Buscar

Estudo de Caso A partir do texto A tomada de decisão em adultos jovens e adultos idosos: Um estudo comparativo,

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
A partir do texto “A tomada de decisão em adultos jovens e adultos idosos: Um estudo comparativo”, 
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v30n1/v30n1a12.pdf
Elabore um texto, com uma linha de pensamento coerente, em que explique como a tomada de decisão é afetada pelo avanço da idade, quais são as diferenças entre essas duas fases (adulta e idoso). O texto deve conter no máximo 30 linhas.
	
	De acordo com o resumo do referido artigo (Schneider Bakos, Daniela, y de Mattos Pimenta Parente, Maria Alice, y Bertagnolli, Ana Cristina, 2010):
O presente estudo comparou adultos jovens e adultos idosos em seu desempenho na IGT. A amostra foi constituída por de 72 indivíduos, distribuídos em dois grupos etários: 36 adultos jovens (M = 29,86, DP = 4,63) e 36 adultos idosos (M = 66,89, DP = 5,19). Não houve diferença entre os grupos quanto às escolhas de cartas (p= 0,60), considerando o escore com base no cálculo (mental). Observaram-se, contudo, diferenças significativas no processo de aprendizagem (p = 0,026). considerando o escore com base na frequência (punição), não foram observadas diferenças significativas nas escolhas das cartas (p = 0,48) bem como no processo de aprendizagem (p = 0,076). Os resultados corroboram estudos anteriores, que minimizam a influência da idade na IGT. Sugerese que a forma de analisar os escores pode estar influenciando o entendimento do comportamento de escolha, juntamente a aspectos referentes à constituição da amostra.
	Sabe-se que a fase adulta as tomadas de decisões podem sofrer grandes variações devido a uma série de fatores como convívio social e cultural que pode influenciar.
	De acordo com (Sallum 2018):
A tomada de decisão é talvez um dos construtos mais complexos da neuropsicologia e, de maneira simplificada, diz respeito ao processo de escolha de uma opção dentre várias outras. Em termos neuropsicológicos, podemos considerar que a tomada de decisão se refere a um processo cognitivo de escolha que envolve análises emocionais e racionais de nossas experiências passadas, considerando riscos e suas implicações para o presente e para o futuro (Bechara, Damasio, Tranel, & Damasio, 1997). Neste sentido, ao tomarmos uma decisão, analisamos distintos aspectos de cada escolha em relação aos possíveis resultados, sendo tais aspectos a valência dos resultados (ganho ou perda), sua magnitude (grande ou pequena), o tempo para ter o resultado esperado (postergado ou imediato) e a probabilidade de o resultado acontecer (alta ou baixa; Sonuga-Barke et al., 2016). O conhecimento sobre os processos que nos fazem tomar decisões é de extrema importância para compreendermos os mais variados aspectos do comportamento, desde comportamentos típicos e saudáveis àqueles comportamentos psicopatológicos.
Quando se fala em tomada de decisão não podemos colocar todos os avaliados numa “caixinha só” deve-se levar em conta toda a trajetória de vida de cada indivíduo, ou seja, avaliar sua saúde mental e emocional, bem como a saúde física, o ambiente que está inserido socialmente e culturalmente.
Logo então podemos concluir que as tomadas de decisões estão relacionadas a uma soma de fatores como fisiológico e genético, ambiental e cultural que vão explicar o porquê das incongruências no resultado da pesquisa
REFERÊNCIA
Sallum, Isabela. O que é Tomada de Decisão? 15 de Junho de 2018. https://www.pearsonclinical.com.br/blog/2018/neuropsicologia/o-que-e-tomada-de-decisao-2/ (acesso em 15 de Fevereiro de 2021).
Schneider Bakos, Daniela, y de Mattos Pimenta Parente, Maria Alice, y Bertagnolli, Ana Cristina,. "A tomada de decisão em adultos jovens e em adultos idosos: um estudo comparativo". Psicologia Ciência e Profissão 30, nº 1 (2010):162-173. 01 de Março de 2010. https://www.redalyc.org/pdf/2820/Resumenes/Resumo_282021781012_5.pdf (acesso em 16 de Fevereiro de 2021).

Continue navegando