Buscar

Qual a importância de se estudar latim no século XXI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a importância de se estudar latim no século XXI?
O latim em sua forma coloquial é a base principal da língua portuguesa,  uma das línguas neolatinas. Apesar de usarmos palavras oriundas do francês,  inglês e outras línguas como o grego, idiomas indígenas,  africanos, a maioria das palavras que usamos tem o latim como origem.
Para sabermos corretamente a etimologia ( palavra de origem grega) , ou seja, a origem e evolução das palavras de língua portuguesa, é  necessário estudarmos o latim.
Se Roma nos legou a base do Direito, a difusão  do Cristianismo e outras partes da cultura, nada mais lógico do que estudar a língua romana para entendermos bem a nossa rica língua portuguesa. 
Para o estudante do curso de Letras, o estudo do latim e sua derivação  portuguesa são indispensáveis. Nós  precisamos ter um conhecimento  básico sobre a língua latina. O latim tem uma importância histórica, foi o veículo  de quase toda a nossa cultura tradicional. Está  presente em nosso dia a dia, em diversos produtos e na escrita. Ele continua vivo!
" Latim é  importante para disciplinar a mente e adquirir cultura humanística é  conhecer e valorizar nossa língua portuguesa " ( FURLAN,p.42,2006).
Com a introdução do latim vulgar nas comunicações dos povos, aconteceu a mistura das duas linguagens, resultando no português.
Mas o latim tem uma influência enorme na língua portuguesa. Prova disso são as várias raízes etimológicas românicas das palavras portuguesas.
O latim teve grande influência cultural e linguística na nossa civilização tendo em vista que a língua românica foi herdada do latim que posteriormente influenciou nossa língua portuguesa haja vista que são varias raízes etimológicas românicas das palavras portuguesas, que mesmo ao usarmos palavras oriundas de outras línguas tais como o francês, inglês, africanos e indígenas, estas são nossa base principal e que é de suma importância estuda-la para que possamos compreender suas origens. 
“Latim é  importante para disciplinar à mente e adquirir cultura humanística é  conhecer e valorizar nossa língua portuguesa” (FURLAN, p.42,2006).
      Costuma-se dizer que o Latim é uma língua morta, já que ninguém mais tem o Latim como língua materna. Contudo, mesmo hoje, a latinidade permanece muito importante. Não só geograficamente falando, pelo fato de grande parte da população mundial usar o alfabeto latino, mas por toda a influência cultural, linguística, demográfica e econômica herdadas da civilização romana.
       Sabemos que o Latim é uma língua antiga que se transformou no decorrer do tempo, dando origem a filhas, as chamadas línguas românicas, romanas e latinas.
       O estudo do Latim no século XXI é de grande importância, pois, as línguas vivas de hoje são as herdeiras das línguas antigas. Hoje o Latim é visto como uma porta de entrada para outras línguas ou para aprofundar a nossa própria língua materna, porém, no Brasil o ensino do Latim é considerado um estudo elitista, devido as disparidades sociais

Outros materiais