Buscar

Exercício epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Raianna C. de Azevedo Souza Cassimiro (1610013760)
Componente curricular: Atenção Primária em Saúde na Comunidade II (APSC II)
Resposta à questionário sobre o filme “Contágio”
A situação apresentada no filme como se chama? Por quê?
Trata-se de uma pandemia, ou seja, uma epidemia que atingiu grandes proporções geográficas. Porque a doença apresentada se espalhou da China para a América, e a partir daí por vários outros países e continentes rapidamente, e em questão de semanas mata mais ou menos 2,5 milhões de pessoas.
Qual o vírus envolvido na situação problema e quais os seus hospedeiros?
O MEV-1, um paramyxovírus que se baseia no vírus nepah existente na vida real, e que tem como hospedeiros o morcego, o porco e o homem.
Que ações de controle são utilizadas no filme?
Primeiramente, houve uma mobilização para isolar os que haviam tido contato com o vírus, bem como os doentes. Depois, à medida em que o vírus rapidamente se espalhava, puseram leitos em pátios para que pudessem assistir a população afetada, contendo os doentes naquelas áreas, e a população foi orientada a permanecer isolada e adotar práticas higiênicas (como lavar as mãos e usar álcool em gel, por exemplo)
Descreva que conflitos éticos são encontrados no filme.
Houveram diversos conflitos éticos, pois se tratava de uma doença nova, que se espalhava rapidamente pela população. O governo, preocupado com a reação da sociedade frente à grande ameaça que tinham de enfrentar, absteve-se de explicar com clareza todas as informações que tinham sobre o vírus para não gerar caos, o que se qualifica como um conflito ético, uma vez que as pessoas que estavam no poder sabiam do perigo que corriam e puderam se beneficiar de medidas de prevenção e das vacinas quando estas foram feitas, e o resto da população não. Somado à isso, podemos mencionar um outro tipo de conflito ético: um jornalista e blogueiro resolve tirar proveito da situação, divulgando em seu blog um medicamento homeopata que curava a doença, fingindo estar doente e curar-se com o uso deste, fazendo com que a população saqueasse farmácias e casas em busca de tal droga. Além disso, pode ser citado ainda como exemplo de conflito ético o fato de a microbiologista, ao ter o primeiro contato com a vacina recém-criada, testá-la diretamente nela mesma, pulando várias etapas do processo ético de pesquisa devido à corrida contra o tempo em que se encontrava para obter a cura. Houve, ainda, um estudioso na área que continua a estudar o vírus em um laboratório de biossegurança nível 3, não obedecendo as ordens da OMS de restringir o estudo do vírus à laboratórios de biossegurança nível 4.
Que indicadores epidemiológicos são trabalhados no filme?
Os coeficientes de mortalidade e morbidade e a incidência, além do R-0 (velocidade de reprodução do vírus), sendo todos estes observados na população sujeita à infecção.
Descreva o papel da epidemiologista durante o transcorrer da situação.
A epidemiologista foi até o local onde a primeira pessoa infectada dos Estados Unidos esteve antes de apresentar os sintomas e vir à óbito. Seu papel era descobrir a origem do vírus, para saber como começou a transmissão para as pessoas e, assim, poder estudá-lo e controlá-lo.
Durante o estudo epidemiológico da situação, o que foi importante monitorar, além de doentes e óbitos?
Os estudiosos envolvidos na busca pela vacina contra a doença monitoraram, além de os doentes e óbitos, o modo de contágio do vírus, ou seja, como este se espalhava de uma pessoa infectada para uma saudável. Dessa forma, buscavam refazer os passos do vírus para encontrar pessoas que possuíam uma possível contaminação, para evitar que elas contaminasse mais alguém. Analisaram, ainda, o tempo de incubação do vírus.
Foi realizada uma investigação retrospectiva, cite qual.
A investigação retrospectiva foi feita para descobrir o primeiro portador do vírus, o chamado “paciente zero”. Achando esta pessoa, os estudiosos poderiam descobrir de onde o vírus veio e quem foram as próximas pessoas infectadas por ele.
O médico adoeceu. O que poderia ter evitado essa situação?
Se o médico tivesse usado mais recursos próprios para proteção contra agentes infecciosos (como máscaras, luvas, roupas isolantes etc) e tivesse tratado as amostras como potencialmente perigosa, respeitando os níveis de biossegurança, ele teria mais chances de não contrair a doença.
Houve solução do problema? Qual a principal estratégia utilizada? Em que circunstancia o vírus pode voltar a ameaçar, mesmo aos vacinados?
Sim. Houve o desenvolvimento da vacina, além de ações prévias de controle, como práticas higiênicas, isolamento dos doentes etc. O vírus pode voltar a se tornar uma ameaça se este desenvolver algum tipo de mutação que os anticorpos adquiridos com a vacina não consigam combater.

Outros materiais