Buscar

Questões sobre Farmacobotânica

Prévia do material em texto

FARMACOBOTÂNICA
	 
	 
	 1.
	Ref.: 3577727
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O manjericão (Ocimum basilicum L.) é empregado tanto na indústria culinária quanto fitoterápica e na medicina tradicional, devido ao teor e composição de seu óleo essencial. No entanto, o manjericão não pode ser conservado por longo período após a colheita e sua qualidade pode ser prejudicada. Foi realizado um estudo no Brasil para verificar se há alterações no teor e qualidade do óleo essencial de manjericão cultivado no Brasil, de acordo com o período de coleta e tempo de armazenamento. Amostras de manjericão foram coletadas em duas épocas distintas e os óleos analisados. Verificou-se, depois das análises, que a qualidade dos óleos essenciais não se alterou, apresentando os mesmos constituintes nos dois períodos. Os resultados do teor dos óleos essenciais são apresentados a seguir:
manjericão coletado em julho de 1999 - teores verificados de óleo essencial:
1º dia de armazenamento - 2,3g/kg;
3º dia de armazenamento - 2,0g/Kg;
6º dia de armazenamento - 1,9g/kg;
9º dia de armazenamento - 1,7g/kg
 
manjericão coletado em janeiro de 2000 - teores verificados de óleo essencial:
1º dia de armazenamento - 1,05g/kg;
3º dia de armazenamento - 0,9g/Kg;
6º dia de armazenamento - 0,7g/kg;
9º dia de armazenamento - 0,5g/kg
Com base na análise dos resultados apresentados acima, é possível afirmar corretamente que:
		
	
	O teor de óleo essencial de manjericão não sofre influência da sazonalidade, tendo um rendimento semelhante, tanto no período de menor, quanto de maior temperatura e luminosidade.
	 
	O teor de óleo essencial de manjericão não sofre influência da sazonalidade, mas é alterado no decorrer do tempo de armazenamento.
	
	O teor de óleo essencial de manjericão não sofre influência da sazonalidade, e também não se altera no decorrer do tempo de armazenamento.
	
	O teor de óleo essencial de manjericão sofre influência da sazonalidade, tendo um rendimento maior no período de maior temperatura e luminosidade e se altera com o tempo de armazenamento.
	 
	O teor de óleo essencial de manjericão sofre influência da sazonalidade, tendo um rendimento maior no período de menor temperatura e luminosidade e se altera com o tempo de armazenamento.
	
	
	 2.
	Ref.: 3557471
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O controle de qualidade de drogas vegetais segue parâmetros rígidos para as análises de matéria orgânica estranha, teor de umidade, teor de cinzas, que devem ser oficiais. Esses parâmetros são estabelecidos
		
	
	Pela RDC 47/2010
	 
	Pela Farmacopeia Brasileira
	
	Pelo Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira
	
	Pela RDC 26/2014
	
	Pelo Memento Terapêutico de cada estado
	
	
	 3.
	Ref.: 3557486
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	As Angiospermas, grupo vegetal que possui maior número de espécies usadas na fitoterapia, pode ser identificado entre todos os grupos vegetais através de uma característica exclusiva do grupo, que é
		
	
	Presença de espinhos
	
	Presença de pólen
	 
	Presença de sementes
	
	Presença de folhas nos ramos
	 
	Presença de flores
	
	
	 4.
	Ref.: 3557491
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A preparação de lâminas temporárias com a técnica de corte à mão livre segue uma sequência de etapas para que o material fique adequadamente montado na lâmina. Marque a opção que corretamente descreve a finalidade da etapa de diafanização na técnica de corte à mão livre:
		
	
	A etapa de diafanização tem o objetivo de neutralizar o hipoclorito 20% pelo ácido acético 1%.
	
	A etapa de diafanização tem o objetivo de fixar a amostra em FAA ou em álcool 70%.
	
	A etapa de diafanização tem o objetivo de conservar a amostra em FAA ou em álcool 70%.
	
	A etapa de diafanização tem o objetivo de tornar a amostra corada para evidenciar as paredes celulares.
	 
	A etapa de diafanização tem o objetivo de despigmentar e retirar os conteúdos das células das amostras.
	
	
	 5.
	Ref.: 3569007
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Um analista recebeu fragmentos de uma droga vegetal constituída de raízes primárias de Eudicotiledônea. Ao fazer a análise anatômica do material, o analista de controle de qualidade NUNCA poderá encontrar:
		
	
	floema
	 
	Epiderme
	
	xilema
	
	Parênquima
	 
	Feixes vasculares
	
	
	 6.
	Ref.: 3569168
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Muitos fragmentos de caules e raízes podem parecer semelhantes numa análise macroscópica, especialmente se o caule for subterrâneo. Assim, as análises microscópicas de drogas vegetais constituídas de caules e raízes podem auxiliar na sua autenticação, no processo de controle de qualidade. Marque a opção que indica uma característica anatômica microscópica que pode ser definitiva na distinção entre caule primário e raiz primária de Eudicotiledônea:
		
	
	No caule primário das Eudicotiledôneas, os feixes vasculares estão organizados em anel, enquanto na raiz primária, xilema forma vários raios intercalados com floema e uma medula no centro.
	
	No caule primário das Eudicotiledôneas, os feixes vasculares estão organizados em anel, enquanto na raiz primária, os feixes vasculares estão dispersos no parênquima.
	
	No caule primário das Eudicotiledôneas, os feixes vasculares estão dispersos no parênquima, enquanto na raiz primária, os feixes vasculares estão organizados em anel.
	 
	No caule primário das Eudicotiledôneas, os feixes vasculares estão organizados em anel, enquanto na raiz primária, xilema preenche o centro do cilindro vascular, formando raios em direção ao periciclo intercalados com floema.
	 
	No caule primário das Eudicotiledôneas, os feixes vasculares formam vários anéis, enquanto na raiz primária, xilema forma vários raios em direção ao periciclo intercalados com floema e uma medula no centro.
	
	
	 7.
	Ref.: 3569265
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Estudo realizado por Aoyama; Sajo (2003) descreveu a anatomia foliar de espécies de Ronnbergia, um gênero de Bromeliaceae. Segundo os autores, as folhas são hipoestomáticas e, nas três espécies de Ronnbergia estudadas, os estômatos se localizam abaixo do nível das demais células epidérmicas. Além disso, descrevem que as espécies possuem 3 a 5 camadas de hipoderme, tanto na face inferior, quanto da superior. Apenas com as características descritas acima, é possível afirmar o tipo de ambiente que as espécies vivem? Marque a opção que responde corretamente a esta pergunta:
		
	
	Sim, são de ambiente aquático, pois a presença de hipoderme é característica deste ambiente.
	
	Não, porque as informações sobre a natureza e posição do xilema e do floema, além de presença e tipo de tricomas são determinantes no diagnóstico do ambiente da planta.
	 
	Sim, são de ambiente árido, justificado pela presença de camadas de hipoderme, estômatos somente na face abaxial e abaixo do nível das demais células epidérmicas.
	
	Não, pois faltam informações sobre a natureza e posição do xilema e do floema.
	
	Sim, são de ambiente mesofítico, pois a presença de hipoderme, estômatos na face abaxial e abaixo do nível das demais células epidérmicas são características de espécies deste ambiente.
	
	
	 8.
	Ref.: 3569309
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O tomate, o jiló, o funcho são exemplos de frutos simples. O caju, a maçã e a pera não são classificados como frutos simples, mas como frutos complexos, porque
		
	 
	são formados por um ovário pluricarpelar hipertrofiado de uma só flor
	
	são formados pelos carpelos livres hipertrofiados do ovário de uma só flor
	 
	são formados pela hipertrofia de partes da flor, muito mais do que o ovário
	
	são formados por um ovário unicarpelar hipertrofiado de uma só flor
	
	são formados pelos ovários hipertrofiados de várias flores de uma inflorescência, que se fundem
	
	
	 9.
	Ref.: 3569322
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Na reprodução sexuada das Angiospermas ocorre um processo que difere das outras plantas, que é a dupla fecundação. Marque a seguir a opção que descreve corretamente o que é a dupla fecundação:
		
	
	Na dupla fecundação sãoformados sempre dois embriões por óvulo, a partir de um grão de pólen e um óvulo.
	 
	Na dupla fecundação, um núcleo espermático do grão de pólen se une à oosfera e o outro se une ao núcleo polar do óvulo, formando o embrião e o endosperma, respectivamente.
	
	Na dupla fecundação são fecundadas duas oosferas no mesmo óvulo, formando um embrião e um tegumento.
	
	A dupla fecundação compreende a fecundação de dois grãos de pólen simultaneamente, formando dois embriões.
	
	Na dupla fecundação dois grãos de pólen fecundam um só óvulo por vez, formando um embrião e um endosperma
	
	
	 10.
	Ref.: 3569335
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Estudos em diferentes regiões do Brasil têm apontado uma família botânica como uma das mais representativas da flora medicinal. Esta família é
		
	 
	Celastraceae
	
	Bignoniaceae
	
	Malpighiaceae
	
	Scrophulariaceae
	 
	Asteraceae

Continue navegando