Buscar

Educação contemporânea e o paradigma educacional emergente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação contemporânea e o paradigma educacional emergente
1. 
“O ambiente da escola deve ser inovador, a fim de instigar o aluno a inovar, respeitando as individualidades. Parcerias com empresas podem auxiliar a tornar o ambiente equipado em termos de inovações tecnológicas, indispensáveis para o desenvolvimento de um aluno com perfil de investigador, ativo e produtivo, que elabora projetos e assume postura de sujeito no processo pedagógico” (BEHRENS; MADER, 2015).
A partir dessa citação, é correto afirmar que o paradigma educacional emergente:​​​​​​​
Você acertou!
B. 
salienta a importância dos estímulos ambientais e do protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.
Por que esta resposta é a correta?
O paradigma educacional emergente se apropria dos conceitos do interacionismo e das relações socioculturais, entendendo que o meio e seus estímulos contribuem diretamente para a aprendizagem. Dessa forma, o aluno, como protagonista, por meio de atividades individuais e coletivas, utiliza-se das inovações tecnológicas a seu favor, encarando desafios de forma ativa. Mesmo escolas públicas podem estabelecer parcerias com empresas e outras organizações privadas para ter suporte de tecnologia e propor inovação tecnológica aos estudantes.
2. 
O paradigma educacional contemporâneo se contrapõe aos modelos anteriores em alguns aspectos importantes, como o entendimento da finalidade da escola, do processo de ensino-aprendizagem e das metodologias avaliativas que devam ser aplicadas. Sobre a avaliação segundo os paradigmas inovadores da educação contemporânea, analise as afirmações a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) e falsas (F).
(  ) A avaliação deve concentrar-se em métodos quantitativos e classificatórios.
(  ) Avaliar de maneira individual e meritocrática resume o entendimento nesse paradigma.
(  ) Considera-se a avaliação processual uma ferramenta de apoio ao trabalho do professor.
(  ) O processo de avaliação deve oferecer atividades individuais e coletivas aos estudantes.
(  ) O professor deve avaliar de forma contínua, ao longo do processo, para poder intervir.
Você acertou!
A. 
F, F, V, V, V.
Por que esta resposta é a correta?
A avaliação segundo os modelos educacionais inovadores emergentes se contrapõe à visão classificatória e meritocrática tradicional, entendendo que deve ser feita de forma processual, contínua e formativa, mesclando elementos quantitativos e qualitativos bem como práticas individuais e coletivas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor pode detectar fragilidades e apoiar os alunos intervindo sempre que necessário.
Você acertou!
B. 
O pensamento sistêmico contribuiu para que as ideias do modelo cartesiano de ciência fossem contestadas, propondo um currículo escolar mais globalizado e interdisciplinar.
Por que esta resposta é a correta?
Pode-se agrupar o paradigma educacional emergente a partir de três grandes categorias: a abordagem sistêmica – que rompeu com os entendimentos propostos no método cartesiano, superando a fragmentação e propondo a globalização de conteúdos, o que contribui para o processo de ensino-aprendizagem e para a leitura de mundo dos estudantes;  a abordagem progressista – que trouxe o aluno para o protagonismo, o colocou como sujeito ativo desse processo, entendendo que deve formar-se também para a socialização, para a vida; e o ensino com a pesquisa – utilizada tanto para a formação de professores quanto com os estudantes, associada constantemente aos processos de ensino-aprendizagem, ampliando a forma de adquirir conhecimentos e a capacidade crítica dos estudantes frente a um universo de informações disponíveis.
4. 
Os paradigmas inovadores da educação contemporânea têm alguns conceitos que os fundamentam. Analise alguns desses conceitos descritos a seguir e relacione a primeira e a segunda coluna de forma a estabelecer a relação correta entre elas:
I. Interação
II. Construtivismo
III. Sociocultural
IV. Crítico
V. Híbrido
(  ) Procura mesclar atividades pedagógicas presenciais com momentos de estudo on-line.
(  ) Reconhece a importância das relações estabelecidas nos grupos culturais para a educação.
(  ) Preocupa-se em desenvolver nos alunos a capacidade de análise, reflexão e posicionamento.
(  ) Por meio de atividades vivenciais, os estudantes trocam entre si os conhecimentos existentes.
(  ) A escola auxilia os alunos nos processos de construção e desconstrução de seus saberes.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Você acertou!
E. 
V, III, IV, I, II.
Por que esta resposta é a correta?
Alguns dos conceitos fundantes dos paradigmas inovadores educacionais são: interação – assume-se a ideia de que as trocas entre os estudantes são essenciais no processo de ensino-aprendizagem; construtivismo – o aluno traz consigo saberes, que podem ser acrescidos, desconstruídos e reconstruídos ao longo de sua escolarização; sociocultural – os fatores culturais dos grupos sociais em que os estudantes participam também têm uma caráter pedagógico e devem ser considerados; crítico – a escola deve ensinar a pensar, estimulando a análise e reflexão sobre os conhecimentos adquiridos; híbrido – valer-se do uso de metodologias presenciais com atividades feitas com suporte tecnológico digital e momentos on-line tem sido amplamente abordado nesses novos modelos educacionais.
5. 
Carolina, licenciada em Pedagogia e especialista em Tecnologias Educacionais, é uma entusiasta dos paradigmas educacionais inovadores, valendo-se de suas características para planejar suas aulas. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que é condizente com uma ação possível de ser proposta por Carolina aos seus alunos:​​​​​​​
Você acertou!
C. 
Carolina procura alternar em suas aulas atividades individuais e coletivas com pesquisas que podem ser feitas via web na escola e em casa.
Por que esta resposta é a correta?
Carolina propõe atividades de pesquisa híbridas, alternando momentos de sala de aula, na biblioteca, no laboratório de informática e tarefas que os alunos possam pesquisar também em suas casas, valendo-se da Internet. O uso do quadro-negro para cópias excessivas, a valorização única da individualidade, a memorização em detrimento do aprender, a postura centralizadora e não dialógica e as avaliações tipicamente individuais e classificatórias são traços de paradigmas educacionais conservadores.

Continue navegando