Buscar

Atividade de Bioquímica - Metabolismo Glicóse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Bioquímica
1) Explique como a síntese ou a degradação de glicogênio é REGULADA.
R: São reguladas pelos hormônios glucagon e insulina. A insulina se encontra elevada no organismo durante estado alimentado, e o glucagon se eleva no contexto contrário, durante o jejum. A insulina estimula o transporte de glicose para certas células, tais como as dos músculos e tecido adiposo, e também altera a atividade de enzimas chave que regulam o metabolismo, estimulando o armazenamento de combustível. O glucagon faz o efeito contrário da insulina, estimulando a liberação dos combustíveis armazenados e a conversão de lactato, aminoácidos e glicerol em glicose.
2) Explique os mecanismos de regulação alostérica e dê exemplos de como isso acontece no metabolismo.
R: Os mecanismos de regulação alostéricas é um processo enzimático que a molécula reguladora, sendo um ativador ou inibidor, se liga a uma enzima no sitio alostérico, um sítio regulatório no qual se ligam compostos químicos chamados de moduladores alostéricos. No metabolismo podemos exemplificar esse mecanismo na Glicogênese, pois a piruvato-carboxilase, que catalisa a síntese de oxalacetato a partir do piruvato, requer acetil-CoA como ativador alostérico afetando profundamente a atividade enzimática, a qual pode ser aumentada ou diminuída.
3) Explique como o glucagon ativa a lipase.
Com baixa ingestão calórica ou glicemia baixa, ocorre liberação de Glucagon que vai estimular a degradação de triacilgliceróis, nesse caso principalmente no tecido adiposo. Quando a lipase é ativada a quantidade de ácidos graxos é aumentada para os sistemas de energia do metabolismo.
4) Explique o processo de fosforilação enfatizando os mecanismos regulatórios que ocorrem no organismo.
Um dos tipos de regulação enzimática se dá por meio de um processo chamado fosforilação, em que as enzimas sofrem regulação covalente. Nos mecanismos envolvendo a produção de glicóse, a principal via de produção de ATP é por meio de fosforilação. O ATP é gerado principalmente pelo metabolismo oxidativo de alimentos como carboidratos, lipídeos e proteínas. As moléculas de o acetil-CoA, o qual iniciará o ciclo do ácido cítrico levando ao aumento da produção de citrato, resultando na formação das coenzimas NADH e FADH2 podem ser considerados como sinalizadores de alta energia celular, já que os mesmos alimentam a principal via de produção de ATP, a fosforilação oxidativa.

Continue navegando