Buscar

A cura através da reza

Prévia do material em texto

A cura através da reza
Equipe:
Beatriz de Alcantara Sancho
Luciene Alves de Andrade
Luzineide de Oliveira Costa
Simone Alves
Sem dúvida, o misticismo popular vem desde o Brasil colonial, quando o povo se valia das crendices e fórmulas naturais em busca de melhorias na luta contra as enfermidades, diante da precária assistência à saúde. Assim, de acordo  com os costumes e levado pelo limitado conhecimento científico disponível na época, o homem une os recursos da natureza à própria fé, dando início a uma variada farmacopéia composta de meizinhas, garrafadas, infusões, chás, amuletos e oferendas aos santos para tratamento médico. A essas crendices se misturaram os traços culturais e religiosos das três raças que formaram a etnia brasileira, resultando em receitas, habilidades e saberes que se perpetuaram oralmente, passando de pai para filhos de geração a geração.
 
Ainda hoje, em qualquer parte do Brasil, principalmente no Nordeste rural, é possível encontrarmos pessoas dispostas a exercer seus conhecimentos dando assistência às aflições físicas, existenciais e espirituais. Essas pessoas carregam consigo uma áurea misteriosa que inspira respeito e confiança aos que as procuram. Dependendo da maneira como são usados esses saberes, numa mistura de dom, solidariedade e ofício, é possível identificar tipos e denominações diferentes em relação as suas características de atuação. 
Benzedor, Curador ou simplesmente Rezador é uma atividade, muitas vezes considerada curandeirismo, destinada a curar uma pessoa doente, aplicando sobre ela gestos, em geral acompanhados por alguma erva com pretensos poderes sobrenaturais, ao tempo em que se aplica uma prece. Constitui-se num importante elemento da cultura popular do Brasil, e tem suas origens no sincretismo religioso.
Com o tema exposto, entramos em contato com uma rezadeira conhecida na nossa região (dona Cícera Barbosa de Paiva) e fizemos as seguintes perguntas: 
O que você sente ao realizar esse trabalho como rezadeira?
Sinto o coração aberto com o divino espirito santo que faz um favor quando o povo me procura.
Fale um pouco sobre o que você faz e se é importante para você:
É importante porque estou disponível para rezar e me sinto feliz usando o velho testamento para ajudar as pessoas.
Como surgiu a ideia de rezar nas pessoas?
Foi através de um sonho, onde chegavam um homem e uma mulher me pedindo para rezar nas pessoas e, me dizendo que eu tinha esse dom. 
Como você se sente quando reza em alguém?
Me sinto feliz por poder ajudar as pessoas precisadas.
As pessoas valorizam o que você faz?
Valorizam e procuram bastante, me agradecem muito por dar atenção a elas.
O que você usa para rezar nas pessoas?
A única coisa que uso é a fé, creio em Deus pai e, nossa senhora do Rosário da Imaculada Conceição Aparecida.

Continue navegando