Buscar

PSICOLOGIA SOCIAL - Foucault

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia Social 
1ªQuestão:(1,0)
Ao estudar a Sociedade Disciplinar, Foucault constata que a sua singularidade reside na existência do Desvio diante a Norma. E assim, para "normalizar" o sujeito moderno, foram desenvolvidos mecanismos e dispositivos de vigilância, capazes de interiorizar a culpa e causar no indivíduo remorsos pelos seus atos. Dentre os dispositivos de vigilância do início do século, podemos destacar o panóptico, de Jeremy Bentham. Descreva o que é o panóptico e explique por que esse modo de exercício do poder se expressa numa forma de autovigilância constante?
Panóptipo era um edifício em forma de anel, no meio do qual havia um pátio com uma torre no centro, esse anel era dividido em celas, uma espécie de instituição e seu o objetivo era ensinar escolas (criança aprende a escrever), hospitais, prisões (corrigir), casas de correção , hospícios (cada louco lidando com sua loucura), fábricas (operário a trabalhar), etc. Essas celas davam tanto para o interior como para o exterior, tendo um vigilante que podia atravessar o olhar diante da cela através de venezianas, onde não havia ponto de sombra, tudo que o indivíduo fazia o vigilante observava de modo que pudesse ver tudo sem que ninguém pudesse vê-lo. 
Se expressa de uma forma autovigilância porque a observação do vigilante além de ser constante era em tempo integral sobre o indivíduo, ele tinha acesso total a cela sem o indivíduo saber que estava o tempo todo sendo observado. 
Foucault, também nos alerta para não vermos o panóptico somente como um edifício onírico. Ele é a atualização de um mecanismo de poder levado a sua forma ideal. Esse dispositivo panóptico possui um espaço onde o prisioneiro é vigiado de frente pelo vigia. Porém as paredes laterais impedem que o prisioneiro entre em contato com seus companheiros. Ele não vê, mas é visto. As divisões do anel, com as celas bem separadas, originam uma visibilidade lateral. Assim, tem-se a garantia da ordem. 
2ªQuestão:(2,0)
Disciplina, Regulação, Biopoder e Biopolítica são categorias propostas por Michel Foucault para o estudo das relações de poder. Explique cada um destes conceitos.
Disciplina: Foucault descreve os processos disciplinares em diferentes instituições onde o objetivo é disciplinar e controlar os corpos, sendo necessário compreender o mecanismo de poder entre os limites impostos pelo direito e regras delimitadoras pela verdade e efeitos produzidos e conduzidos ao poder, e é nesse sentido que ele aponta a relação triangular existente entre poder, direito e verdade.
Por exemplo: Para que disciplina? Para obedecer, trabalhar na fábrica. (Quanto mais se produz, mais o indivíduo recebe).
Regulação: Tem-se o conceito de vigiar e punir à transformação do regime político de soberania em um regime disciplinar relacionado ao investimento político dos corpos no domínio das práticas penais. 
Biopoder: Poder que todos nós estamos submetidos. Elemento agregador de disciplinas, conjunto dessas disciplinas (psiquiatria, direito etc.), passa disciplinas. Age individualmente. Surgiu primeiro na disciplina. O poder passa a gerar a vida, agir sobre a vida, o controle do corpo. É poder sobre a vida, mas tem que agir no corpo.
Por exemplo: Vara de pesca. Pesca um de cada vez.
Biopolítica: É a ampliação do biopoder. Se preocupa com o coletivo. Vai agir na massa. Age na população (Ex: SUS, Campanha de vacina), deixa de agir sobre o corpo e passa a agir com a população. 
Por exemplo: Rede de pesca. O alcance da pesca é maior. 
3ªQuestão:(1,0)
Michel Foucault concebe o poder como uma complexa rede de mecanismos e dispositivos cotidianos espalhados pela sociedade, constituindo práticas sociais, que condicionam os indivíduos gerando relações as quais ninguém escapa, produzindo Corpos Dóceis. Defina este conceito e explique por que ele é tão importante para a compreensão do capitalismo.
Corpo dócil, é um corpo obediente. O capitalismo precisou criar estratégias para o indivíduo trabalhar, ou seja, quer transformar um corpo dócil, em um corpo que aceite ordens. Desde cedo já criam a criança(corpo dócil) para o capitalismo (ex: O que você vai ser quando crescer?), já criam subjetividade nela, fazendo ela ir à escola (tecnologia de disciplina de corpos, prepara o sujeito para o trabalho), se acostumando com uma rotina de uniforme, horário de entrada, de saída, fazendo ela ter compromisso para então quando adulta possa trabalhar, pois o esquema é o mesmo em escolas, fábricas, hospitais, prisões, etc.
O capitalismo busca o corpo dócil, quanto mais submisso, mais útil. É uma forma de controle, poder, manutenção sobre a sociedade.

Continue navegando