A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Resumão escolas literárias

Pré-visualização | Página 1 de 1

RESUMÃO ESCOLAS LITERÁRIAS
Trovadorismo (1189 – 1418)
É o primeiro movimento literário da língua portuguesa, por meios quatro diferentes tipos de cantigas: Cantigas de amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
Humanismo (1418-1527)
É do Humanismo que nasce o Renascimento cultural, as prosas eram dirigidas a nobreza e as poesias eram feitas por fidalgos. Deus para de ser o centro do universo e o homem começa a ser o centro de tudo.
Quinhentismo (1500 – 1601)
Essa escola literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. Eram cartas, crônicas, sermões que foram produzidos nesse período.
Classicismo (1527 – 1580)
Camões é o grande nome desse período, existe uma valorização da cultura greco-romana e do racionalismo. As verdades universais passam a principal preocupação e os assuntos pessoais são deixados de lado.
Barroco (1601 – 1768)
Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa escola literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastante como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia)
Arcadismo (1768 – 1836)
A principal característica dessa escola é a exaltação da natureza. Resgata elementos da antiguidade clássica e busca sempre a conciliação entre homem e os elementos da natureza.
Romantismo (1836 – 1881)
Essa escola literária se caracteriza pelo tema do amor constante e do sofrimento e, também, a subjetividade e a liberdade formal. Muitos autores desse período eram jovens e morreram cedo.
Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)
O mundo romântico é substituído pelo desencanto e pela crença no material e no racional. O escritor vira apenas um observador da vida das personagens.
Parnasianismo (1882 – 1922)
Nessa escola a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada.
Simbolismo (1893 – 1922)
Reagindo aos avanços tecnológicos essa escola literária era espiritualizada e se concentrava no poder da sugestão.
Pré-Modernismo (1902-1922)
Nessa escola literária começa a surgir um olhar critico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer.
Após o pré-modernismo surge o modernismo e suas outras correntes, cada uma com a sua característica.