Buscar

HISTÓRIA DA CULT E DA SOC NO MUNDO CONTEMP 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		A Revolução Cubana de 1959 caracterizou-se pelo (a):
	
	
	
	resistência pacífica dos cubanos ao governo norte-americano.
	
	
	movimento armado de defesa dos valores democráticos e cristãos.
	
	
	comunismo instaurado no país sob o poder de Fidel Castro e da população.
	
	
	movimento armado de caráter antiamericano, anticapitalista e em defesa do socialismo.
	
	
	queda de um regime totalitário e ascensão do regime democrático de Fidel Castro.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em relação ao socialismo internacional na segunda metade do Século XX é correto afirma que foi:
	
	
	
	o regime político dominante na maior parte da Europa Ocidental.
	
	
	uma proposta social implantada de forma diferente por diversos países ao longo do século XX, o que ficou claro nos conflitos travados entre China e URSS durante a década de 1970.
	
	
	uma proposta social que divergiu em pouca coisa do capitalismo, sendo, portanto, a Guerra Fria um conflito mais político do que propriamente ideológico.
	
	
	adotado por grandes países da América Latina, como, por exemplo, Brasil e Argentina.
	
	
	uma proposta social criada no século XIX pelo filósofo alemão Karl Marx, sendo implantada de forma relativamente homogênea por diversos países ao longo do século XX.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale, abaixo, a afirmativa correta que explique o que foi o Grande Salto Adiante:
	
	
	
	Foi uma campanha com objetivo de modernizar a China, entre 1958-1961, acelerando a coletivização do campo e acelerar a industrialização.
	
	
	Foi o resultado de estratégias desenvolvidas por Mao Tsé-tung no campo da Educação e do Esporte, levando a China comunista a se destacar notavelmente durante as Olimpíadas de 1936, na Alemanha.
	
	
	Foi uma campanha com o objetivo de industrializar a China, lançada por Mao Tsé-tung antes do início da II Guerra Mundial.
	
	
	Foi o resultado de estratégias desenvolvidas pelo governo chinês, sob o comando de Mao Tsé-tung, no campo da Educação, erradicando, em 5 anos, todo o analfabetismo do país, ainda antes de eclodir a I Guerra Mundial.
	
	
	Foi uma tentativa de industrializar o país feita pelo governo comunista chinês, ainda durante o período da II Guerra Mundial, com o objetivo de promover a industrialização do país.
	
Explicação:
A afirmativa correta é aquela mostrada pela letra a, conforme pode ser confirmado na aula tele transmitida 3 a partir dos 12 minutos e 20 segundos, aproximadamente.  A alternativa b não está correta porque a China só se tornou comunista a partir de 1949, como pode ser verificado na tela 5 da aula online 3.  Da mesma forma, a alternativa c não está correta porque  o Grande Salto Adiante foi uma tentativa de industrializar o país e não  uma estratégia de Mao no campo da Educação. Além disso, antes da I Guerra Mundial a China não era, ainda, comunista. A afirmação da letra d não está correta porque, como já vimos, o Grande Salto Adiante tinha por objetivo a industrialização chinesa e não o destaque da China no campo da Educação e do Esporte. Finalmente, a alternativa e não está correta porque Mao chegou ao poder em 1949, depois da II Guerra Mundial logo, antes do início da II Guerra Mundial ele não estava, ainda, no poder, como pode ser verificado na tela 5 da aula online 3.  
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Com relação à Revolução Cubana leia, com atenção, as afirmativas abaixo:
I. O apoio dos EUA à independência de Cuba colocou-a sob domínio norte-americano nos âmbitos econômicos, e políticos. Os EUA nomeavam e depunham governantes apoiados pela elite cubana e com base na emenda Platt. Tela 8
II. Os EUA não viam mais em Fulgêncio Batista uma figura de conciliação. Com a vitória da Revolução Cubana, Cuba passou, a partir de então, a ser um dos principais parceiros comerciais dos EUA. Telas 9 e 10.
III. O governo norte-americano não aceitou facilmente a libertação cubana. Em 1961, o presidente Kennedy enviou tropas para invadir o país, porém não obteve sucesso. Tela 10
IV. Quando os EUA interrompe o comércio com Cuba, os únicos países a ajudar esse país são a URSS e a China, que passaram a comprar o açúcar cubano por preços elevados. Tela 10
Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que corresponde às afirmativas corretas.
	
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	
	São corretas as afirmativas I e II.
	
	
	São corretas as afirmativas I, III e IV
	
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
Explicação:
A opção que atende à pergunta é aquela indicada pela letra ¿b¿, como pode ser confirmado pela leitura das telas 8 e 10 da aula online 3. Das quatro afirmativas apresentadas, apenas a alternativa II não é correta uma vez que Cuba não se tornou parceira comercial dos EUA. Pelo contrário, os EUA impuseram a Cuba um bloqueio econômico que dura até os dias de hoje, em 2018.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A produção no cinema norte-americano durante as décadas de 1970 e 1980, foi intensa, marcada por filmes baseados na participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, alguns apoiavam a intervenção norte-americana e outros criticavam essa política, manifestando posições antimilitaristas. Sobre a sociedade e a política norte-americanas das décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar:
	
	
	
	Ao final de sua participação na Guerra do Vietnã, a imagem de sua força militar norte-americana permaneceu intacta.
	
	
	Embora tivessem reconhecido sua derrota militar no Vietnã, os Estados Unidos mantiveram ações de guerrilha em território norte-vietnamita até o final dos anos 1970.
	
	
	Devido aos gastos militares e à alta dos preços do petróleo no mercado internacional, o governo e a sociedade norte-americana enfrentaram uma séria crise na década de 1970.
	
	
	As tropas norte-americanas foram enviadas ao Vietnã em 1960 por um pedido formal da França, país que ainda exercia domínio colonial da região.
	
	
	Durante a Guerra do Vietnã, os Estados Unidos interromperam as intervenções militares nas Américas.
	
Explicação:
A década de 1970 foi marcada pela crise em várias partes do mundo. Nos EUA especificamente, havia questionamentos quanto aos gastos militares e participação na Guerra do Vietnã, o que acirrou ainda mais as insatisfações, consolidadas por dois choques do petróleo e crise financeira em todo o mundo. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A experiência chinesa frente ao comunismo foi diferente da vivenciada pela URSS, o que gerou conflitos entre os dois países. Essas diferentes experiências podem ser explicadas:
	
	
	
	Por um distanciamento com os ideais do socialismo soviéticos de uma economia coletivista.
	
	
	Pela busca de fortalecimento através da aproximação com os mercados orientais.
	
	
	Pela formação de blocos econômicos transnacionais de liderança própria.
	
	
	Por uma política baseada na valorização da economia agrária.
	
	
	Por um extremo processo de isolamento econômico.
	
Explicação:
A revolução chinesa, apesar de socialista, tinha um interesse maior na ideia da coletivização de terras e produção, recusando-se a seguir os preceitos sivéticos e distanciar-se de sua própria realidade e dificuldades.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Identifique a alternativa que corresponde à proposta soviética para a China frente a possibilidade de um governo comunista no país.
	
	
	
	A URSS deu apoio à Revolução desde o início e continuou apoiando a China, embora não acreditasse que o Comunismo fosse durar muito tempo naquele país.
	
	
	A URSS negou apoio à China e não se comprometeu em apoiá-la no futuro.
	
	
	A URSS deu apoio total à China, pois tratava-se de um país estratégico, devido suas proporções territoriais e populacionais, para o sucesso do socialismo no mundo.
	
	
	A URSS não apoiou e nem reconheceu a Revolução Chinesa.
	
	
	A URSS não acreditava no sucesso da Revolução Chinesa, por isso defendia que o PCC deveriase unir ao KMT e promover mudanças lentas até chegar ao comunismo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Analise as afirmativas abaixo sobre a Revolução Chinesa e assinale a resposta CORRETA.
I - Em 1911, o s revolucionários liderados por Sun Yat-sen proclamaram a república na China. O mesmo líder fundou o partido Kuomintang (KMT) que tinha a proposta de transformar a China em um país moderno e industrializado;
II - Em 1921, a China funda seu Partido Comunista (PCC) que inicialmente seria parceiro do KMT contra o imperialismo. Pretendia transformar a China de camponês em um país industrializado;
III - Em 1927, Com a morte de Sun Yat-sem o KMT começa uma perseguição aos comunistas. O auge dessa perseguição foi quando Kai-Chek ordena o massacre de centenas de comunistas (Massacre de Xangai).
	
	
	
	Somente a alternativa I está correta;
	
	
	as alternativas II e III estão corretas;
	
	
	as alternativas I, II e III estão corretas;
	
	
	as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	as alternativas I e III estão corretas;

Outros materiais