Buscar

Contabilidade Pública: Autarquias, Leis e Estrutura do Poder

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contabilidade Pública (CON36)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:670344) ( peso.:1,50)
	Prova:
	34610961
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na administração indireta, que é uma das formas de administrar o serviço público, as Autarquias são empresas que realizam estes serviços e precisam ter personalidade jurídica, sendo criadas pelo próprio poder público sempre com objetivo de realizar as atividades específicas, ou seja, sempre voltadas para uma atividade central e principal. Sobre exemplos de autarquias, analise as opções a seguir:
I- Prefeituras.
II- IBAMA.
III- Câmara de Vereadores.
IV- INSS.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção IV está correta.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	2.
	A contabilidade pública, assim como a contabilidade de empresas privadas, é regulamentada por leis, normas brasileiras e manuais que orientam quanto a sua forma de manter e realizar os registros contábeis e alimentam todas as demonstrações da esfera pública. Com base nas leis brasileiras aplicadas à Contabilidade Pública, analise as opções a seguir:
I-  Lei 4.320/64.
II- Lei 11.638/07.
III- Lei 6404/76.
IV- Lei 10833/03.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	3.
	Considerando o Serviço Público um ramo estudado pelo Direito Administrativo, tem, assim, uma gama de autores renomados que contribuem para a definição de Serviço Público. Logo, de maneira geral, entende-se que o Estado tem a necessidade de ofertar ou mesmo acompanhar a prestação do serviço público, sendo esta a finalidade do Estado sempre prezando em defesa da população. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Estado será o único beneficiado do Serviço Público, por este motivo está satisfazendo apenas necessidades essenciais.
	 b)
	Somente será considerado um serviço público uma atividade terceirizada ofertada pelo Estado.
	 c)
	Apenas as atividades coletivas vitais caracterizam-se como serviço público, sendo que podem somente ser realizadas pelo Estado.
	 d)
	O tipo de serviço público deve atender às necessidades essenciais e secundárias do coletivo ou a simples conveniência do Estado.
	4.
	Para cada um dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário atribuem-se funções, objetivando manter-se a estrutura organizada e respeitando-se espaços, direitos e atribuindo-se deveres. Acerca do Poder Executivo, que é exercido pelos chefes do Executivo com relação à União, Estados e Municípios, além do Distrito Federal, analise as afirmativas a seguir:
I- No Município, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da Câmara de Vereadores, com o auxílio dos vereadores.
II- No Estado, o Poder Executivo é exercido pelo Governador e Vice-Governador, com o auxílio dos Secretários Estaduais.
III- Na União, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, com o auxílio dos Ministros e Estado.
IV- No Distrito Federal, o Poder Executivo é exercido pelo Prefeito e Vice-Prefeito, com o auxílio dos vereadores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	Para cumprir com suas finalidades, o Estado além de estar estruturado em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, tem-se a necessidade de internamente organizar cada um destes Poderes para atender às demandas de atividades e cumprir com suas finalidades. Considerando a estruturação do Poder Legislativo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No Município, o Poder Legislativo é exercido pelo Procurador do Município.
	 b)
	No Distrito Federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Presidente da República.
	 c)
	Na União, o Poder Legislativo é exercido pela Câmara de Vereadores.
	 d)
	No Estado, o Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa.
	6.
	A contabilidade na iniciativa privada segue legislações e regras específicas que visam a acompanhar a evolução do patrimônio, buscando apurar o resultado do exercício de determinada empresa. No que diz respeito à contabilidade pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A contabilidade pública tem como principal objetivo apurar o lucro ou prejuízo de determinada ação ou atividade prevista no plano plurianual, visando a melhor eficiência da gestão.
(    ) É dever da contabilidade pública registrar os fatos contábeis que porventura vierem a gerar prejuízo para a administração pública, facultado o registro dos atos contábeis.
(    ) As normas contábeis voltadas à contabilidade do ente público tem como finalidade acompanhar o patrimônio das entidades do setor público, estabelecidas em normas e legislações próprias.
(    ) Os resultados apurados na contabilidade pública são o superávit ou déficit orçamentário, financeiro e patrimonial, fiscalizado pelo Tribunal de Contas e Poder Legislativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Os serviços de utilidade pública podem ser realizados por terceiros ou diretamente pela Administração, devidamente regulamentados e controlados. Sobre a forma como estes serviços podem ser realizados, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Através da delegação.
(    ) Através da função.
(    ) Através da concessão.
(    ) Através da permissão.
(    ) Através da autorização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	8.
	A Administração Federal, para a execução e administração das atividades relacionadas ao serviço público, passou a realizar os seus trabalhos de duas maneiras: direta ou indireta. Assim, necessita-se analisar o tipo de serviço e identificar a qual autarquia está submetido, para então classificar em direta ou indireta. Com relação à administração direta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Administração Direta pertence a todos os serviços públicos do Chefe do Poder do Executivo, como Presidente, Governador e Prefeitos.
(    ) Somente os serviços da Administração Direta são executados pelos Senadores e Deputados.
(    ) A Administração Pública municipal destina as atividades inerentes aos serviços públicos somente aos vereadores do município.
(    ) Somente os serviços da Administração Direta acontecem dentro do período contábil de janeiro a dezembro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	A competência executiva, prevista constitucionalmente, diz respeito às atividades inerentes do Poder Executivo na sociedade, nas esferas federal, estadual e municipal, aliado à execução de serviços. Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe aos municípios a responsabilidade na emissão do papel-moeda através do Banco Central, assim como a organização e a efetivação dos serviços postais.
II- Aos estados competem garantir a defesa nacional, regulamentar e fiscalizar as divisas cambiais e as operações de créditos de natureza financeira e não financeira.
III- Compete à União a exploração por autorização, concessão ou permissão dos serviços de telecomunicações, energia elétrica, radiofusão, entre outros.
IV- É atribuição concomitante da União, estados e municípios cumprir com as prerrogativas constitucionais e legais, e exercer políticas de combate à pobreza.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	Diferentemente dos Poderes Executivo e Legislativo, o Poder Judiciário não estrutura uma subdivisão entre União, Estado, Municípios e Distrito Federal, mas utiliza a hierarquização respeitando-se as competências determinadas pela Constituição. Logo, cada um dos Poderes estará determinando suas funções amparado pelas suas competências, por exemplo, no caso dos municípios mesmo não exercendo a função judiciária são amparados pelos órgãos Estaduais e Federais. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Procurador Geral do Município deve integrar o Poder Judiciário do Distrito Federal.
	 b)
	A Câmara Municipal de Vereadores é considerada um órgão do Poder Judiciário.
	 c)
	O Supremo Tribunal Federal é considerado um órgão do Poder Judiciário.
	 d)
	O Prefeito Municipal deve integrar o Poder Judiciário da União.

Continue navegando

Outros materiais