Buscar

EXERCICIO EPIDEMIO IGOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à Epidemiologia – FACICA – Tipos de estudos epidemiológicos
Parte 1- Exercício Avaliativo Aula 19/05/2020
Aluno(a): IGOR DA SILVA
1) Com relação aos estudos utilizados em farmacoepidemiologia, assinale a opçãocorreta.
a) Experimentos clínicos aleatórios são usados para testar efeitos de fármacos e prover evidências em estudos de pesquisa clínica.
b) Como vantagem dos estudos de coorte em perspectiva podem-se citar seu custo reduzido e o curto período de tempo para sua realização.
c) Os estudos farmacoepidemiológicos experimentais podem ser classificados como analíticos e descritivos.
d) A farmacoepidemiologia, segundo Strom, é definida como "o estudo do uso e dos efeitos dos fármacos em um restrito número de pessoas".
2) Considere-se que para se verificar os efeitos da papaína na cicatrização de úlceras de decúbito, um grupo de 100 pacientes foi separado aleatoriamente, em duas metades, de modo a constituir dois grupos com características semelhantes. Considere-se também que os pacientes pertencentes a um grupo foram tratados com um preparado de papaína e os do outro grupo receberam um preparado de placebo e que, após um período, constatou-se que aqueles que receberam a papaína obtiveram melhores resultados. Nessa situação, é correto afirmar que foi realizado um estudo do tipo:
a) Analítico
b) Ensaio clínico randomizado
c) Observacional
d) Descritivo
3) Qual a diferença entre os estudos intervencionais e os observacionais?
A diferença é que ocorre uma intervenção nos estudos intervencionais, já nos observacionais não ocorre, nos estudos observacionais o investigador não intervem ele apenas mensura e também os estudos observacionais se subdividem em dois grupos descritivos e analíticos.
4) Em relação aos Estudos Randomizados, responda:
a) O que é Randomização?
É a disponibilização aleatória ou alocação dos indivíduos aos grupos de comparação a randomização geralmente é atualizada com base em uma tabela de números aleatórios.
b) O que é grupo exposto e grupo não exposto?
Grupo exposto é aquele que irá receber o medicamento, vacina que será testado ou algum tratamento como oncológico ou hipertenso isto é há um fator de proteção ou tratamento.
Grupo não exposto ou controle é aquele que recebe o placebo ou tratamento convencional, o indivíduo não irá saber o que está recebendo está sendo medicado neste sentido o intuito do estudo é mensurar a resposta fisiológica e não a psicológica.
5) Quais as vantagens do ECR (Ensaio Clínico Randomizado)?
 As vantagens são: Alta credibilidade como produtor de evidências científicas, os grupos (teste e controle) têm grande chance de serem comparáveis, em termos de variáveis de confundimento - desde que a amostra seja grande Não há dificuldade na formação do grupo-controle, o tratamento e os procedimentos são decididos a priori e uniformizados na sua aplicação, a qualidade dos dados sobre a intervenção e sobre os efeitos pode ser excelente, já que é possível proceder a sua coleta no momento em que os fatos ocorrem, a cronologia dos acontecimentos é determinada, sem equívocos; existe certeza de que o tratamento é aplicado antes de aparecerem os efeitos, a intervenção e a verificação dos resultados podem ser dissimuladas com o uso de placebos e técnicas de aferição do tipo duplo-cego, de modo a não influenciar examinados e examinadores, os resultados são expressos em coeficientes de incidência, a partir dos quais são computadas as demais medidas de risco, a interpretação dos resultados é simples, pois estão relativamente livres dos fatores de confundimento,muitos desfechos clínicos podem ser investigados simultaneamente.

Continue navegando