Moderna, a produção artística e intelectual não tinha autoria.
II- Nos dias atuais existe lei que protege os direitos autorais, sendo assim, faz-se necessária a citação das fontes nas pesquisas. Essa prática também garante a legitimidade do trabalho, pois se fundamenta em teorias e conceitos consolidados ao longo do tempo.
III- Muitas invenções científicas, produtos industriais, equipamentos e tecnologias foram criadas a partir do século XVIII e, em particular no século XX, para facilitar a vida das pessoas. Podemos enumerar a máquina a vapor, o transporte de trem, a energia elétrica e a telefonia.
IV- Os meios de comunicação contribuíram muito para a disseminação das ideias de modernidade e das manifestações culturais de massa, sendo o livro impresso o mais importante e que atingiu o maior número de pessoas no século XX.
V- Podemos dizer que as linguagens do rádio e do cinema se tornaram os meios de comunicação mais populares e de fácil assimilação e consumo.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
d) As sentenças IV e V estão corretas.

Prévia do material em texto

27/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2OUZQSA==&action2=SElEMDU=&action3=NjczMT… 1/7
Acadêmico: Fernanda de Paula (2659413)
Disciplina: História do Brasil Republicano (HID05)
Avaliação: Avaliação I - Individual ( Cod.:673152) ( peso.:1,50)
Prova: 33898345
Nota da Prova: 9,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
1. A História da Arte se configura como um dos principais temas de pesquisa de muitos
historiadores. A denominada Primeira República ou República Velha foi um dos períodos-
chave para a compreensão das principais alterações na concepção de Arte no Brasil. Sobre o
período cronológico convencionado a se denominar República Velha, analise as opções a
seguir:
I- A Arte Moderna, simbolizada pela Semana de 1922. 
II- O Parnasianismo, caracterizado pela precisão formal poética.
III- A poesia concreta, caracterizada pela busca do formalismo. 
IV- O tropicalismo, movimento de oposição ao regime político vigente.  
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As opções II e IV estão corretas.
 b) As opções I e III estão corretas.
 c) As opções I e IV estão corretas.
 d) As opções I e II estão corretas.

27/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2OUZQSA==&action2=SElEMDU=&action3=NjczMT… 2/7
2. Com a modernidade e a racionalidade científica, a sociedade passou a ser estudada através
de métodos e critérios de análise, como por exemplo, a interpretação de dados de censos e
estimativas demográficas. O Estado se amparava teoricamente nas teses propostas por
estudiosos para justificar o regime de vigilância, controle e intervenções, por vezes
autoritárias. Além de se amparar na reforma parisiense para justificar a "limpeza" dos centros
para a modernização das cidades, o governo também se utilizou das teorias do higienismo e
associou erroneamente a situação de pobreza à doença. A linha de pensamento denominada
higienista surgiu entre os séculos XIX e XX, quando os médicos sanitaristas começaram a
pesquisar sobre os surtos epidêmicos que atingiam principalmente os  centros urbanos. Com
relação às ideias difundidas pelos médicos higienistas e sanitaristas, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O higienismo foi uma vertente teórica da medicina que surgiu em meados do século XIX
e XX. Os médicos higienistas costumavam utilizar as mesmas substâncias que provocavam
os sintomas de uma doença para curá-la, como por exemplo, a verminose, a asma, a
tuberculose e a varíola que eram altamente contagiosas e se alastravam pelas cidades
brasileiras.  
(    ) Através da pesquisa, os médicos higienistas descobriram que no aglomerado de pessoas
é que se concentrava a maior ocorrência de doenças e ainda, que a falta de saneamento
básico, a sujeira e a presença de ratos eram determinantes para disseminar as epidemias que
afetavam ricos e pobres. 
(    ) O Estado brasileiro se fundamentou nas teorias higienistas para justificar "ações de
limpeza", muitas vezes autoritárias, como a política do "bota-abaixo", que tinha por objetivo
combater epidemias que acometiam a população, principalmente a urbana, como por
exemplo, a febre amarela, o tifo, a varíola e a tuberculose.
(    ) Os médicos sanitaristas, dentre eles Oswaldo Cruz, que foi responsável pela vacina
obrigatória contra a malária, defendiam padrões sociais e de comportamento em nome da
saúde. Porém, a população pobre se revoltou contra a forma arbitrária e desrespeitosa
utilizada pelos agentes públicos para a vacinação de homens, mulheres e crianças. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14517:.
Acesso em: 6 abr. 2020.
 a) F - V - F - V.
 b) V - V - V - F.
 c) F - V - V - V.
 d) V - F - V - F.
27/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2OUZQSA==&action2=SElEMDU=&action3=NjczMT… 3/7
3. A Revolução Federalista, ocorrida logo após a oficialização da República no Brasil, teve como
principal causa a instabilidade política, gerada pelos  próprios federalistas. Partindo desse
pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A Revolução Federalista representou um dos movimentos mais violentos da história
militar e política brasileira.
(    ) Foi marcada por perseguição, como é o caso do fuzilamento de inúmeros presos
políticos na Fortaleza de Anhatomirim, na cidade de Desterro, Santa Catarina.
(    )  Ocorrida no Nordeste brasileiro, a Revolução Federalista objetivou a luta contra as
injustiças sociais desencadeada pelos republicanos.
(    ) A Revolução Federalista marcou o fim da relação comercial entre os estados brasileiros,
pois enfatizou principalmente o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V.
 b) F - F - V - V.
 c) V - V - V - F.
 d) V - V - F - V.
4. A religiosidade é uma das dimensões principais para a compreensão das diferentes culturas
humanas. A relação dos indivíduos com o ?sagrado? pauta muito das ações sociais
humanas. O Brasil, como parte do ocidente cristão, manteve relações institucionais com a
Igreja Católica, tanto no período colonial quanto imperial e republicano. Sobre as alterações
da relação entre Igreja e Estado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas:
(    ) O Estado brasileiro foi considerado laico na Constituição de 1891. 
(    ) A Igreja Católica e o Estado brasileiro (antes unidos por determinação legal) se
separaram. Na república, os padres não mais eram pagos pelo erário público (recolhimento
de impostos). 
(    ) A Igreja Católica teve seus privilégios ampliados, sendo considerada a única igreja cristã
reconhecida pelo estado brasileiro na Constituição de 1891.  
(    ) Na República, as igrejas Luteranas e Calvinistas foram consideradas heréticas, sendo os
pastores protestantes expulsos do Brasil após a Revolta da Vacina Obrigatória, em 1905. 
   
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V.
 b) F - V - V - F.
 c) V - V - F - F.
 d) V - F - V - F.
5. O café chegou ao Brasil no século XVIII, sendo trazido da Guiana Francesa. Naquele contexto,
o café já possuía valor comercial, contudo, ocupava uma posição secundária na economia
brasileira. Com a crise de produção cafeeira no Haiti no final do século XVIII, o Brasil
aumentou a sua produção, tornando-se no século XIX o principal produto de exportação,
apesar dos surtos industriais. Sobre a relação existente entre a produção de café e o
crescimento industrial no Brasil nas primeiras décadas do século XX, assinale a alternativa
CORRETA:
FONTE: http://revistacafeicultura.com.br/?mat=40384. Acesso em: 30 jul. 2018.
27/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2OUZQSA==&action2=SElEMDU=&action3=NjczMT… 4/7
 a) Desde o século XIX, a industrialização se fortaleceu no Brasil devido a produção e a
exportação de café. Isto porque, as vultosas somas cobradas pelo governo como impostos
sobre o café possibilitaram o investimento em infraestrutura como a Usina Hidrelétrica
Binacional de Itaipu, localizada no Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai e o que foi
fator determinante para a instalação de parques industriais em todo o país.
 b) Devido à intempéries como vendavais, enchentes, secas prolongadas ou mesmo geadas
nas primeiras décadas do século XIX que causaram a destruição de cafezais em muitas
regiões produtoras comoSão Paulo, Minas Gerais e Paraná, a opção encontrada pelos
cafeicultores foi investir na construção de indústrias e na produção de produtos
manufaturados para exportação.
 c) As diversas atividades econômicas ligadas ao café no século XIX e nas primeiras décadas
do século XX, em particular na capital paulista, possibilitaram a urbanização da sociedade,
um maior dinamismo capitalista e a criação de centros industriais. Citamos como exemplo
o desenvolvimento de ferrovias, a criação de companhias de navegação e de seguros e a
vinda de imigrantes para a substituição da mão-de-obra escrava.
 d) A crise de 1929 causou a falência econômica da maioria dos países importadores do café
brasileiro, inclusive do principal comprador, a Alemanha. Diante desse fato, não restou
alternativa aos antigos cafeicultores senão a de se tornarem empresários capitalistas,
impulsionando assim a industrialização no Brasil.
6. O século XX foi marcado por duas grandes Guerras Mundiais, eventos que arrasaram
indivíduos e demonstraram o quanto a tecnologia foi empregada não para a manutenção da
vida, mas para a morte dos seres humanos. Motivados por questões econômicas, políticas e
ideológicas, estes eventos contaram com a participação brasileira. Com relação à
participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil participou diplomaticamente do conflito após 1917, acompanhando a entrada dos
Estados Unidos na guerra. 
II- A participação militar brasileira foi pequena, com médicos, alguns poucos oficiais do
exército e com a Divisão Naval das Operações de Guerra, que pouco participou da guerra, que
caminhava para o seu final. 
III- A participação militar brasileira foi de grande relevância, em especial nas ações ligadas à
Marinha de Guerra, sendo o almirante brasileiro Max de Frontin o principal estrategista naval
na Batalha do Dardanelos.  
IV- O Brasil não participou diplomaticamente da Primeira Guerra Mundial, mantendo-se
neutro, acompanhando as posturas de alguns países, como a Bélgica e a Suíça. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
27/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2OUZQSA==&action2=SElEMDU=&action3=NjczMT… 5/7
7. Dentre os movimentos sociais da Primeira República, alguns se caracterizavam pelo aspecto
messiânico e apocalíptico. A presença de líderes religiosos carismáticos, com profundas
afinidades aos sentimentos religiosos das populações rurais, utilizava da linguagem cristã
como vetor de solidariedade comum. A existência de comunidades cristãs messiânicas foi
evento motivador para ações violentas por parte do Estado, que acionou o exército nacional
contra a própria população brasileira. Sobre os movimentos rurais messiânicos, analise as
opções a seguir:
I- A Guerra de Canudos.
II- A Revolta da Chibata. 
III- A Revolta da Armada.
IV- A Guerra do Contestado.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As opções I e IV estão corretas.
 b) As opções II e IV estão corretas.
 c) As opções III e IV estão corretas.
 d) As opções I e II estão corretas.
8. A chegada da família real em 1808 e a urgência para a acomodação da corte ocasionou
profundas mudanças em termos de saneamento público, na arquitetura e também nas
normas de higiene, posturas e condutas públicas que foram estendidas às principais cidades
do país. 
Sobre o contexto brasileiro no século XIX e início do século XX, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Até a chegada da corte, as cidades brasileiras não contavam com um plano de
urbanização mais elaborado. Contudo, os problemas urbanos das cidades brasileiras no
contexto do século XIX não se diferenciavam das localidades europeias, dentre elas, a
Inglaterra que passava por mudanças no processo produtivo, nas relações de trabalho e de
migração do campo para as cidades.
(    ) As ruas eram estreitas, sem calçamento, as casas eram pequenas e simples e os
cortiços eram as principais formas de moradia para a população pobre do Rio de Janeiro no
final do século XIX. 
(    ) Os cortiços era um conjunto de moradias construídas pelo Estado Moderno Republicano
para resolver os problemas habitacionais nos finais do século XIX e garantir moradia à
população pobre, conforme preconizava o artigo 45 da Constituição de 1891. Os cortiços
inspiraram obras artístico-literárias, como por exemplo, o livro o Cortiço, de Aluísio Azevedo. 
(    ) Grandes personagens da política brasileira, em finais do século XIX e início do XX, eram
proprietários de cortiços, como por exemplo, o Conde D'eu, esposo da Princesa Isabel, que foi
o dono de um dos maiores cortiços carioca, o Cabeça de Porco. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) F - F - V - V.
 c) V - V - F - V.
 d) F - V - V - V.
27/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2OUZQSA==&action2=SElEMDU=&action3=NjczMT… 6/7
9. A Primeira República manteve um caráter agrário-exportador, contudo, nesse período foram
tomadas medidas que objetivavam o progresso industrial do Brasil. Com relação ao capital
envolvido nas tentativas de industrialização do país promovidas no início da República
Oligárquica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Já no princípio da república, o país passou pela primeira grande crise financeira, o
Encilhamento.
(    ) Nos primeiros anos de república, o Brasil passou por um processo de expressiva
industrialização, sobretudo pelo fluxo de capital interno.
(    ) O capital oriundo da Inglaterra foi fundamental para as indústrias ferroviária e têxtil,
sendo que muitas indústrias de tecidos eram de propriedade de ingleses.
(    ) Os capitais norte-americanos foram investidos em setores ligados à infraestrutura,
destacando-se a figura do empresário Percival Farquhar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - V.
 b) F - V - F - F.
 c) F - F - V - V.
 d) V - V - F - V.
10.Com a Modernidade, ocorreu a produção e disseminação de produtos culturais para o
consumo de massa. Cabe destacar que a cultura de massa é um produto da indústria cultural
que se consolidou no século XX e está diretamente relacionada à comunicação de massa.
Partindo das mudanças ocorridas no contexto da Modernidade e suas conexões com a
cultura denominada de massa ou industrial, analise as sentenças a seguir:
I- Na Modernidade, com o individualismo, instaurou-se a ideia de autor, do criador e do
inventor como figura social de destaque. Isso porque, até a Idade Moderna, a produção
artística e intelectual não tinha autoria. 
II- Nos dias atuais exite lei que protege os direitos autorais, sendo assim, faz-se necessária a
citação das fontes nas pesquisas. Essa prática também garante a legitimidade do trabalho,
pois se fundamenta em teorias e conceitos consolidados ao longo do tempo.
III- Muitas invenções científicas, produtos industriais, equipamentos e tecnologias foram
criadas a partir do século XVIII e, em particular no século XX, para facilitar a vida das
pessoas. Podemos enumerar a máquina a vapor, o transporte de trem, a energia elétrica e a
telefonia.  
IV- Os meios de comunicação contribuíram muito para a disseminação das ideias de
modernidade e das manifestações culturais de massa, sendo o livro impresso o mais
importante e que atingiu o maior número de pessoas no século XX.
V- Podemos dizer que as linguagens do rádio e do cinema se tornaram os meios de
comunicação mais populares e de fácil assimilação e consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Invenção do século XIX- fogão a gás. Disponível em:
http://grandesinvencoesdahumanidade.blogspot.com/2011/08/seculo-xix.html.Acesso em:
6 abr. 2020.
27/06/2021 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MDI2OUZQSA==&action2=SElEMDU=&action3=NjczMT… 7/7
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
 d) As sentenças IV e V estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.