Buscar

Avaliação Final - Formação e Desenvolvimento de Coleções 0707

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial( peso.:3,00)
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O descarte serve para conservar os materiais informacionais, a fim de que eles possam ser utilizados pela coletividade. Sobre os critérios de descarte, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Condições físicas.
II- Níveis de profundidade no tratamento do assunto.
III- Assunto.
(  ) Materiais deteriorados pelo uso deverão ser descartados ou substituídos.
(  ) Livros com informações sobre "como fazer" geralmente se desatualizam quando o equipamento ou software muda. No entanto, princípios básicos costumam permanecer.
(  ) Analisar se os assuntos dos materiais correspondem ao interesse e aos objetivos da instituição. Conforme ocorre a mudança de interesse de obras cujos assuntos não são mais interessantes, as obras podem ser descartadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - III - II.
	2.
	A política de desenvolvimento de coleções deve ser elaborada de forma didática, com a finalidade de promover a sua compreensão. Para isso, ela precisa abarcar alguns elementos. Sobre os elementos da política de desenvolvimento de coleções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Textual.
II- Pós-textual.
(    ) Participação e papel da biblioteca em programas cooperativos de GEI (nacionais e internacionais).
(    ) Estoque de informação (parâmetros/recomendações oficiais ou demandas verificadas).
(    ) Reposição de materiais (situações e formas previstas para reposição).
(    ) Modelo de correspondência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - I - II.
	 b)
	II - I - II - II.
	 c)
	I - II - I - II.
	 d)
	II - II - I - I.
	3.
	As mudanças sociais, tecnológicas e econômicas da nossa sociedade influenciam todos os profissionais de variados ramos de atuação, entre eles os bibliotecários. E como todo profissional, o bibliotecário adquire novas posturas e seu perfil é modificado, e de acordo com esse perfil, é necessário que o profissional entenda as novas demandas que estão surgindo e estejam aptos a exercer diversas funções como agentes transformadores do ambiente na sociedade. Além das mudanças de perfil, as atividades inerentes ao bibliotecário passaram por mudanças, entre elas o processo de formação e desenvolvimento de coleções. Sobre o processo de formação e desenvolvimento de coleções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Parte da verba para aquisição de materiais precisa ser reservada somente para livros.
(    ) A doação é a modalidade mais utilizada no Brasil para aquisição de materiais informacionais em bibliotecas brasileiras e a modalidade compra se encontra em último lugar na lista de atividades de aquisição.
(    ) É preciso ter atenção especial para itens clássicos, valiosos ou rasos quando se está realizando o processo de desbaste.
(    ) A avaliação permitirá ao bibliotecário verificar se as etapas anteriores do processo, do estudo de comunidade ao desbastamento, estão sendo realizadas de forma coerente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	O processo de aquisição de acervos é realizado em diversos tipos de bibliotecas, como biblioteca pública, especializada, escolar, universitária entre outros. As atividades de um setor de aquisição de bibliotecas podem ser diferentes entre si, como o caso da biblioteca especializada de Alberta no Canadá. Sobre o processo de avaliação da biblioteca de Alberta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A verificação e o empenho para aquisição possui a função de manter listas de fornecedores e editores.
(    ) A seleção possui como função conter a participação dos funcionários da instituição na seleção.
(    ) O processamento possui a função de registrar o material recebido e o preparar para empréstimo.
(    ) O processamento possui a função de descantar registros sobre a aquisição (pedidos e recebidos).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	As bibliotecas cumprem um papel fundamental no acesso ao conhecimento científico e a obras artísticas e literárias, bem como a outros materiais educacionais. Sem prejudicar a exploração comercial de uma obra, nem desmerecer o importante trabalho de um autor, considerando a finalidade pública intrínseca dessas instituições. Sobre os serviços básicos de uma biblioteca, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Preservação de conteúdos de valor econômico, apoio à pesquisa e à inovação, suporte a pessoas com deficiência.
	 b)
	Preservação de conteúdos de valor histórico, apoio à pesquisa e à inovação, suporte a pessoas com deficiência.
	 c)
	Preservação de conteúdos de valor econômico, rejeição à pesquisa e à inovação, suporte a pessoas com deficiência.
	 d)
	Preservação de conteúdos de valor histórico, apoio à pesquisa e desamparo a pessoas com deficiência.
	6.
	O Creative Commons foi fundado em 2001 como uma organização sem fins lucrativos baseada nos Estados Unidos, e vem passando por algumas transformações importantes nos últimos anos. Oferece licenças de direitos autorais gratuitas e fáceis de usar para criar uma maneira simples e padronizada de dar ao público a permissão de compartilhar e usar seu trabalho criativo. As licenças CC permitem você alterar facilmente os seus termos de direitos autorais do padrão de "todos os direitos reservados" para "alguns direitos reservados". Sobre as licenças do Creative Commons, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Atribuição (by).
II- Atribuição: compartilhamento pela mesma licença (by-sa).
III- Atribuição: não a obras derivadas (by-nd).
(    ) Possibilita que outras pessoas criem obras derivadas, compartilhem o conteúdo e distribuam livremente apenas citando o autor.
(    ) Permite a distribuição e o uso comercial, mas define que seja distribuída igualmente como foi achada, que o autor seja citado e que não sejam realizadas modificações.
(    ) Permite todos os usos anteriores, mas exige que se cite o autor e a obra criada a partir dela continua com a mesma licença.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - I - II.
	7.
	A formação e o desenvolvimento de coleções é um processo que contém etapas predefinida. O bibliotecário é o responsável pela atividade do desenvolvimento de coleções para planejar e sugerir um acervo de acordo com os objetivos e o público-alvo da instituição. Sobre a formação e o desenvolvimento de coleções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A formação e o desenvolvimento de coleções é um processo intelectual e tático.
(    ) O processo de desenvolvimento de coleção conta com cinco etapas: estudo de comunidade, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação.
(    ) O profissional da informação, junto à comissão de apoio, é responsável pelo desenvolvimento das coleções.
(    ) A tarefa de planejar e gerir um acervo está intrinsecamente relacionada às especificidades, aos objetivos e ao público-alvo de cada tipo de biblioteca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	A partir da década de 1990, os direitos decorrentes da criação passaram a ser encarados como "propriedade" absoluta. A Lei se tornou o principal instrumento de mudança, ampliando substancialmente o poder dos detentores de propriedade. Dessa forma, surgiram acordos internacionais quanto à proteção de direitos autorais e conexos. Sobre esses acordos,classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Convenção de Berna, para proteção de obras literárias e artísticas, foi criada em 1986.
(    ) A Convenção de Roma, para proteção de intérpretes e executantes, foi criada em 1961.
(    ) O Tratado de execuções, interpretações e fonogramas da WIPO foi criado em 1996.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	9.
	O acesso aberto é uma iniciativa em prol da ciência e do conhecimento científico. Compreender as principais iniciativas para promoção do acesso aberto dos periódicos é importante para a democratização do conhecimento e do acesso à informação científica. Sobre o acesso aberto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo principal é o favorecimento do leitor ao acesso dos conteúdos científicos sem custo e sem restrições de uso, além de proporcionar maior visibilidade à pesquisa científica.
(    ) O objetivo principal é o favorecimento do leitor ao acesso dos conteúdos científicos sem custo e sem restrições de uso, além de proporcionar maior luminosidade à pesquisa científica.
(    ) O debate sobre acesso aberto tem como foco principal a comunicação científica e é o coração da ciência, sendo tão vital quanto à própria investigação científica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
	10.
	A formação e o desenvolvimento de coleções é um processo que requer planejamento e conhecimento da unidade de informação, bem como do seu cenário interno e externo. Tal conjunto de atividades merece ser devidamente planejado e o bibliotecário é o principal orquestrador desse processo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o processo de formação e o desenvolvimento de coleções:
	 a)
	Para o processo de formação e o desenvolvimento de coleções existe a composição de uma comissão de apoio ao processo, a liderança dessa comissão é realizada por representantes do setor financeiro.
	 b)
	A formação e o desenvolvimento de coleções não é uma tarefa simples, porém não é necessário o acompanhamento de uma equipe ou comissão de apoio.
	 c)
	O bibliotecário deve estabelecer normas de seleção, aquisição, conservação e disseminação do material bibliográfico que compõe e/ou vai compor a coleção.
	 d)
	A comissão de apoio é liderada por um administrador e tem como objetivo apoiar o planejamento das atividades que envolvem a formação e o desenvolvimento da coleção e do acervo.
	11.
	(ENADE, 2006) Os estudos de usuários cobrem uma larga variedade de pesquisas, da análise das escolhas de livros em uma biblioteca universitária às reações aos resultados de buscas on-line e à análise aprofundada de necessidades latentes que resultam na busca da informação. No passado, o método dominante para estudos de usuários foi o quantitativo. Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os profissionais da informação se desapontaram com o método quantitativo.
PORQUE
II- Eles não encontraram nesse método elementos suficientes para a formulação de recomendações voltadas ao fornecimento de serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	12.
	(ENADE, 2006) Tendo em vista a seleção e a aquisição de materiais de informação, assinale a alternativa CORRETA acerca da análise de custos de documentos eletrônicos e a de documentos impressos:
	 a)
	Deve-se optar pelo documento eletrônico, uma vez que este não apresenta diferença expressiva de custo em relação ao documento impresso.
	 b)
	Nos documentos eletrônicos, as estratégias de preço dos diversos fornecedores variam mais que nos documentos impressos.
	 c)
	A comparação de preços de documentos eletrônicos é mais simples que a de documentos impressos.
	 d)
	Não existe diferença substancial quanto à análise de custos entre essas duas modalidades de documentos.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando