Buscar

Revolução Inglesa (ENEM) - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

- A Revolução Inglesa dura 50 anos e precedeu a revolução francesa, sendo a primeira revolução burguesa na Europa. Ela foi o "start" do questionamento ao absolutismo no continente. No séc XVI, quando se construiu o absolutismo inglês, existia a dinastia tudor (henrique 7 e 8 são os precursores do absolutismo). Elizabeth, a filha de henrique 8, consolida o "absolutismo de fato"; não era parecido como o francês que era de justificativa religiosa, nem de espanha e portugal baseado no catolicismo. No caso inglês, isso se devia ao fato das negociações que existiam com a nobreza e com setores econômicos na Inglaterra. 
- Quando Elizabeth morreu em 1603, não havia sucessores. Por isso, seu primo, rei da escócia (Stuart), assume o trono inglês tentando implantar o absolutismo do direito divino (justificando pela religião) vindo assim a dinastia stuart. Quando ascenderam ao poder, começaram a ter atritos com o parlamento. Um dos amparos jurídicos do parlamento era a carta magna de 1215, dizendo que o rei não poderia criar tarifa ou impostos sem consultar o parlamento. No entanto, os stuart faziam o contrário, dissolvendo e reabrindo o parlamento constantemente, sendo essa a origem da revolução inglesa do séc XVII. Dividida em 4 partes:
- Guerra Civil/Revolução Puritana (momento inicial): o rei carlos stuart resolve dissolver o parlamento pela 498498x. O líder do parlamento, Oliver Cromwell, vai se colocar contra o rei. As forças do rei (nobreza tradicional, anglicanos e setores da burguesia) chamados de cavaleiros que lutam pela defesa do interesse do rei. O exército do parlamento, os cabeças redondas, formava o "new model army", não precisando ser da nobreza para comandar o exército, sendo formado por (amplo setor da nobreza, calvinistas puritanos, nobrezas progressistas - gentry; levellers - niveladores (sufrágio universal) e os diggers - escavadores (rural - reforma agrária)). As forças do parlamento acabaram vencendo e em 1648, o rei carlos stuart foi capturado e degolado no ano seguinte.
- República de Cromwell (república inglesa): único momento republicano da Inglaterra ou protetorado de Cromwell (ditador inglês) é um período importante para o desenvolvimento do comércio, navegação e flexibilizações de impostos. Os levellers e diggers tiveram suas reivindicações ignoradas. Esse período também foi marcado pelos atos de navegação (1651), ele determinava que, para fazer comércio com a Inglaterra, precisaria ser com um navio inglês ou com navios que fossem do país que estivesse fazendo comércio com a Inglaterra. Criando assim um pequeno conflito entre Inglaterra e Holanda (com vitória inglesa), fazendo os ingleses terem a supremacia dos mares, se tornando a maior potência das navegações. Após a morte de Cromwell, Richard, seu filho e herdeiro, foi afastado do trono por não possuir habilidades políticas como o pai e fazendo uma negociação com o descendente dos stuart e restaurar a monarquia
- Restauração monárquica: Carlos II e Jaime II serão os reis desse período. Jaime II tentou fechar o parlamento e restabelecer o absolutismo na Inglaterra. Ele queria ser o que Luis XIV era na França. O parlamento que havia se levantado contra Carlos II, também se revolta contra Jaime II, levando o que ficou conhecida como revolução gloriosa, foi um movimento militar pacífico sem nenhuma baixa. 
- O parlamento negociou com Guilherme de Orange para que ele fosse o novo rei da Inglaterra que era casado com Maria Stuart. Na verdade, o parlamento convidou o genro do rei para dar um golpe em Jaime II. Guilherme era a pessoal ideal do parlamento, já que aceitaria ser rei mas não teria poderes de rei. Por isso, em 1689, assinou o Bill Of Rights, ela basicamente criou a monarquia parlamentarista inglesa. O rei reina, o parlamento governa. No séc XVII acontece a revolução inglesa e como reflexo dela surge a revolução industrial e que leva a revolução francesa.