Buscar

AR-Formação e Organização de Cooperativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em um mundo em constante transformação, como a cooperativa pode reforçar o sentimento de dono ao seu cooperado e ainda fazer com que a maior parte dos cooperados participe ativamente das assembleias da cooperativa?
Firmando ao cooperado e deixando sempre bem claro que ele é dono da cooperativa, sendo nada mais justo que ele ter voz ativa nos rumos que a cooperativa toma ou deve tomar. As assembleias não são apenas uma mera formalidade, trata-se de uma forma de acompanhar os resultados, fiscalizar operações, ter ciência de como seu dinheiro está sendo cuidado e se algo não estiver legal é essa hora que deveram discutir alternativas e soluções melhores. Tudo deve ser muito transparente respeitando os princípios democráticos da cooperativa. 
As cooperativas devem cada vez mais reforçar a participação dos cooperados nas deliberações das Assembleias, deixando-os mais a vontade para que eles possam cada vez mais se sentir dono daquilo que estão discutindo. Deixar o cooperado mais presente em tudo que a cooperativa tiver envolvida é muito importante, um exemplo cabe aqui os eventos sociais na comunidade e educação, respeitando sempre o princípio da Educação, formação e informação.
Depois de quase 1 ano e meio de pandemia não é mais novidade que as Assembleias estejam acontecendo por meio eletrônico, dessa forma fica mais difícil ter aquele contato presencial com os cooperados e é nesse momento que precisamos ter um relacionamento cada vez mais assertivos com eles, visando a inclusão social de todos nos meios de comunicações digitais.
A fidelização dos cooperados vai além da qualidade dos produtos e serviços alguns pontos nesse momento que vivemos é :
· Escuta ativa, filtrando feedbacks
· Agilidade em resolver problemas
· Compreensão 
· Personalização das soluções 
Esses pontos fazem com que o cooperado se sinta abraçado pela Cooperativa.
É preciso ressaltar as diferenças que existem entre uma cooperativa e uma empresa não cooperativa. E existem muitas!!!
Cooperativa é uma sociedade simples e a não cooperativa é uma sociedade de capital, baseada em ações, ou seja, quem tem mais ações tem o controle da empresa.
Associados cooperativa número limitado a capacidade de prestação de serviços; Empresa número de sócios é limitado; 
Governança Cooperativa controle democrático. Cada cooperado tem direito a um voto; Empresas quem tem mais ação tem o controle. Cada ação dá direito a um voto.
Objetivo Cooperativa prestar serviços aos seus cooperados; Empresa lucro;.
Assembleia o " quórum " é relativo ao número de associados; Empresa o " quórum " é baseado no capital;
Slices cooperativa não é permitido transferir a participação para terceiros Empresas a venda ou transferência de ações é permitida;.
Retorno Cooperativa retorno sobre o resultado é proporcional ao valor das operações; Empresa proporcional ao valor total das ações.

Continue navegando