Buscar

Processo do Conhecimento Penal final

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jonas Augusto Schubert (2472973)
	
	Disciplina:
	Processo do Conhecimento Penal (16790)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668833) ( peso.:3,00)
	Prova:
	34048175
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A apelação é um recurso residual que deverá ser utilizado nas hipóteses previstas em lei, desde que não caiba recurso em sentido estrito. Suas hipóteses vêm elencadas no artigo 593, do Código de Processo Penal. Sobre essa espécie de recurso, analise as sentenças a seguir:
I- Caberá apelação das sentenças definitivas de condenação ou absolvição proferidas por juiz singular.
II- Caberá apelação das decisões do Tribunal do Júri quando for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados.
III- Não caberá apelação das decisões do Tribunal do Júri quando houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança.
IV- Não caberá apelação das decisões do Tribunal do Júri quando decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10616608/artigo-593-do-decreto-lei-n-3689-de-03-de-outubro-de-1941. Acesso em: 23 jan. 2020.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentença I e II estão corretas.
	2.
	João e Pedro praticaram um roubo contra uma loja de materiais de construção situada na cidade de Salvador no início da madrugada, subtraindo todo o dinheiro arrecadado pelo estabelecimento naquele dia. A polícia foi acionada e o inquérito policial para apuração dos fatos foi instaurado pela autoridade policial. Devido à rapidez das informações foi possível a plena identificação dos meliantes e, após representação da autoridade policial, o Magistrado competente decretou a prisão preventiva de João e Pedro. Os mandados de prisão foram cumpridos três dias depois do crime. Sobre o lapso temporal em que o inquérito policial deverá terminar, analise as sentenças a seguir:
I- 30 dias, contados da data do crime.
II- 10 dias, contados da data do crime.
III- 10 dias, contados a partir do dia da execução da ordem de prisão preventiva.
IV- 30 dias, contados a partir do dia da execução da ordem de prisão preventiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	O início de um processo com o oferecimento da denúncia nas ações públicas se configura como componente inicial do procedimento criminal. A ação penal no direito brasileiro podem ser subdividida em: pública incondicionada, pública condicionada e pública subsidiária da pública, promovida pelo Ministério Público. Sobre o que determina o artigo 46 do CPP com relação à titularidade da ação penal pública incondicionada e o prazo para a propositura da ação oferecido da denúncia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se o réu estiver solto ou afiançado, é contado da data de 15 dias em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial e, estando o réu preso, será de 5 dias o prazo para oferecimento da denúncia.
(    ) Estando o réu preso, o prazo de denúncia do qual dispõe o Código de Processo Penal será de 7 dias. Se o réu estiver solto ou afiançado, é contado de 16 dias a partir da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial.
(    ) Se o réu estiver solto ou afiançado é contado da data de 5 dias em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial e, estando o réu preso, será de 10 dias o prazo para oferecimento da denúncia.
(    ) Estando o réu preso, o prazo de denúncia do qual dispõe o Código de Processo Penal será de 15 dias. Se o réu estiver solto ou afiançado, é contado de 5 dias a partir da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10675721/artigo-46-do-decreto-lei-n-3689-de-03-de-outubro-de-1941. Acesso em: 17 out. 2019.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	Em todas as ações judiciais, ao final, chega-se a uma sentença e, para a parte que perder, surge o direito de recorrer. Estes recursos, que podem ser interpostos contra sentença, ou contra outras decisões (chamadas de interlocutórias) são regidos por alguns princípios próprios e comuns a todos. Sobre esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O princípio da Fungibilidade é a possibilidade de um recurso errôneo ser aceito como se tivesse sido interposto o recurso correto.
(    ) O princípio da Fungibilidade é aplicado nas hipóteses em que existe dúvida sobre o cabimento de qual recurso era cabível, e que não haja má-fé ou erro grosseiro.
(    ) O princípio da Unirrecorribilidade diz que existe apenas um recurso cabível para cada decisão, sendo obrigação da parte conhecê-lo. Assim, não existindo hipóteses legais em que seja possível a propositura de mais de um recurso ao mesmo tempo.
(    ) O princípio da Variabilidade é a possibilidade da desistência do recurso interposto e a interposição de outro no lugar.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	Todo procedimento judicial instaura-se por um ato postulatório, normalmente de iniciativa das partes. Isto nem sempre, pois há procedimentos que nascem por provocação de terceiro (as intervenções de terceiro e os embargos de terceiro, por exemplo) e até mesmo em decorrência da atividade oficiosa (incidente de decretação de inconstitucionalidade em tribunal). Para que o recurso seja aceito, é preciso atender a alguns requisitos. O recurso descrito é atribuído a qual requisito?
	 a)
	Sucumbência total.
	 b)
	Tempestividade.
	 c)
	Cabimento.
	 d)
	Sucumbência parcial.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	6.
	No processo penal, o momento adequado para a especificação de provas pelo réu é a apresentação da resposta à acusação. Entretanto, isso não impede que, por ocasião de seu interrogatório, o réu indique outros meios de prova que deseja produzir. Acerca das provas e dos princípios do direito processual penal, qual princípio se relaciona à afirmação feita?
	 a)
	Disponibilidade.
	 b)
	Contraditório.
	 c)
	Ampla defesa.
	 d)
	Oportunidade.
	7.
	Em um processo crime, a prisão preventiva do acusado foi decretada com base na garantia da ordem pública. Posteriormente, verificando que o réu tinha residência fixa, emprego lícito e bons antecedentes, o juiz revogou a prisão decretada ante a sua desnecessidade. Ocorre que, no curso da instrução criminal, uma das testemunhas arroladas pela acusação noticiou ao juízo que estava recebendo ameaças do acusado para que não comparecesse em juízo no dia da audiência ou iria morrer. Diante da situação apresentada, analise as sentenças a seguir:
I- O juiz poderá decretar a prisão temporária do acusado até a realização da audiência de instrução.
II- Não poderá ser novamente decretada a prisão preventiva do acusado, porque a prisão já foi revogada uma vez no mesmo processo.
III- Somente poderá ser novamente decretada a prisão preventiva do acusado se houver uma das hipóteses de prisão em flagrante.
IV- Poderá ser decretada novamente a prisão preventiva do acusado com fundamento na conveniência da instrução criminal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença a IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Todo magistrado inicia a carreira depois de ser aprovadoem concurso de provas e títulos, sendo um colaborador da justiça, na principal tarefa de conduzir e decidir o processo e o julgamento da causa. O juiz para ser legítimo para a condução do processo tem de ser qualificado como um juiz natural. É o juiz natural que possui o dever de imparcialidade ao conduzir o processo, exercendo adequadamente os poderes e observando os seus deveres ao longo de todo o procedimento jurisdicional. As atribuições determinadas pelo Código de Organização de Divisão Jurídica preveem aos juízes atribuições impostas pela Constituição Federal. Diante dos diversos poderes exercidos ao juiz, sabe-se que ele tem o poder do uso de qualquer medida para a efetividade da decisão judicial e alterar a ordem de produção dos meios de provas a depender da particularidade de cada caso. Sobre os poderes atribuídos a um juiz que correspondem a esse atributo, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Poderes Jurisdicionais.
(    ) Vitaliciedade.
(    ) Poderes de Polícia.
(    ) Inamovibilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PIERRE, Michel Kevin. Os poderes do juiz no CPC. 2015. Disponível em: https://mpierre.jusbrasil.com.br/artigos/396128425/os-poderes-do-juiz-no-novo-cpc. Acesso em: 21 ago. 2019.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	Na peculiaridade de administrador da Justiça do Estado, o juiz tem o poder de julgar, sendo um colaborador da justiça, na principal tarefa de conduzir e decidir o processo e julgamento da causa. O juiz para ser legítimo na condução do processo, tem de ser qualificado como um juiz natural. É o juiz natural que possui o dever de imparcialidade ao conduzir o processo, exercendo adequadamente os poderes e observando os seus deveres ao longo de todo o procedimento jurisdicional. Sobre os atributos exercidos a um juiz, analise as sentenças a seguir:
I- Em um processo de decidir o litígio, o juiz é o protagonista processual e o interlocutor das provas.
II- A divisão dos poderes de um juiz correspondem somente aos poderes de inamovibilidade e de vitaliciedade.
III- Em referência com as prerrogativas constitucionais outorgadas aos juízes que estão divididas nos poderes de polícia e nos poderes jurisdicionais.
IV- Além de exercer a função de juiz, pode dedicar-se a atividades políticas e exercer a advocacia.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PIERRE, Michel Kevin. Os poderes do juiz no CPC. Disponível em: https://mpierre.jusbrasil.com.br/artigos/396128425/os-poderes-do-juiz-no-novo-cpc. Acesso em: 21 ago. 2019.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	Competência é o poder que os juízes têm de exercer a jurisdição ao caso concreto. No entanto, a competência jurisdicional dos juízes não é integral, encontrando alguns limites legais que devem ser respeitados. Sobre o elemento competência dentro do Processo Penal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    ) Na competência absoluta, se o processo for interposto no juízo incompetente deve ser remetido para o juízo correto sem que o processo incorra sob qualquer tipo de pena.
(    ) Na competência relativa, não é admitido prorrogação.
(    ) Na competência absoluta, podemos citar como exemplo as chamadas competência por matéria e competência de foro por prerrogativa de função.
(    ) Na competência relativa, se o processo for interposto perante juízo que não seja competente, pode haver a prorrogação da competência.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina