Buscar

Atividade de Pesquisa- Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente
Aluno (a): DARLAN BOCACIO VIEIRA
Data: 16/03/2021
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Qual a causa do fenômeno do golpe de aríete ? O Golpe de Aríete é um fenômeno hidráulico onde o fluído literalmente dá “marteladas” no interior da tubulação, se chocando contra tubos, válvulas e conexões. Geralmente, pelo efeito da obstrução do fluido com o fechamento de alguma válvula de forma abrupta, quando uma válvula é fechada de forma abrupta, geralmente válvulas de esfera, borboleta ou retenção, a energia de velocidade é transformada em pressão.
2) Cite os tipos de Tubulações para Água Quente e classifique suas vantagens e desvantagens na sua utilização: 
Cobre - Com uniões através da solda, trabalha com temperaturas superiores a 100˚C e utiliza poucas abraçadeiras, quando instalado de forma aparente. Tem diâmetros de 1/2” a 4”. Desvantagens: sofre a ação da corrosão, necessita de ferramenta para instalação, e exige o uso de isolamento térmico e juntas de dilatações para instalações em água quente.
PVC - Dispensa ferramentas para instalação e tem diâmetros de 1/2” a 4” . Desvantagens: baixa resistência a altas pressões e utiliza cola para união entre tubo e conexão.
PP-R – Com uniões através da termofusão, garante uma união contínua e absoluta potabilidade da água, pois não utiliza cola ou outros produtos para união entre tubo e conexão. É resistente a altas pressões, temperaturas e impactos; tem baixa condutividade térmica; não sofre corrosão; e não necessita de juntas de dilatação para instalações em água quente. Tem diâmetros de 1/2” a 4” . Desvantagens: comparado com o cobre utiliza mais abraçadeiras quando instalado de forma aparente e necessita de ferramenta para instalação.
PE-X - Com uniões através de conexões metálicas, é resistente a altas pressões e temperaturas. Apresenta baixa condutividade térmica e resistência ao impacto. Não sofre corrosão, não necessita de juntas de dilatação para instalações em água quente e a tubulação é flexível. Tem diâmetros de 1/2” a 1 1/4” (flexível).
Desvantagens: comparado com o cobre, utiliza mais abraçadeiras quando instalado de forma aparente. Alguns necessitam de ferramenta para instalação.
CPVC - Resistente a altas pressões e temperaturas, tem baixa condutividade térmica. Não sofre corrosão e não necessita de ferramentas para instalação. Tem diâmetros de 1/2” a 4”.
Desvantagens: as juntas de dilatações para instalações em água quente utilizam cola para união entre tubo e conexão.
3) Defina o que representam a pressão estática, a pressão dinâmica e a pressão de serviço, mostrando a importância de cada uma para o funcionamento adequado da instalação:
Pressão Estática: É a pressão que obtemos quando a água está em repouso, ou seja quando ela está parada. Por exemplo: Quando uma torneira está fechada, não há movimentação da água dentro da tubulação, a água está em repouso. Se o desnível entre a torneira e o nível da água do reservatório for de 5 metros, teremos então uma pressão estática de 5 m.c.a ou 0,5 Kgf/cm².
Pressão Dinâmica: Ao contrário da pressão estática, a pressão dinâmica é obtida quando a água está em movimento, ou seja, quando ela não está em repouso. Esta pressão pode ser medida através de um manômetro. A pressão dinâmica depende de alguns fatores da tubulação, tais como: Traçado da tubulação e diâmetros adotados. O valor de pressão dinâmica é, a pressão estática menos o valor das perdas de carga localizadas e distribuídas.
Pressão de Serviço: É a pressão máxima que podemos submeter um tubo ou qualquer outro dispositivo hidráulico. Segundo a NBR 5626 da ABNT, o fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobre-pressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 20 m.c.a acima da pressão estárica neste ponto. É o mesmo que dizer que a pressão de serviço nunca deverá ultrapassar à 60 m.c.a, já que o resultado da pressão estática máxima (40 m.c.a) somada à máxima sobre-pressão (20 m.c.a) é de 60 m.c.a. É de grande importância seguir estas recomendações para evitar possíveis transtornos, como: Rompimento de tubulações e/ou conexões, diminuição da vida útil de alguns dispositivos, etc.
4) Nos desenhos de instalações hidráulicas, por meio de representação isométrica, os tubos verticais são representados por traços verticais e os tubos horizontais são representados de que maneira?
Por traços inclinados, formando ângulo de 30° sobre a horizontal, para a direita ou para a esquerda.
5) Qual a capacidade do reservatório em M³ de água de um edifício de 15 pavimentos, com 4 apartamentos de 2 dormitórios por andar, possuindo 2 pessoas por dormitório com consumo de 200 litros diários por pessoa. É necessário o volume de 2 dias de consumo para o abastecimento total do reservatório.
Obs.: Não considerar reserva de incêndio.
96M³ de água.
6) Quais são e o que caracteriza cada um dos diferentes tipos de distribuição utilizados para as instalações prediais de água:
Constituem o sistema de uma instalação hidráulica as instalações de água fria, instalações de água quente, instalações de esgoto sanitário, instalações de água pluvial e combate a incêndio.
A rede de água fria abastecerá as pias, tanques, chuveiros, torneiras e outros pontos da residência.
A rede de água quente Existem duas formas para você ter água quente em casa: um jeito é você esquentar a água e armazenar em um reservatório para usar quando precisar. Mas aí você precisará um aquecedor de acomulação, que pode ser a gás, elétrico ou solar.
A outra forma é você esquentar a água só na hora em que você for usar. Com a torneira elétrica, chuveiro elétrico, ou com aquecedor de passage, que tanto pode ser a gás, elétrico ou luz solar.
Esgoto e sanitário é de suma importância em qualquer obra e é responsável por direcionar os resíduos provenientes da rede sanitária, pias e ralos até o sistema de esgoto da cidade. 
Instalações de água pluvial é o sistema que coleta as águas das chuvas e a direciona até à frente da residência. Outra possibilidade é usar a rede de águas pluviais para aproveitar as águas das chuvas.
O reservatório para combate a incêndio que armazena água atende a necessidade de cada projeto, independente do volume ou tamanho. O reservatório de combarte a incêndio será usado em caso de incêndio.
Atividade de Pesquisa: Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente

Outros materiais