Buscar

Sociologia avaliação Discursiva

Prévia do material em texto

Sociologia (SOC30) 
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
1.	A Sociologia nasceu e se legitimou como área do conhecimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, e em um contexto de mudanças e transformações no interior da sociedade europeia. Entre seus objetivos estavam o de compreender a sociedade da época e, conforme alguns estudiosos, até encontrar soluções para as suas problemáticas. Qual a importância da ciência/disciplina de Sociologia para a sociedade, o ser humano e os grupos humanos?
Resposta Esperada:
A Sociologia procura realizar o estudo do comportamento social e dos grupos humanos, dando ênfase às relações sociais e como estas influenciam o comportamento das demais pessoas no interior das sociedades. A Sociologia preocupa-se especialmente com a soma de comportamentos, de manifestações, dos fatos e dos fenômenos sociais que ocorrem no interior de uma sociedade e, por sua vez, elaborar generalizações para as/os mesmas/os. Existem diversas possibilidades em termos de abordagens e temáticas, entre elas: organização social, instituições sociais, interação social e problemas sociais. A Sociologia pode se desdobrar em áreas temáticas, como a da moda, política, das organizações, do conhecimento, do esporte, sociologia jurídica, do conhecimento, do trabalho, do trânsito, sociologia urbana e rural, dentre outras, e as possíveis contribuições para a sua área de estudo.
2.	As sociedades ocidentais contemporâneas revelam formações sociais de constante busca de sofisticados produtos ou serviços que a indústria e o mercado oferecem. Diante desta condição, o mercado convenientemente se empenha em apresentar incessantemente novidades. Este cenário revela uma sociedade com valores e moral na qual o 'ter' possui maior importância que o 'ser'. Diante deste contexto, disserte sobre os valores sociais baseados no mercado e consumo.
Resposta Esperada:
- Dentre os demais aspectos que caracterizam a sociedade pautada no Ter e não no Ser podem ser identificadas a necessidade constante de inovação, superação de produtos, consequentemente a substituição de descarte dos antigos.
- A felicidade e a qualidade de vida passam a ser associadas à aquisição e acúmulo de bens e valores materiais. Por sua vez, a indústria foca na produção de bens não duráveis e produtos supérfluos.
- As necessidades podem ser facilmente resolvidas e encontradas em shoppings centers e lojas de conveniências. Como consequências desta cultura e valores, tem-se a desvalorização das relações humanas/sociais e culturais que apontam diante das necessidade do mercado e consumo.

Continue navegando