A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
22 pág.
slides apresentação

Pré-visualização | Página 1 de 1

A GLOBALIZAÇÃO NA SOCIEDADE ATUAL E SEU IMPACTO NO COTIDIANO DAS CIDADES
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III
COMPONENTES
CELIA FEITOSA LIMA
DAMIAO GOMES DE LIMA
MARILEIDE MESQUITA BARBOSA
TEREZINHA DIUNIZIA GUEDES DOS SANTOS
VALQUILENE LOPES DA SILVA
2
1.INTRODUÇÃO
A globalização é o ato ou efeito de globalizar. Esse processo consiste, historicamente, no aumento das relações entre os países a partir da diminuição de suas distâncias. Apesar dessas relações serem principalmente econômicas, elas podem ser também políticas, culturais e sociais.
Na prática, a globalização é vista como a integração entre diferentes locais do mundo, sendo um dos termos mais empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista. Bem como, é claro, a sua consolidação no mundo.
4
5
2.ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO
A origem da globalização remonta ao século XV, no período mercantilista. Diversas nações europeias lançaram-se ao mar, realizando longas viagens de navios, em busca de novas terras e riquezas.
Posteriormente, no século XVII caracterizou-se por um aumento ainda maior no fluxo de força de trabalho e mercadorias entre países e colônias. Isso principalmente com o surgimento das colônias de exploração na África e na Ásia. Inevitavelmente, trocas culturais também passaram a acontecer.
6
7
Durante a Revolução Industrial, a Globalização então se expandiu, com as mudanças ficando mais intensas após a 2ª Guerra Mundial, no final do século XX. isso porque o neoliberalismo ganhou força, o que acarretou em um processo de globalização econômica mais acelerado.
8
 2.1.CARACTERÍSTICAS DA GLOBALIZAÇÃO
9
As principais características da globalização são:
Maiores relações econômicas entre os países;
Aumento da produção e consumo de bens e serviços globais;
Informações disseminadas instantaneamente;
10
Surgimento de empresas multinacionais e transnacionais;
Surgimento de blocos econômicos;
Diminuição de barreiras comerciais.
 
11
3. PONTOS POSITIVOS 
DA GLOBALIZAÇÃO
12
A globalização possibilita que a população tenha mais opções de produtos no mercado para escolher, pois as vantagens desse processo estão relacionadas ao livre comércio. Além disso, quando a abertura comercial é maior, os preços tendem a ficar menores.
13
Outros pontos positivos da globalização são o combate à inflação, desenvolvimento tecnológico, investimento estrangeiro, maior acesso a produtos importados, melhoria no relacionamento entre países e também a possibilidade de trocas culturais.
14
 3.1.PONTOS NEGATIVOS 
DA GLOBALIZAÇÃO
15
Um dos principais pontos negativos da globalização é a concentração da riqueza. Isto é, a maior parte dos lucros transnacionais fica nos países desenvolvidos. Além disso, os países que ainda estão em desenvolvimento precisam competir com as indústrias dos países já desenvolvidos. 
16
Nas economias pequenas, as marcas multinacionais podem ocasionar a diminuição da diversidade cultural a desvalorização dos produtos nacionais. Outros pontos negativos são o aumento do desemprego, a exploração da mão de obra barata e a descaracterização de costumes culturais.
 
17
4.EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO
18
Uma das evidências mais fortes das consequências da globalização é a configuração do espaço internacional em redes de transporte, de comunicação, de trocas comerciais, de capitais especulativos e de cidades.
19
A expansão das empresas multinacionais também é outro elemento propiciado pelo avanço da globalização. Muitas dessas empresas abandonam seus países de origem ou simplesmente expandem suas atividades, buscando maior mercado consumidor e menor custo de mão de obra.
20
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS
21
Houve inúmeros efeitos da Globalização sobre as cidades, pois, à medida que ela se consolidava e se expandia no planeta, mais o papel das empresas e suas localizações se alteravam no contexto do espaço geográfico. É a partir da integração entre as diferentes cidades globais do mundo (e destas com as cidades menores) que a Globalização se estrutura nas diferentes áreas do planeta, muito embora esse processo não atue de forma igualitária em todas as partes.
REFERENCIAS:
DOWBOR, Ladislau. Da globalização ao poder local: a nova hierarquia dos espaços. São Paulo em Perspectiva, 9(3) 1995. Disponível em https://www.seade.gov.br/produtos/spp/v09n03/v09n03_01.pdf. Acesso em 14-04-21.
22

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.