Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
Engenharia Agronômica
Robson Cruz, Raniel Miranda, Fernando, Lucas Martins e Graham Bell
Relatório do Seminário do Grupo 4
Estreito-MA
2021
Superclasse Agnatha
	As agnathas são classificadas junto com os vertebrados, mas não possuem vertebras e sua boca é composta por uma estrutura circular sugadora, esse grupo tem como representantes as lampreias e as feiticeiras; seu corpo se assemelha com o corpo de serpentes, embora não tenha escamas ou esqueleto ósseo, a estrutura de seu esqueleto é constituída por cartilagem. Por existirem poucos pesquisadores interessados nesses animais, pouco se sabe sobre eles.
Classe Myxini
	A classe myxini faz parte da superclasse dos agnatos, animais vertebrados primitivos, desprovidos de mandíbula uma de suas características é ter o corpo cilíndrico alongado, esqueleto cartilaginoso pouco desenvolvido e notocorda presente na fase adulta. Os animais que fazem parte da classe myxini têm como principais representantes os peixes-bruxas ou peixes-feiticeiras. Apresentam pele lisa, desprovida de escamas, com uma ou duas nadadeiras, sendo uma no dorso e outra na cauda. Também chamados de peixes ciclostomados por apresentarem boca circular, os peixes-bruxas têm coloração rosa-acinzentada, podendo medir até 1 metro de comprimento. São exclusivamente marinhos e podem ser encontrados enrolados e semienterrados no fundo dos oceanos. Quando se sentem ameaçados, os peixes-bruxas liberam um muco produzido por glândulas em sua pele, que os deixam escorregadios e causam verdadeiros nós em seu próprio corpo, o que permite que escapem de predadores
 Os peixes-bruxas possuem de cinco a quinze pares de fendas branquiais, são animais monoicos, que apresentam fecundação cruzada, ovíparos e com desenvolvimento direto, ou seja, sem fase larval. No Japão e na Coreia esses animais são conhecidos como enguias-de-couro, e são muito apreciados na culinária local, sendo que sua pele é utilizada na confecção de bolsas, sapatos, carteiras, etc, o que tem contribuído para o desaparecimento desses animais nos oceanos. 
Classe Cephalaspidomorphi
As lampreias são representadas por 45 espécies, que habitam águas salgada e doce das regiões temperadas. As lampreias marinhas vão para os rios na época de reprodução, após o processo de reprodução, as larvas surgem e são levadas para o mar, lá elas vivem até o momento em que estão adultas e irão para as águas continentais no período de reprodução para dar início a um novo ciclo. Esses animais respiram por brânquias, possuem uma barbatana caudal e duas dorsais e podem atingir 1 metro de comprimento.

Mais conteúdos dessa disciplina