Buscar

Exercícios de Patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE PATOLOGIA GERAL
1) Considere que uma mulher de 50 anos apresenta, em um exame de imagem, uma massa irregular, vascularizada e invasiva na mama direita. Os exames de imagem e a biópsia evidenciaram o desenvolvimento de adenocarcinoma mamário com presença de células neoplásicas atípicas no linfonodo axilar direito. Com relação a esse diagnóstico, podemos determinar que se trata de:
A) Neoplasia benigna de mama, com estroma fibroso que encapsula as células atípicas.
B) Neoplasia maligna de mama com presença de metástase no linfonodo axilar direito. 
C) Neoplasia maligna de mama com infiltrado inflamatório no linfonodo axilar direito.
2) Na observação microscópica de um tecido com a presença de células neoplásicas, é possível observar alterações morfológicas que promovem irregularidades celulares e nucleares. O desenvolvimento de neoplasia (tumor) pode estar relacionado:
A) Com a progressão de uma necrose gerada por obstrução do fluxo sanguíneo.
B) Com atrofia, na qual há diminuição do aporte de oxigênio e nutrientes.
C) Com a redução da apoptose causada por mutações genéticas provocadas por agentes carcinogênicos.
3) As neoplasias benignas apresentam-se na microscopia óptica como células de morfologia típica, muito semelhantes às células normais do tecido. Assim, podemos considerar que uma neoplasia benigna, frequentemente, pode apresentar como característica:
A) Alta capacidade proliferativa e estroma vascularizado.
B) Baixa capacidade proliferativa com encapsulamento do parênquima.
C) Metástase.
4) Os agentes carcinogênicos são fatores ambientais que podem promover mutações no DNA, causando danos e instabilidade genômica. Observe as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
A) Agentes químicos como o tabaco podem causar lesão direta no DNA, levando ao desenvolvimento de células neoplásicas.
B) A radiação UV (ultravioleta) sempre causa melanoma, independentemente da frequência de exposição à luz solar ou do tipo de pele.
C) Não existem agentes biológicos capazes de induzir mutações no DNA que possam levar à formação de células neoplásicas.
5) A base molecular das neoplasias está relacionada com mutações em genes de reparo de DNA e controle do ciclo celular, promovendo instabilidade genômica que causa alterações morfofuncionais nas células neoplásicas. Assim, podemos considerar que as células neoplásicas apresentam como características:
A) Desregulação do ciclo celular e intensa proliferação.
B) Aumento da atividade apoptótica, reduzindo o número de células.
C) Ativação de genes de reparo do DNA, permitindo a identificação e a correção de mutações. 
6) Para a identificação das células neoplásicas malignas, é necessário fazer a visualização em microscopia óptica. Assim, quando são observadas células com intenso pleomorfismo celular e nuclear, pode-se afirmar que representam:
A) Células neoplásicas malignas apresentando morfologia atípica, com tamanhos e formatos variados de estrutura celular e nuclear.
B) Células neoplásicas malignas apresentando morfologia típica do tecido, muito semelhantes às células normais.
C) Células neoplásicas benignas apresentando morfologia típica do tecido, muito semelhante às células normais. 
7) As neoplasias malignas são causadas por agentes carcinogênicos que promovem mutações no DNA, representadas por alterações na morfologia celular. Após a observação da lâmina de neoplasia maligna renal, foi possível identificar dois achados relevantes, que são:
A) Presença de morfologia típica celular e hipercoloração nuclear.
B) Presença de morfologia típica e intenso pleomorfismo.
C) Presença de morfologia atípica celular e hipercoloração nuclear.
8) A lâmina de carcinoma esofágico apresenta células atípicas com morfologia variada, representando tamanhos e formatos diferentes de núcleos e estrutura celular. Essa descrição se refere:
A) Ao pleomorfismo.
B) À metástase.
C) À angiogênese.
9) No quadro de neoplasia maligna, é possível observar um infiltrado inflamatório associado à maior permeabilidade vascular. Esse fato favorece a ocorrência de metástase. Podemos caracterizar metástase como:
A) Formação de vasos sanguíneos tumorais estimulada por fatores de crescimento induzidos pelas próprias células neoplásicas.
B) Proliferação de células neoplásicas para tecidos diferentes do sítio primário.
C) Hipercoloração nuclear.
10) A presença de células atípicas em proliferação, com pleomorfismo e estroma vascularizado na observação de uma lâmina histopatológica de esófago, será representativa de:
A) Neoplasia benigna;
B) Hiperplasia;
C) Neoplasia maligna.
11) A morte celular pode ser estudada a partir da compreensão de dois mecanismos: a necrose e a apoptose. Quais dessas afirmações são verdadeiras?
I. Várias agressões físicas podem causar necrose: traumatismos, frio, calor, eletricidade, radiações que podem atuar direta ou indiretamente sobre as células.
II. Agentes químicos como o clorofórmio e o tetracloreto de carbono atuam na necrose, desorganizando os constituintes lipídicos das membranas celulares e lesando o retículo endoplasmático sem inibir as enzimas.
III. Agentes biológicos como vírus, rickettsias, bactérias, protozoários e metazoários podem produzir necrose pelas enzimas proteolíticas liberadas.
IV. A morte celular por mecanismos imunitários pode ser devida à lise, causada por anticorpos após fixação do complemento ou ao efeito citopático efetuado por linfócitos T através das linfotoxinas.
V. A necrose caseosa é mais frequentemente produzida pelo bacilo de Koch (tuberculose).
12) Quanto a degeneração hidrópica, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
A) Ela é também chamada por certos autores, de degeneração balonosa, degeneração vesicular ou degeneração vacuolar.
B) A degeneração hidrópica refere-se ao acúmulo de água em forma mais ou menos pura no citoplasma das células.
C) Ao microscópio óptico, nas preparações de rotina, é observado um vacúolo (espaço amarelo) no citoplasma, geralmente colocado ao lado ou ao redor do núcleo, e os bordos dos vacúolos geralmente possuem contornos bem definidos. 
D) Existem outras condições em que aparecem vacúolos claros no citoplasma da célula e precisam ser diferenciados da degeneração hidrópica, sendo que esse procedimento é realizado através de técnicas histológicas com corantes especiais.
E) A degeneração hidrópica é também, uma alteração do volume celular, devido à entrada excessiva de líquido no compartimento celular.
13) Foi realizada a necropsia de uma cabra Saanen de 4 anos de idade. Na necropsia foi observado dois fetos, pouca quantidade de gordura perirrenal e um fígado de coloração amarelada, aumentado de tamanho e bordos arredondados. Ao colocar o fragmento do fígado no formol, constatou-se que flutuava. Foi realizado o exame histopatológico do caso. Como é denominada a alteração? Essa alteração é reversível?
14) Qual é a alteração celular reversível, na qual um tipo celular adulto é substituído por outro tipo celular?

Continue navegando