Buscar

LUCAS DOS SANTOS DUARTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Prova: AV3
Disciplina: Qualidade e Teste de Software Código: CCT0711
Prof.(a): Claudia Nasu
Data: 24/06/2021
	Nota da prova
	
	
	
	
NOME: ______________________________________________________ RA: _______________________
	Rubrica coord.:
	Questão 1 (1.0 ponto) – Considerando o padrão de métricas de software IEEE/ANSI, preencha as lacunas nas afirmações abaixo. 1) ________ é um lapso humano que resulta em um software incorreto. 2) ____________é uma condição acidental que provoca uma unidade do sistema a não operar da forma necessária. 3) _________é uma anomalia no produto. 4) __________ ocorre quando uma unidade funcional de um sistema relacionado a um software não mais consegue desempenhar as funções necessárias ou deixa de operar dentro dos limites especificados.
As lacunas estão correta e respectivamente preenchidas em
a) Falta - Erro - Defeito – Falha
b) Erro - Falta - Defeito – Falha
c) Erro - Defeito - Falta – Falha
d) Defeito - Falha - Falta – Erro
e) Falta - Falha - Erro - Defeito
R: B
Questão 2 (1.0 ponto) – A ISO 9126 lista o conjunto de características que devem ser verificadas em um software, para que seja considerado um software de qualidade. Dentre estas características, a que trata sobre a capacidade do produto de software ser modificado. As modificações podem incluir correções, melhorias ou adaptações do software devido a mudanças no ambiente e nos seus requisitos ou especificações funcionais, se refere a característica de:
a) Confiabilidade  
b) Portabilidade
c) Manutenibilidade 
d) Usabilidade 
e) Eficiência 
R:B
Questão 3 (1.0 ponto) – A ISO/IEC 9241-11 esclarece que determinados elementos requerem uma especificação de características de uso e o nível no qual o objetivo global pretendido e estabelecido. Podemos considerar que é uma função do limite do sistema de trabalho em consideração e que fornece o contexto de uso. As características relevantes do ambiente físico e social precisam ser descritas. Os aspectos que podem ser necessários, por exemplo, a rede de trabalho local, o local de trabalho, mobiliário, temperatura, umidade, práticas de trabalho, estrutura organizacional e atitudes.
De acordo com as características listadas no texto em destaque, identifique o elemento citado:
a) material 
b) usuário 
c) ambiente
d) tarefas
e) equipamentos
R:C
Questão 4 (1.0 ponto) – A norma ISO/IEC 14598-5 define o processo para avaliadores, fornecendo orientações para a implementação prática de avaliação de produtos de software .São atividades da norma ISO/IEC 14598-5:
a) Preparação e Atualização do Controle e Monitoração do fornecedor
b) Estabelecimento de requisitos da avaliação e Projeto da avaliação
c) Visão geral e Planejamento e gestão
d) Preparação de pedido de proposta e Aceitação e controle
e) Documentação de módulos e Iniciação
R: B
	Questão 5 (1.0 ponto) –  Uma das principais preocupações do gerente de projetos da empresa XPTO era promover a melhoria contínua nos processos de desenvolvimento de software, sendo assim, o ciclo PDCA foi implementado. Refere-se à última fase desse ciclo.
	
a) é realizada uma comparação entre os dados coletados na etapa de Execução e as metas definidas na etapa de Planejamento.
b) as tarefas que foram previstas na etapa de planejamento são executadas e coletam-se dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação do processo.
c) as metas da organização são estabelecidas e são desenvolvidos métodos para alcançar essas metas.
d) atuar no processo em função dos resultados obtidos.
e) são abordados a educação e o treinamento das equipes.
R:E
Questão 6 (1.0 ponto) – Apesar da necessidade da qualidade nos softwares, garantir isso nem sempre é uma tarefa fácil para as empresas desenvolvedoras. A Garantia de Qualidade de Software (SQA) é um padrão sistemático e planejado de ações que são exigidas para garantir a qualidade de software. São ações englobadas pela SQA:
I. Aplicação de Métodos Técnicos
II. Atividades de Teste de Software
III. Mecanismos de Medição
a) Apenas II
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e II
R:D
Questão 7 (2.0 pontos) – Os modelos de melhoria de processo de software ajudam a empresa a se organizar e estabelecer uma ordem de prioridades de tal forma que a qualidade possa efetivamente ser construída ao longo do processo e fazer parte, inerentemente, do produto gerado. Como exemplo de estratégia de melhoria de processo, podemos citar o modelo IDEAL. Descreva as cinco fases desse modelo.
R: 
1. Iniciação
Esta é a primeira etapa de qualquer projeto. Nela, o gerente de projetos deve buscar compreender quais são as primeiras informações que devem ser conhecidas, os dados importantes e as restrições de escopo, de tempo e de custo.
2. Planejamento
Já na fase de planejamento, as informações requerem um nível de detalhe maior. Chegar a esta etapa significa que o projeto foi aprovado e que a empresa acredita que os esforços vão gerar resultados.
3. Execução
Durante a fase de execução, o foco é o exercício do que foi planejado. Ou seja, é nesse momento que todos os processos definidos no planejamento são executados.
4. Monitoramento e controle
Durante todo o projeto, é importante que o gestor acompanhe os resultados. Avaliar continuamente a evolução de cada etapa permite que erros sejam rapidamente mitigados e que o time possa definir uma rotina de qualidade, com foco em resultados.
5. Finalização
Não é porque o projeto é concluído que as preocupações ou esforços terminam. Os modelos de projeto devem se concentrar em duas vertentes: no termo de aceite por parte do cliente e no registro das lições aprendidas.
Deve existir um documento que valide o encerramento do projeto e a entrega de todas as partes do escopo. Isso isenta a organização de responsabilidades futuras, salvo garantias, ou responsabilidades congêneres, por garantir que tudo o que estava acordado no começo do projeto foi cumprido.
Questão 8 (2.0 pontos) – A série de normas ISO/IEC 14598 descreve um processo para avaliação de produtos de software, sendo dividida em seis partes. Descreva-as.
Estabelecimento de requisitos de avaliação: para a fase de estabelecimento de requisitos de avaliação é necessário que tais requisitos sejam transformados em características de qualidade que estão de acordo com o modelo de qualidade da ISO/IEC 9126-1. Essa fase ressalta a importância dessas características por meio da declaração do uso esperado do produto e de riscos associados.
Especificação da Avaliação: Na fase de especificação da avaliação é necessário estabelecer métricas que se correlacionem com as características de qualidade do produto de software que foram descritas na fase anterior. Os exemplos de métricas externas e internas apresentados na ISO/IEC 9126-2 e na ISO/IEC 9126-3 podem ser aplicados nessa fase.
Projeto da Avaliação: A fase de projeto da avaliação consiste da documentação dos procedimentos que serão
utilizados pelo avaliador para executar a medição. Os recursos necessários como, por exemplo, pessoas e técnicas, bem como a sua alocação devem ser especificados para as diferentes atividades durante a fase de execução da avaliação.
Execução da Avaliação: Na fase de execução da avaliação, as métricas selecionadas são aplicadas ao produto dec software, obtendo-se os valores nos níveis de pontuação. Esses valores medidos são comparados com os critérios para julgamento determinados anteriormente.
Boa Prova!

Outros materiais