Buscar

AV3 TERAPEUTICA MEDICAMENTOSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV3 DE TERAPEUTICA MEDICAMENTOSA
	Proposta da avaliação:
	Na Unidade 3, um dos tópicos abordados foi a organização do sistema nervoso. Durante os estudos sobre o tema foi possível entender que o sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP) e este último se subdivide em sistema nervoso somático (SNS) e sistema nervoso autônomo (SNA).
O SNA compreende as vias simpática e parassimpática que, segundo RANG et al., (2016, p. 366), “estabelecem um vínculo entre o sistema nervoso central e os órgãos periféricos. O SNA conduz todas as informações provenientes do sistema nervoso central para o restante do organismo, exceto para a inervação motora dos músculos esqueléticos”.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha o sistema simpático ou parassimpático e descreva quais são seus receptores, tipos e subtipos, quais são os neurotransmissores, suas ações dentro do SNC e dê um exemplo de ação que pode ser desencadeada por esses receptores.
	Proposta escolhida: SISTEMA PARASSIMPÁTICO
	''Descanso/digestão'': Isso porque quando as situações de emergência, perigo ou estresse acabam é o sitema parassimpático que normaliza o funcionamento dos órgãos internos. Esse sistema é mediado pela acetilcolina.
	
	O sistema parassimpático é composto pelo receptores colinérgicos: receptores nicotínicos e muscarínicos e seus subtipos M1,M2,M3,Nm, e Nn.
	No caso dos receptores colinérgicos, a acetilcolina é o neurotransmissor responsável por produzir os efeitos parassimpáticos.
	Os receptores Nm fazem a excitação do SNC e das fibras musculares(contração da musculatura); 
	Nn fazem a excitação do SNC,dos gânglios e adrenal(excitação dos neurônios pós ganglionares);
	 M1 e M3 fazem a excitação do SNC (liberação de acetilcolina e contração da musculatura lisa respectivamente);
	M2 faz a inibição do SNC (diminuição da frequência cardíaca).
	O sistema parassimpático controla por exemplo a cosntrição das pupilas,diminuição da frequência cardíaca como já citado acima,constrição dos brônquios, estimula a liberação da bile no figado, estimula a atividade do sistema digestivo, realaxamento do útero,aumenta a produção urinária.
Assim entendemos que após um episódio de estresse o sistema parassimpático busca a homeostase do corpo, pondo em equilíbrio tudo aquilo que foi alterado para auxiliar nesse momento de estresse.
	Aluna: Elisangela da Silva Rocha
Turma/Turno: Enfermagem/Catete/Noite
Matricula: 2020202385

Continue navegando