Buscar

Aula 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 2 – Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
1) Segundo o antropólogo inglês Edward B. Taylor (1832-1917), trata-se de um conceito muito amplo, e é um conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade:
Cultura. Explicação: Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
2) Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?
Renascimento
3) TEXTO PARA REFLEXÃO - A origem da sociologia se confunde com a origem da própria sociedade moderna. A sociedade medieval, anterior à moderna, não tinha mobilidade e, por isso, os sujeitos nascidos em um determinado lugar social, viviam toda a sua vida nesse lugar. Na sociedade moderna, a ideia de igualdade e de prosperidade (melhoria das condições de vida e subsistência) ganharam relevância e se constituíram em ideais. No entanto, a melhoria de vida de uns (burguesia) não resultou diretamente na melhoria de vida para todos e a questão da desigualdade passou a ser a marca da sociedade moderna, dos estudos sociológicos e um grande ideal de superação. QUESTÃO - No que se refere à relação entre sociologia e educação, pode-se dizer que a sociologia nasce com a perspectiva de compreender essa nova sociedade e propor novas formas de organizá-la. Entre essas formas, destaca-se a educação, que:
tratará de instruir as pessoas para que saibam como viver em uma sociedade;
4) A Sociologia surge a partir da contribuição de um importante filósofo francês positivista. Segundo esse pensador, considerado o pai da Sociologia, "a Sociologia deveria se orientar no sentido de conhecer e estabelecer as leis imutáveis da vida social, abstendo-se de qualquer consideração crítica, eliminando também qualquer discussão sobre a realidade existente, deixando de abordar, por exemplo, a questão da igualdade, da justiça e da liberdade." (2001, p. 31):
Augusto Comte
5) Indique o nome do autor do termo SOCIOLOGIA que substituiu o termo Física Social:
Auguste Comte
6) Como característica do Positismo, entende-se que o conhecimento deve buscar:
A certeza, a precisão e a ordem. Explicação: No pensamento positivista existem três estados de evolução histórica do conhecimento: estado teológico, metafísico e positivo. O estado teológico seria o ponto de partida da inteligência adquirida pelos seres humanos.  O metafísico que seria uma transição entre o teológico e o positivo.
7) O novo interesse pela história e pelo desenvolvimento social foi despertado pela rapidez e profundidade da transformação social e pelo contraste das culturas, que as viagens dos descobrimentos revelaram à atenção do Homem... (Bottomore - Introdução à Sociologia, 1973). Dois fatos contribuíram de maneira substancial para o surgimento da Sociologia. 
A Revolução Industrial e a Revolução Francesa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais