Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Alessandro Dias (744655)
	
	Disciplina:
	Análise Orientada a Objetos II (ADS14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669712) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29457443
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. Não é definida como metodologia de desenvolvimento, pois não traz especificações de como os sistemas devem ser projetados. No entanto, é um importante artifício para visualizar o desenho e a comunicação entre objetos envoltos no desenvolvimento. Os objetivos da UML são: especificação, documentação, estruturação para subvisualização e maior visualização lógica do desenvolvimento completo de um sistema de informação. Uma das atividades mais importantes da etapa de desenvolvimento é a validação dos estados pelos quais um objeto deve passar. Compreender a ordem temporal e a sequência com que as transições de estados acontecem, permite uma validação mais eficiente e um domínio da solução mais abrangente ao desenvolvedor. Descreva um diagrama de máquina de estados, sugerindo situações de uso para ele.
	Resposta Esperada:
O diagrama de máquina de estados representa os estados que um objeto pode apresentar desde o momento de sua criação. Representa o ciclo de vida de uma classe, casos de uso, pacotes ou operações. Este diagrama relaciona eventos e estados.
Pode ser utilizado:
- sempre que as classes puderem ser representadas por estados;
- para analisar comportamento de objetos de uma classe;
- exibir ações decorrentes de eventos.
	2.
	Muitos problemas foram encontrados a partir da crise de software, ocorrida a partir da década de 1960, entre os quais: baixa produtividade dos desenvolvedores, falta de metodologia formal para o desenvolvimento, código-fonte de baixa qualidade, entre outros. Para resolver muitos destes problemas, surgiu o paradigma da orientação a objetos. Neste contexto, disserte sobre como o uso de modelos da orientação a objetos melhora o problema de baixa produtividade da equipe de desenvolvimento e o código-fonte de má qualidade.
	Resposta Esperada:
Os modelos da UML na orientação a objetos (diagramas) servem como documentação, permitindo que todos os envolvidos tenham conhecimento das funcionalidades do software. Nos modelos estão documentados os padrões utilizados no desenvolvimento, inclusive padrões de código-fonte, de como ele deve ser desenvolvido, e isso evita que seja gerado um código-fonte de má qualidade, exceto se o programador não seguir a documentação. Durante a manutenção do software, através dos modelos, facilita-se bastante para a alterações, diminuindo o tempo de trabalho de desenvolvimento e evitando, normalmente, que uma alteração afete outra funcionalidade, pois através dos modelos pode-se realizar uma rastreabilidade de onde será alterado. Mesmo no desenvolvimento de um novo software, os modelos servem como base para desenvolver o código-fonte, seguindo o padrão.
Parte inferior do formulário

Outros materiais