Buscar

Principais Teorias de Origem da Vida CRIACIONISMO, PANSPERMIA, ABIOGENESE

Prévia do material em texto

Principais Teorias de Origem da Vida
O planeta terra, no fim de sua formação ainda era um enorme globo de magma incandescente (Rocha derretida) tornando se inóspito para a vida. Após alguns milhões de anos a Terra foi se solidificando e formando a crosta terrestre. Com esse processo gases e vapor de água forma liberados para a atmosfera, ocorrendo as primeiras precipitações que deram origem aos primeiros oceanos que ainda eram bem rasos. Nesses oceanos primitivos, eram abundantes as ocorrências de reações químicas; moléculas interagiam e se reorganizavam até que em uma combinação ideal de moléculas orgânicas a cerca de 3,8 B. a se originou a primeira forma de vida ancestral de todos os seres vivos. Não se sabe quantas vezes essa forma de vida primitiva se originou nessas condições até dar certo. 
Criacionismo/Origem Divina: Deus, uma entidade superior criou todos os organismos já existentes. Entretanto essa teoria não se baseia no processo de evolução onde organismo mais primitivos de desenvolveram em organismo mais complexos e sim no FIXISISMO onde os organismos não se modificam(evoluem), permanecem conforme deus os criou. 
Panspermia/Cosmogenia: A vida não se originou na Terra e sim foi trazida por asteroides de outros planetas. Não é uma teoria bem aceita por vários aspectos, um deles é o fato de que apenas muda o local de origem da vida. Explica como a vida se originou no Planeta Terra, mas não explica como a vida surgiu em outro planeta antes de chegar aqui. Além disso, acredita-se que esses organismos precursores da vida terrestre tenham sido tragos em meteoros, porém, não haveria como esses microrganismos resistirem as condições espaciais impostas ao movimento dos meteoros (Raios cósmicos, alta velocidade) e muito menos resistirem ao impacto de colisão desses asteroides. 
Compostos orgânicos podem sim se originar em outros planetas, para se ter uma ideia em 1969 na Austrália foi encontrado um meteorito contendo cerca de 70 aminoácidos (moléculas Orgânicas). 
Abiogênese: Sugere a origem da vida a partir de matéria inanimada/inorgânica através da ação de uma força vital presente nessa matéria.
 Foram inclusive formuladas pelos defensores dessa teoria receitas para criação de organismo. Com uma camisa suada, em um local escuro e úmido “originariam” desses materiais baratas e ratos, do lodo do rio surgiriam anfíbios e repteis. Essas teorias tem origem pré-socráticas bastante difundidas, a teoria da geração espontânea está também presente em escritos antigos na China, na Índia, na Babilônia e no Egito. Embora pareça descabida a nos dias atuais, essa teoria foi aceita e disseminadas por cerca de mil anos, até meados do século XIX e representava o pensamento em uma época que poucos recursos tecnológicos existiam. Até esse momento não se tinha conhecimento de células, gametas e, muito menos, de mecanismos evolutivos e genéticos. Assim sendo, toda teoria era criada apenas a partir de observações dos acontecimentos do dia a dia.

Continue navegando